Sobre
Adicionar atividades em uma aula é essencial para promover o engajamento e avaliar o aprendizado dos alunos de forma interativa e eficiente. Você pode criar Quizzes ou adicionar avaliações para testar o conhecimento dos alunos, fixar os conteúdos da aula. Além de identificar possíveis dificuldades, permitindo um acompanhamento mais assertivo.
Como funciona
Os Quizzes são elaborados através de um formulário onde serão criadas a pergunta a ser respondida e as opções de resposta.
Já as avaliações são importadas da plataforma, por isso é preciso que elas já tenham sido criadas. Saiba como em COMO CRIAR UMA PROVA OU AVALIAÇÃO.
Lembrando que avaliações são obrigatórias em cursos com certificação por desempenho.
Passo a passo
1º passo: na tela de login, informe seu e-mail, senha e clique em “Entrar”.
2º passo: acesse o menu lateral clicando no ícone com três traços, localizado no canto superior esquerdo da tela.
Clique na opção "Meu conteúdo" e depois escolha o item "Cursos" ou "Conteúdos Exclusivos", dependendo em qual deles deseja adicionar atividades na aula.
🚨Atenção!
As configurações e ações que serão mostradas a seguir funcionam da mesma forma para cursos e conteúdos exclusivos.
Neste artigo mostraremos os formulários de adição de conteúdos de cursos como exemplo, mas os formulários são os mesmos na página de conteúdos exclusivos.
Se você ainda não criou um curso ou conteúdo exclusivo e nem aulas para eles, precisa fazer isso antes de adicionar atividades. Para isso, acesse os artigos:
3º passo: localize o curso ou conteúdo exclusivo que vai receber o conteúdo e clique no ícone "Editar", que tem o desenho de um quadro e um lápis.
❗Informação importante: se seu curso estiver despublicado, no campo "Filtrar por" escolha a opção "Rascunhos" para encontrá-lo. Esse filtro de conteúdos não precisa ser feito na página de conteúdos exclusivos.
4º passo: localize a aula que vai receber o conteúdo e clique nela.
Através da barra de ferramentas vertical é possível adicionar conteúdos, atividades e itens da biblioteca nesta aula. Clique na opção "Atividades" e serão mostradas todas as opções de atividades que podem ser adicionados a uma aula. Basta clicar em uma delas para adicionar.
🚨Atenção! Para adicionar conteúdos, o curso ou conteúdo exclusivo precisa estar despublicado. Se estiver publicado, clique em "Despublicar" e confirme selecionando "Sim, pode despublicar!".
Nos próximos passos vamos mostrar como adicionar cada tipo de atividade em uma aula.
Tipos de atividades
Quiz
Um quiz é uma atividade interativa em que os alunos respondem perguntas com o objetivo de testar seus conhecimentos. Ele é composto por uma pergunta de múltipla escolha que pode ter até três alternativas de respostas, sendo apenas uma delas a correta.
1º passo: clique na opção "Quiz".
2º passo: preencha o formulário que se abrirá.
Título: escreva o título que aparecerá para o usuário;
Configure os filtros. Selecione o grupo (obrigatório), subgrupo e especialidade (se houver);
Se desejar, escreva uma descrição.
🚨Atenção!
Toda a configuração da plataforma é baseada nos filtros. Você precisa vincular todos os conteúdos criados, a pelo menos, um grupo (e a subgrupos e especialidades se desejar).
Os grupos, subgrupos e especialidades servem para distribuição de conteúdos nas unidades e em seus respectivos catálogos e turmas. Os conteúdos serão vinculados, automaticamente, pela plataforma de acordo com os filtros. Ou seja, somente conteúdos configurados com esses mesmos filtros aparecerão nessas seções.
No campo "Sua pergunta" escreva a pergunta do quiz que os usuários devem responder;
Nos campos "Resposta" adicione em cada um deles uma opção de resposta para o quiz. Você deve inserir, no mínimo, uma opção de resposta e, no máximo três;
Para configurar a resposta correta, basta clicar no pequeno círculo ao lado da opção correspondente. Você pode escolher apenas uma opção de resposta correta.
A data de criação do conteúdo será gerada, automaticamente, pela plataforma;
Se quiser, coloque tags para fins de busca;
Caso queira, utilize fontes para disponibilizar os links ou informações de onde o conteúdo foi retirado;
Se desejar, dê os créditos aos autores que criaram o conteúdo.
3º passo: se quiser inserir um material de apoio neste conteúdo, clique na chave de ativação desta opção. Ela ficará colorida quando ativada.
Preencha o formulário da funcionalidade:
Dê um título para o seu material de apoio;
Escolha o tipo de material de apoio. Ao escolher "Arquivo" faça o upload de um arquivo do seu computador. Tenha atenção quanto ao tamanho máximo de 400Mb permitido. Ao escolher "Link externo", insira a URL do arquivo.
