Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesToolzz LXP/LMS - TutoriaisMeu Conteúdo 📘Aulas
COMO ADICIONAR E GERENCIAR ATIVIDADES EM UMA AULA?
COMO ADICIONAR E GERENCIAR ATIVIDADES EM UMA AULA?

ADMINISTRADOR / MEU CONTEÚDO / CURSOS / AULAS / ATIVIDADES

Atualizado há mais de 3 semanas

Sobre

Adicionar atividades em uma aula é essencial para promover o engajamento e avaliar o aprendizado dos alunos de forma interativa e eficiente. Você pode criar Quizzes ou adicionar avaliações para testar o conhecimento dos alunos, fixar os conteúdos da aula. Além de identificar possíveis dificuldades, permitindo um acompanhamento mais assertivo.

Como funciona

Os Quizzes são elaborados através de um formulário onde serão criadas a pergunta a ser respondida e as opções de resposta.

Já as avaliações são importadas da plataforma, por isso é preciso que elas já tenham sido criadas. Saiba como em COMO CRIAR UMA PROVA OU AVALIAÇÃO.

Lembrando que avaliações são obrigatórias em cursos com certificação por desempenho.

Passo a passo

1º passo: na tela de login, informe seu e-mail, senha e clique em “Entrar”.

2º passo: acesse o menu lateral clicando no ícone com três traços, localizado no canto superior esquerdo da tela.

Clique na opção "Meu conteúdo" e depois escolha o item "Cursos" ou "Conteúdos Exclusivos", dependendo em qual deles deseja adicionar atividades na aula.

🚨Atenção!

3º passo: localize o curso ou conteúdo exclusivo que vai receber o conteúdo e clique no ícone "Editar", que tem o desenho de um quadro e um lápis.

❗Informação importante: se seu curso estiver despublicado, no campo "Filtrar por" escolha a opção "Rascunhos" para encontrá-lo. Esse filtro de conteúdos não precisa ser feito na página de conteúdos exclusivos.

4º passo: localize a aula que vai receber o conteúdo e clique nela.

Através da barra de ferramentas vertical é possível adicionar conteúdos, atividades e itens da biblioteca nesta aula. Clique na opção "Atividades" e serão mostradas todas as opções de atividades que podem ser adicionados a uma aula. Basta clicar em uma delas para adicionar.

🚨Atenção! Para adicionar conteúdos, o curso ou conteúdo exclusivo precisa estar despublicado. Se estiver publicado, clique em "Despublicar" e confirme selecionando "Sim, pode despublicar!".


Nos próximos passos vamos mostrar como adicionar cada tipo de atividade em uma aula.


Tipos de atividades

Quiz

Um quiz é uma atividade interativa em que os alunos respondem perguntas com o objetivo de testar seus conhecimentos. Ele é composto por uma pergunta de múltipla escolha que pode ter até três alternativas de respostas, sendo apenas uma delas a correta.

1º passo: clique na opção "Quiz".

2º passo: preencha o formulário que se abrirá.

  • Título: escreva o título que aparecerá para o usuário;

  • Configure os filtros. Selecione o grupo (obrigatório), subgrupo e especialidade (se houver);

  • Se desejar, escreva uma descrição.

🚨Atenção!

Toda a configuração da plataforma é baseada nos filtros. Você precisa vincular todos os conteúdos criados, a pelo menos, um grupo (e a subgrupos e especialidades se desejar).

Os grupos, subgrupos e especialidades servem para distribuição de conteúdos nas unidades e em seus respectivos catálogos e turmas. Os conteúdos serão vinculados, automaticamente, pela plataforma de acordo com os filtros. Ou seja, somente conteúdos configurados com esses mesmos filtros aparecerão nessas seções.

  • No campo "Sua pergunta" escreva a pergunta do quiz que os usuários devem responder;

  • Nos campos "Resposta" adicione em cada um deles uma opção de resposta para o quiz. Você deve inserir, no mínimo, uma opção de resposta e, no máximo três;

  • Para configurar a resposta correta, basta clicar no pequeno círculo ao lado da opção correspondente. Você pode escolher apenas uma opção de resposta correta.

  • A data de criação do conteúdo será gerada, automaticamente, pela plataforma;

  • Se quiser, coloque tags para fins de busca;

  • Caso queira, utilize fontes para disponibilizar os links ou informações de onde o conteúdo foi retirado;

  • Se desejar, dê os créditos aos autores que criaram o conteúdo.

3º passo: se quiser inserir um material de apoio neste conteúdo, clique na chave de ativação desta opção. Ela ficará colorida quando ativada.

Preencha o formulário da funcionalidade:

  • Dê um título para o seu material de apoio;

  • Escolha o tipo de material de apoio. Ao escolher "Arquivo" faça o upload de um arquivo do seu computador. Tenha atenção quanto ao tamanho máximo de 400Mb permitido. Ao escolher "Link externo", insira a URL do arquivo.

  • Se quiser adicionar mais de um material de apoio, clique no ícone de "+".
    Você pode adicionar, no máximo, três materiais de apoio. Se quiser excluir um material de apoio clique no ícone de "x".

    Informação importante: você pode adicionar materiais de apoio de tipos diferentes (arquivo ou link) em um mesmo conteúdo.


4º passo: após finalizar todas as configurações, clique em "Salvar".

Avaliação

1º passo: clique na opção "Avaliação".

2º passo: encontre a avaliação que deseja adicionar à aula, se quiser, use o campo de pesquisa para facilitar sua busca. Marque a caixa de seleção de uma ou mais provas que deseja adicionar.


Definindo número de tentativas para realização de provas

Esta configuração é útil para situações em que o aluno seja reprovado ou não consiga concluir a prova por algum motivo, permitindo que ele refaça a atividade.

Ao marcar a prova, repare que aparece um quadro com um número. Esse número representa a quantidade de tentativas que os alunos têm para realizar a prova, configurada durante a criação do curso (e aplicável a todas as provas adicionadas ao curso). Agora, é possível definir um número de tentativas diferente para cada prova.

3º passo: se quiser, clique no quadro e use as setas ou digite o novo número de tentativas.

4º passo: para finalizar, clique no botão "Salvar".

Avaliação classificatória

1º passo: clique na opção "Avaliação classificatória".

2º passo: se quiser, use o campo de busca ou o recurso de filtros para encontrar uma avaliação com mais facilidade.

3º passo: clique em uma ou mais provas que deseja adicionar. Depois, clique no botão "Salvar".

Editar, excluir ou reordenar atividades da aula

1º passo: para mudar a ordem das atividades da aula clique no ícone com o desenho de dois traços, localizado antes do nome, mantenha o mouse pressionado e arraste a atividade para a posição desejada.

2º passo: clique no ícone de três pontos referente à atividade para ter acesso a opções.

  • Média ponderada (apenas para avaliações): defina pesos diferentes tanto para provas quanto para as questões.

    ​❗Informação importante: esta funcionalidade está vinculada à ativação da chave no formulário de criação de curso ou conteúdo e configuração da aleatorização das questões.

  • Editar conteúdo: tenha acesso ao mesmo formulário configurado na criação do conteúdo e edite os campos desejados;

  • Excluir conteúdo: apague o conteúdo da biblioteca.

Pronto! Agora você já sabe como adicionar e gerenciar atividades em uma aula.

Respondeu à sua pergunta?