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COMO ATIVAR E INATIVAR USUÁRIOS?

ADMINISTRADOR / MEMBROS

Atualizado há mais de uma semana

Sobre

Aprenda como ativar e inativar usuários, uma funcionalidade essencial para gerenciar o acesso dos membros da sua equipe e usuários da plataforma. Essa função é fundamental para manter a segurança e organização, garantindo que apenas os usuários autorizados possam acessar a plataforma.

Como funciona

A ativação permite que os usuários tenham acesso às funcionalidades e recursos da plataforma, enquanto a inativação é útil para suspender temporariamente ou encerrar o acesso.

❗Informação importante

Não existe a opção "excluir" usuário, somente a opção "inativar". Quando um usuário é inativado, automaticamente, ele perde o acesso à plataforma.

É possível realizar a ativação e inativação de um único membro por vez ou realizar uma ação em massa, usando critérios de filtros, por exemplo.

Passo a passo

1º passo: na tela de login, informe seu e-mail, senha e clique em “Entrar”.

2º passo: acesse o menu lateral clicando no ícone com três traços, localizado no canto superior esquerdo da tela. Em seguida, no "Painel do administrador", clique em "Membros".

3º passo: use os campos de busca e filtros para encontrar o usuário que deseja mais facilmente.

Você pode filtrar por status, escolas, tipo de perfil (administrador, gestor, professor e aluno) e período de acesso.

4º passo: clique no checkbox do usuário que deseja ativar ou inativar. É possível realizar a ação para mais de um usuário de uma vez, para isso, basta selecionar o checkbox de todos eles.

Também é possível selecionar todos os membros da instituição. Para isso, clique no checkbox no topo da lista de usuários, ao lado dos ícones de gestão de membros.

5º passo: ao selecionar ao menos um checkbox, quatro ícones aparecerão no topo da lista de usuários.

Para inativar clique no ícone "Inativar", representado pelo desenho de uma pessoa e um "x".

Para ativar clique no ícone "Ativar", representado pelo desenho de uma pessoa e um check.

Tanto após a ação de ativar, quanto após a ação de inativar, aparecerá uma mensagem de confirmação em sua tela. Clique no botão com “Sim”.

Na página de membros, a coluna "status" vai mostrar se aquele usuário está "Ativo" ou "Inativo".

💡Dica

Você pode usar os filtros para ativar ou inativar usuários em massa. Você pode utilizar um único filtro ou combinar várias opções entre os filtros disponíveis.

Por exemplo: se quiser inativar todos os usuários de uma escola, basta selecionar a escola desejada no campo de filtro "Escola", depois clicar no checkbox que seleciona todos os usuários da lista e, por fim, no ícone de inativar.

Ou se quiser ativar todos os usuários do tipo alunos que estão em uma determinada escola, basta selecionar a escola desejada no filtro "Escolas" e "Aluno" no filtro "Tipo".

Após aplicar os filtros e a página carregar, marque a caixa de seleção para selecionar todos os usuários da lista e clique no ícone de "Ativar".

Isso vale para todos os tipos de filtro de pesquisa.

Pronto! Agora você já sabe como ativar e inativar usuários.

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