Sobre
Criar e configurar um curso é essencial para proporcionar uma experiência de aprendizado organizada e eficiente. A plataforma oferece diversas ferramentas que permitem montar cursos com diferentes formatos de conteúdo, garantindo que os alunos possam acompanhar o progresso de forma clara e interativa.
Como funciona
É possível personalizar o curso de acordo com suas necessidades, desde a estrutura de módulos até a inclusão de recursos como certificação automática. Este artigo vai ensinar o passo a passo para criar um curso, configurá-lo adequadamente e aproveitar ao máximo as funcionalidades oferecidas pela plataforma.
Passo a passo
1º passo: na tela de login, informe seu e-mail, senha e clique em “Entrar”.
2º passo: acesse o menu lateral clicando no ícone com três traços, localizado no canto superior esquerdo da tela. Clique na opção "Meu conteúdo" e depois escolha o item "Cursos".
3° passo: na página de cursos, clique no botão "Adicionar".
4° passo: preencha o formulário de criação de curso.
Dê um título para o curso;
Insira uma imagem para ser a capa do curso. A imagem deve ser no tamanho 1920 x 900 px e estar no formato JPG, JPEG ou PNG;
💡Dica: se em algum momento você quiser trocar a capa do curso, basta inserir outra imagem nesta opção;
Escreva uma descrição para o curso. Você pode descrevê-lo com um breve resumo do conteúdo e usar os recursos do editor de texto, inserir links, imagens, formatar o texto, entre outras opções;
Definir como curso exclusivo para trilhas
Ative a chave da opção "Curso exclusivo" se quiser que este curso fique disponível apenas para as trilhas. Para desativar, basta clicar novamente na chave.
❗Informação importante: ao ativar esta opção, este curso não será exibido no catálogo, nem nos resultados de busca. Ele será exibido apenas em plano públicos, planos privado e trilhas.
Ativar média ponderada
Ativando a funcionalidade "Média ponderada" você poderá escolher o valor que cada prova ou atividade entregável terá na nota final do curso ou conteúdo exclusivo. A soma dos valores (chamados de pesos) de todas as atividades vai definir a nota máxima do curso.
Exemplo de configuração:
Imagine um curso com 4 atividades que você definiu os seguintes pesos:Prova 1: peso 5
Prova 2: peso 3
Atividade 1: peso 2
Atividade 2: peso 10
Somando os pesos: 5 + 3 + 2 + 10 = 20. Esta será a nota máxima do curso.
Agora, imagine que João é um aluno deste curso:
Prova 1: tira nota 8 (peso 5)
Prova 2: nota 6 (peso 3)
Atividade 1: nota 9 (peso 2)
Atividade 2: nota 7 (peso 10)
Cálculo da nota dele: multiplicamos as notas pelos pesos e somamos tudo (8x5) + (6x3) + (9x2) + (7x10) = 148
Depois, dividimos a nota total (148) pelo total dos pesos (20): 148 ÷ 20 = 7,4. E assim temos a nota final do João.
🚨Atenção!
Se você mudar os pesos das atividades que já tenham sido concluídas pelos alunos, as notas deles serão recalculadas automaticamente. O ideal é ajustar os pesos de acordo com a relevância de cada atividade antes de publicar o curso.
A funcionalidade de média ponderada está vinculada à ativação da chave no formulário de criação de curso ou conteúdo e configuração da aleatorização das questões.
Configurações de certificados
Em "Tipo certificação" escolha se os alunos desse curso receberão um certificado e de qual tipo ele será: aproveitamento ou de participação.
🚨Atenção! Ao escolher certificado de aproveitamento, é obrigatório adicionar uma prova ao curso.Se você escolheu uma das opções de certificação no item anterior, obrigatoriamente, precisa selecionar um item na opção "Certificado personalizado".
