As avaliações são muito importantes nos processos de aprendizagem, ainda mais nos modelos EAD. Por isso, a plataforma Toolzz disponibiliza a ferramenta de criação, aplicação e correção de avaliações.

O sistema de provas do Toolzz utiliza o conceito de temas para agregar questões criadas pelos professores e então montar a avaliação.

Esse sistema facilita a montagem de provas, pois poupa o criador de selecionar questões individualmente. Além disso, aplicando a randomização de questões e alternativas, garante que nenhum aluno receberá uma prova idêntica a de seus pares.

Conceitos

  • Questões: é o elemento fundamental das avaliações. Podem ser no modelo múltiplas alternativas ou discursivas;

  • Temas: reúnem as questões como um pacote e são usados na montagem das avaliações. Podem ser combinados com outros temas para uma prova mais diversa;

  • Avaliação: ferramenta para criação de provas com um ou diversos temas. Obrigatória para cursos com certificação por desempenho;

  • Correção: as provas concluídas são enviadas para o módulo de correção em que as questões de múltipla escolha são corrigidas automaticamente, enquanto as dissertativas aguardam a correção manual do responsável.

Acesso

1º passo: na tela de login, informe seu e-mail, senha e clique em “Entrar”.

2º passo: clique no menu lateral localizado no canto superior esquerdo da tela.

3º passo: selecione a opção "Acadêmico" e depois clique em “Avaliações”.

4º passo: acesse a aba "Avaliações".

A página exibe as provas já criadas e disponibiliza o acesso para a criação de novas.

Criando uma Avaliação

Para facilitar a criação da prova, recomendamos que as questões e os temas sejam criados antes, porém é possível configurar uma avaliação e salvar para usar mais tarde.

5º passo: clique em "Adicionar" para criar uma avaliação.

6º passo: selecione a aba "Detalhes", preencha o formulário corretamente e depois clique em "Salvar".

  • Título: nomeie sua prova;

  • Total de questões: defina o total de questões que a prova terá;

  • Aleatorizar questões: ative esta opção para que as questões sejam sorteadas entre os temas, cada vez que uma instância for gerada;

  • Aleatorizar alternativas: ative esta opção para que as alternativas de questões múltipla escolha sejam embaralhadas cada vez que uma instância for gerada, diminuindo a possibilidade de “cola”;

  • Filtros: selecione os filtros para facilitar as buscas e o apontamento da especialidade;

  • Convênios: selecione as escolas que terão esta prova disponível para uso dos criadores.

7º passo: selecione a aba "Tempo", preencha o formulário corretamente e depois clique em "Salvar".

  • Duração: define o tempo que os alunos possuem para responder e entregar a prova completa. Se deixado em branco, o tempo de duração será infinito;

  • Início da avaliação: data e hora em que a prova é liberada para execução. Se deixado em branco, a prova estará disponível imediatamente;

  • Fim da avaliação: data e hora em que a prova é terminada e as entregas são interrompidas. Se deixado em branco, a prova estará disponível eternamente.

8º passo: adicione temas a essa avaliação.

Clique nos símbolos de positivo (+) dos cards de temas para adicioná-los à prova. Os temas adicionados serão usados para montar a prova para cada aluno que a executar.

Com as opções de aleatorizar as questões e alternativas ligadas, em conjunto com um banco de questões grande, é garantido que nenhum estudante terá a mesma versão de prova que seus colegas.

É possível adicionar vários temas a uma mesma prova, desde que a quantidade de questões disponíveis nesses temas, chegue no valor definido por você no 1º passo da criação.

Caso existam menos questões disponíveis do que você gostaria, o sistema avisa com uma mensagem no card da prova. A pendência referida na mensagem significa que faltaram questões para a montagem da avaliação.

Depois de selecionar os temas, basta salvar e a nova avaliação estará disponível aos criadores das Escolas selecionadas para compor seus cursos e componentes curriculares.

Encontrou sua resposta?