Se quiser adicionar mais de um material de apoio, clique no ícone de "+".
Você pode adicionar, no máximo, três materiais de apoio. Se quiser excluir um material de apoio clique no ícone de "x".❗Informação importante: você pode adicionar materiais de apoio de tipos diferentes (arquivo ou link) em um mesmo conteúdo.
4º passo: após finalizar todas as configurações, clique em "Salvar".
Avaliação
1º passo: clique na opção "Avaliação".
2º passo: cliquem em "Selecione" digite o nome ou palavra-chave do título da avaliação e aperte a tecla "Enter" do seu teclado para os itens serem mostrados.
Clique em uma ou mais provas que deseja adicionar.
Definindo número de tentativas para realização de provas
Esta configuração é útil para situações em que o aluno seja reprovado ou não consiga concluir a prova por algum motivo, permitindo que ele refaça a atividade.
Ao marcar a prova, repare que aparece um quadro com um número. Esse número representa a quantidade de tentativas que os alunos têm para realizar a prova, configurada durante a criação do curso (e aplicável a todas as provas adicionadas ao curso). Agora, é possível definir um número de tentativas diferente para cada prova.
3º passo: se quiser, clique no quadro e use as setas ou digite o novo número de tentativas.
4º passo: para finalizar, clique no botão "Salvar".
Avaliação classificatória
1º passo: clique na opção "Avaliação classificatória".
2º passo: se quiser, use o campo de busca ou o recurso de filtros para encontrar uma avaliação com mais facilidade.
3º passo: clique em uma ou mais provas que deseja adicionar. Depois, clique no botão "Salvar".
Editar, excluir ou reordenar atividades da aula
1º passo: para mudar a ordem das atividades da aula clique no ícone com o desenho de dois traços, localizado antes do nome, mantenha o mouse pressionado e arraste a atividade para a posição desejada.
2º passo: clique no ícone de três pontos referente à atividade para ter acesso a opções.
Média ponderada (apenas para avaliações): defina pesos diferentes tanto para provas quanto para as questões. Falaremos mais sobre essa opção logo abaixo;
Editar tentativas (apenas para avaliações): altere a quantidade de tentativas que os alunos têm para realizar a prova;
Editar conteúdo: tenha acesso ao mesmo formulário configurado na criação do conteúdo e edite os campos desejados;
Excluir conteúdo: apague o conteúdo da biblioteca.
Como configurar média ponderada
A média ponderada permite você escolher o valor que cada prova ou atividade entregável terá na nota final do curso ou conteúdo exclusivo. A soma dos valores (chamados de pesos) de todas as atividades vai definir a nota máxima do curso.
Exemplo de configuração:
Imagine um curso com 4 atividades que você definiu os seguintes pesos:Prova 1: peso 5
Prova 2: peso 3
Atividade 1: peso 2
Atividade 2: peso 10
Somando os pesos: 5 + 3 + 2 + 10 = 20. Esta será a nota máxima do curso.
Agora, imagine que João é um aluno deste curso:
Prova 1: tira nota 8 (peso 5)
Prova 2: nota 6 (peso 3)
Atividade 1: nota 9 (peso 2)
Atividade 2: nota 7 (peso 10)
Cálculo da nota dele: multiplicamos as notas pelos pesos e somamos tudo (8x5) + (6x3) + (9x2) + (7x10) = 148
Depois, dividimos a nota total (148) pelo total dos pesos (20): 148 ÷ 20 = 7,4. E assim temos a nota final do João.
🚨Atenção!
Se você mudar os pesos das atividades que já tenham sido concluídas pelos alunos, as notas deles serão recalculadas automaticamente. O ideal é ajustar os pesos de acordo com a relevância de cada atividade antes de publicar o curso.
A funcionalidade de média ponderada está vinculada à ativação da chave correspondente no formulário de criação de curso ou conteúdo e configuração da aleatorização das questões.
Se sua prova tiver a opção "Aleatorizar questões" ativada, será possível definir o valor da prova, mas o valor de cada questão não.
1º passo: no campo "Nota máxima" defina qual será a nota total da prova dentro do curso ou conteúdo exclusivo.
2º passo: defina o valor de cada questão.
Ao clicar no botão "Equilibrar" o sistema vai dividir, igualmente, o valor total da prova para cada questão.
Ou vou pode definir o valor de cada questão, com pesos diferentes, ajustando o valor no campo correspondente de cada uma.
💡Dica: na parte "Pontos distribuídos" você consegue ver qual é o valor total da prova e quantos pontos já foram distribuídos pelas questões. Quando a funcionalidade está configurada da maneira correta, os dois números mostrados devem ser iguais e ficarem na cor verde.
3º passo: para finalizar e ativar as configurações, clique no botão "Salvar".
Pronto! Agora você já sabe como adicionar e gerenciar atividades em uma aula.