Em "% Aprovação" você define a nota de corte que o aluno deve atingir para conseguir receber um certificado de aproveitamento. Ou seja: se a prova do curso vale 100 e você definir a porcentagem de aprovação como 80%, se ele tirar 80 ou mais receberá um certificado de aproveitamento. Você pode configurar para que ele receba um certificado de participação caso tire uma nota menor que 80.
A opção "Certificado de participação" só ficará disponível se o tipo de certificação escolhida for "Aproveitamento". Selecione um certificado para que, se o aluno não conseguir atingir porcentagem de aprovação definida, ao invés de receber um certificado de aproveitamento, ele receba um certificado de participação.
❗Informação importante
Para itens de certificados aparecerem nestas opções, os certificados precisam já ter sido criados na plataforma. Saiba mais no artigo COMO CRIAR E GERENCIAR CERTIFICADOS PARA OS ALUNOS.
Definindo a carga horária do curso
No campo "Carga horária" informe o tempo de duração do curso, em número de horas. Essa informação constará no certificado e aparecerá na página inicial.
Definindo quantas vezes o aluno pode realizar uma mesma prova
Se quiser, no campo "Tentativas" você pode configurar quantas tentativas o aluno terá para realizar uma mesma prova. Esta configuração é útil para caso o aluno seja reprovado ou não consiga terminar de fazer a prova por algum motivo, ele pode refazer a atividade.
💡Dica: você pode alterar o número de tentativas quando desejar.
Definindo a data de lançamento e encerramento do curso
Em "Data lançamento" defina uma data de início de matrículas no curso. Digite uma data ou clique no ícone de calendário para escolher uma;
❗Informação importante: ao selecionar uma data futura, aparecerá a opção"Exibir curso no catálogo". Vamos falar dela na próxima seção deste artigo;
Em "Data de encerramento" defina uma data limite para o recebimento de novos cadastros neste curso. Digite a data ou clique no ícone de calendário para escolher;
❗Informação importante: caso a data selecionada anterior seja menor que a data atual, o curso ficará invisível no catálogo.
Como exibir cursos agendados no catálogo
Ao agendar o lançamento de um curso (escolher uma data futura em "Data de lançamento"), a opção "Exibir curso no catálogo" fica disponível. Ative esta opção, clicando na chave de ativação, para que este curso agendado seja exibido no catálogo. O aluno poderá ver o curso, mas só conseguirá acessá-lo após a data de lançamento.
Para desativar, basta clicar na chave novamente.
Configurações de checkout externo e valor do curso
Ative a opção "Checkout Externo?" para redirecionar o usuário para um meio de pagamento externo à plataforma para ele finalizar a compra;
Ao ativar a opção anterior, o campo "URL para Checkout Externo" aparecerá. Se o checkout interno não estiver configurado, será necessário inserir neste campo a URL para Checkout Externo onde a compra será finalizada;
Se este não for um curso gratuito, no campo "Valor" insira o valor, em reais, do curso.
Como definir vigência da matrícula
Se quiser, defina quantos dias o usuário terá para consumir os conteúdos do curso a partir da data que se matricular neste curso.
❗Informações importantes
Todos os usuários deste curso serão submetidos a esta regra, ou seja, terão o mesmo tempo de matrícula.
Está opção de configuração só fica disponível se a funcionalidade "Validade de Matrícula", na página de integrações, estiver ativada.
Como ativar premiação com medalha no curso
No campo "Premiar com Badges" você escolhe uma medalha para ser vinculada a este curso e ela será dada como prêmio para os alunos que concluírem este curso.
❗Informações importantes
Seu plano deve ter a funcionalidade "Gamificação" disponível. A medalha precisa já ter sido criada no "Sistema de Medalhas". Saiba mais sobre o assunto no artigo COMO CRIAR E GERENCIAR MEDALHAS.
Como ativar configuração do Toolzz Pages
Ative a opção "Editar página no Toolzz Pages?" para criar e personalizar uma página promocional do seu curso através do editor de páginas. Toolzz Page é uma página promocional do seu curso, que tem o objetivo de atrair mais clientes.
Clique na chave para ativar a opção. Se quiser desativar, basta clicar na chave novamente.
