Sobre
Integrar o Toolzz Bots com o Toolzz AI permite potencializar a automação e a personalização das interações feitas pelos seus bots. Com essa integração, os bots podem utilizar inteligência artificial para compreender melhor as mensagens dos usuários, oferecer respostas mais precisas e realizar tarefas complexas de forma autônoma.
Integrado o Toolzz AI através de um template
Para facilitar ainda mais a integração entre o Toolzz Bots e o Toolzz AI, você pode utilizar um template pronto. Esses modelos são pré-configurados com os principais fluxos e funcionalidades já integrados, permitindo que você economize tempo e comece rapidamente.
1º passo: clique em "Criar um bot" e depois na opção "Comece a partir de um modelo".
2º passo: escolha o modelo "IA de Atendimento". Repare que na janela ao lado será mostrada uma pequena prévia do modelo de bot.
Clique no botão "Usar esse modelo".
A plataforma vai te redirecionar para a tela de edição do bot.
Por ser um modelo pronto, o fluxo do bot já estará construído, agora, basta você fazer os ajustes necessários (como inserir o ID do bot da sua IA) para conectar com sua IA do Toolzz AI e outras configurações que achar necessárias de acordo com o objetivo do seu fluxo.
💡Dica: encontre o ID do bot do Toolzz AI acessando: sua IA do Toolzz AI > aba Visual > aba Curl do código.
Criando um fluxo para integrar o Toolzz AI
Se preferir mais controle e personalização, você também pode construir o fluxo de integração entre o Toolzz Bots e o Toolzz AI do zero. Essa abordagem permite adaptar cada etapa às suas necessidades específicas, criando uma solução única e totalmente alinhada aos seus objetivos.
1º passo: na página inicial, clique em "Criar um bot" e depois escolha a opção "Comece do zero".
2º passo: adicione o bloco de texto da categoria "Inputs" para coletar a dúvida do usuário.
Configure uma variável para armazenar a reposta do usuário. Exemplo: pergunta1.
💡Dica
Se o seu bot estiver integrado ao WhatsApp, você pode aproveitar as variáveis "Phone number" e "Contact name" no início do bot para capturar automaticamente o número de WhatsApp e o nome do contato, sem exigir que o usuário forneça essas informações manualmente.
🚨 Atenção! Este recurso é exclusivo para o WhatsApp.
3º passo: adicione o bloco HTTP request, da categoria "Integrações", no grupo.
No campo “Paste url” insira a API do Toolzz AI: https://kratos.api.toolzz.com.br/api/v1/chat/send-message/
❗Informação importante: está é a API do Toolzz AI. Utilize sempre esta mesma API quando for integrar com o Toolzz AI.
4º passo: clique na chave da opção “Advanced configuration” para ativá-la e faça as configurações a seguir.
No campo “Method” selecione a opção “Post”;
Clique na seta para baixo referente a opção “Headers” e depois clique no botão "Add a value". Preencha os campos:
Em “Key” escreva “Content-Type”;
Em “Value” escreva “application/json”.
Clique na seta para baixo referente a opção “Body” para mostrar os campos ocultos.
Habilite a opção “custom body”.
No campo de código, inclua duas informações:
1.”message”: envie a pergunta do usuário que foi armazenada em uma variável (se tiver coletado outros dados, também deve inserir essas variáveis aqui) e dê uma breve instrução para direcionar a resposta da IA. Lembrando que o comportamento da IA é definido lá no Toolzz AI.
2.”bot id”: insira o ID do bot do Toolzz AI.
Exemplo:
{"message":"Pergunta do cliente é {{pergunta1}}. Não precisa dizer Olá, pois já estamos no meio de uma conversa. Seja direto e objetivo, responda de forma resumida.",
"botId":"0d8a7199-aa97-4292-9db1-38c240aa5e99"}
💡Dica: encontre o ID do bot do Toolzz AI acessando: sua IA do Toolzz AI > aba Visual > aba Curl do código.
Clique na seta para baixo referente a opção “Variables value for test” e depois clique no botão "Add an entry".
Em "Variable name" inclua a variável (pergunta do usuário) coletada no 2º passo deste artigo. No nosso exemplo: {{pergunta1}}
Em "Testar valor" insira um valor de teste para a variável. Exemplo: “Quem é vc?”.
5º passo: clique no botão "Test the request" para testar a requisição para a API do Toolzz AI. Um status do código da requisição será exibido.
❗Informações importantes
Quando o teste for bem-sucedido, o "statusCode" retornará 200, acompanhado da mensagem de resposta gerada pela IA e do "ConversationId" criado pela IA.
Se ocorrer algum erro na requisição, será exibida a mensagem "Error" no código. Exemplo:
6º passo: clique na seta para baixo referente a opção "Save in variables” e depois clique no botão "Add an entry".
No campo "Data" selecione a opção “data.message.conversationId”. Esse é o id da conversa gerada com a IA. Toda conversa iniciada gera um id da conversa.
No campo "Set variable" salve esse id em uma variável. Exemplo: {{conversationID}}
Clique em “Add an entry” novamente e configure:
No campo "Data" selecione a opção “data.message.content”. Essa é a resposta gerada pela IA.
No camop "Set variable" salve essa resposta gerada em uma variável. Exemplo: {{resposta1-IA}}
7º passo: adicione um bloco de texto da categoria "Bubble" ao grupo.
Clique no ícone com o desenho de uma pessoa e selecione a variável de resposta da IA que você configurou no passo anterior. No nosso exemplo é variável {{resposta1-IA}}.
Com isso, a resposta da IA será exibida para o usuário diretamente pelo bot.
💡Dica!
Após configurar a primeira pergunta enviada para a IA, é possível adicionar botões ao bot para direcionar o usuário por diferentes caminhos. No exemplo abaixo, utilizamos o botão “Falar com nossa IA” para continuar a interação com a IA e o botão “Falar com atendente” para encaminhar o usuário a um atendente humano no Toolzz Chat.
Acesse o artigo COMO USAR O AGENT BOT PARA INTEGRAR O TOOLZZ BOTS E TOOLZZ CHAT para saber mais sobre a integração.
Ao incluir a opção de permitir o usuário continuar conversando com a AI, é preciso construir mais um fluxo de pergunta. Para isso, siga os mesmos passos que ensinamos anteriormente, mas com algumas exceções de configurações diferentes:
É preciso criar uma nova variável para o segundo fluxo de pergunta e resposta. Ela deve ser incluída e configurada igual no primeiro fluxo de pergunta e resposta;
Inclua o conversationId que foi gerado na primeira pergunta do usuário.
Nesse segundo fluxo de conversa não é necessário salvar o converationId, já que ele é gerado na primeira pergunta e pode ser utilizado no body para indicar para a sua IA que a pergunta 2 esta dentro de uma mesma conversa e não é preciso gerar uma nova conversa.
Inclua no fluxo o bloco Pular, da categoria "Condicionais" e no campo "Selec a group" selecione o grupo que coleta a segunda pergunta. Com isso, a conversa entrará em um ciclo repetitivo e o usuário poderá fazer novas perguntas para a IA nessa mesma conversa.
Pronto! Agora você já sabe como integrar o Toolzz Bots com o Toolzz AI.