Para saber como configurar uma página no Toolzz Pages, acesse o artigo COMO CRIAR E CONFIGURAR UMA PÁGINA DE CURSO NO TOOLZZ PAGES.
Definindo tipo e grau de dificuldade do curso
Em "Tipo" defina se o curso será destinado aos professores/gestores ou um curso padrão e para alunos;
Em "Dificuldade" defina um grau de dificuldade para o curso. Este recurso ajuda o aluno no momento de escolher conteúdos. Escolha entre as opções "Básico", "Intermediário" ou "Avançado".
Configurando os filtros do curso
Configure os filtros. Selecione o grupo (obrigatório), subgrupo e especialidade (se houver);
🚨Atenção!
Toda a configuração da plataforma é baseada nos filtros. Você precisa vincular todos os conteúdos criados, a pelo menos, um grupo (e a subgrupos e especialidades se desejar).
Os grupos, subgrupos e especialidades servem para distribuição de conteúdos nas unidades e em seus respectivos catálogos e turmas. Os conteúdos serão vinculados, automaticamente, pela plataforma de acordo com os filtros. Ou seja, somente conteúdos configurados com esses mesmos filtros aparecerão nessas seções.
No campo "Escola" selecione uma ou mais escolas em que o curso será vinculado;
Definindo conteúdos recomendados
Na funcionalidade "Recomendados" é possível escolher outros cursos e conteúdos avulsos (como vídeo, áudio, texto e PDF) para serem recomendados aos alunos quando eles finalizarem este curso.
Clique no botão "Definir recomendações";
Em título, escreva a frase que será exibida na lista de conteúdos recomendados;
No campo de busca digite o título ou uma palavra relacionada ao nome de um conteúdo;
❗Informações importantes: os cursos e conteúdos precisam estar vinculados a mesma escola deste curso e publicados para aparecerem nessa lista. Os conteúdos avulsos precisam estar com a opção "Exibir no catálogo do aluno" ativada.
Clique na caixa de seleção dos itens que deseja adicionar como recomendados. É possível selecionar, no máximo, cinco conteúdos;
Clique no botão "Salvar" para finalizar esta etapa;
Se quiser excluir um dos conteúdos selecionados, basta clicar no "x" referente a ele.
Definindo o tipo de carregamento no player de conteúdo
Ao acessar um curso, o comportamento do player de conteúdo e o mecanismo de marcação de conclusão podem ser configurados de duas formas: por aula ou por conteúdo consumido. Isso significa que o progresso pode ser registrado conforme o usuário conclui uma aula inteira ou à medida que consome cada item individual de conteúdo.
No campo "Tipo de carregamento no player de conteúdo" escolha se os conteúdos serão carregados em sequências de aulas ou conteúdos.
Inserindo tags e código Embed HTML
Em "Tag" defina tags para o seu curso ser vinculado;
O campo "Embed HTML" serve para adicionar códigos em HTML, como widgets, vídeos ou outras pequenas aplicações, que serão exibidos na página de detalhes do curso. Se for um formulário de criação de curso, use "curso". Se for um formulário de componente, use "componente".
Se você utilizou Embed HTML, no campo "Embed HTML no Player de Conteúdo" pode optar por carregar o conteúdo na parte inferior do player de conteúdos ou não.
💡Dica: estes campos são de preenchimento opcional.
5º passo: se quiser salvar o curso como um rascunho e terminar as configurações em outro momento, clique em "Salvar como rascunho".
Se quiser terminar o processo de publicação do curso, clique em "Continuar" e a plataforma te redirecionará para a página de criação de aulas.
Agora, o próximo passo é criar ao menos uma aula. Somente assim seu curso ou conteúdo exclusivo ficará completo e poderá ser publicado. Siga o passo a passo completo no artigo COMO CRIAR UMA AULA PARA UM CURSO OU CONTEÚDO EXCLUSIVO.
Pronto! Agora você já sabe como criar e configurar um curso.