Sobre
A seção de destaques ajuda a engajar os visitantes, facilita a navegação, reforça a identidade visual da sua marca, além de promover conteúdos importantes.
Essa seção é projetada para chamar a atenção do visitante, fornecer uma visão rápida dos destaques do site e encorajar a interação e a exploração mais aprofundada do conteúdo.
Como funciona
A seção de destaques fica no topo do catálogo, logo abaixo da barra de navegação. Cada módulo é disposto sequencialmente, permitindo que os usuários naveguem por eles manual ou automaticamente através de transições suaves.
Você pode adicionar até cinco módulos e personalizar a seção de destaques tanto da sua instituição, quanto de cada escola ou unidade (dependendo do nome dado à funcionalidade no seu pacote de nomenclaturas).
Se módulos personalizados não forem adicionados à seção de destaques, os últimos cinco conteúdos criados (cursos, conteúdos exclusivos ou trilhas), serão exibidos de forma automática como módulos.
Passo a passo
1º passo: na tela de login, informe seu e-mail, senha e clique em “Entrar”.
2º passo: acesse o menu lateral clicando no ícone com três traços, localizado no canto superior esquerdo da tela. Clique na opção "Configurações" e depois escolha o item "Seções e destaques".
3º passo: acesse a aba "Catálogo" e escolha se você quer adicionar um módulo de banner na seção de destaques da "Instituição" ou de uma "Unidade".
Ao escolher a opção "Escola", na próxima página, em "Edição de catálogo" você deve escolher em qual escola/unidade deseja criar ou configurar a seção de destaque do catálogo.
🚨Atenção!
Se você se deparar com a mensagem "Não há catálogos configurados para Unidades" ou o nome da escolha que deseja não aparecer entre as opções, é porque as opções "Permitir à unidade customizar seções" e "Permitir à unidade criar destaques" não estão ativadas nas configurações da escola/unidade.
Saiba como ativá-las no artigo COMO PERMITIR CUSTOMIZAR SEÇÕES E CRIAR DESTAQUES NA UNIDADE.
❗Informação importante
A configuração da seção de destaque é a mesma para instituição ou unidades. Neste artigo vamos usar a instituição como exemplo.
4º passo: clique no box com a mensagem “Adicionar módulo existente ou criar destaque personalizado".
É possível escolher entre três tipos de banners para a seção de destaques. Para cada um deles as configurações do formulário são diferentes. Confira abaixo.
Destaque personalizado/banner
Crie um banner na seção destaques com imagens e links de redirecionamento personalizados.
5º passo: no formulário, no campo "Tipo" escolha "Destaque personalizado/banner" e depois dê um título para seu banner.
6º passo: a plataforma sugere as dimensões exatas que sua imagem precisa ter para ficar ajustada corretamente ao tamanho do banner. Caso ela não tenha essas dimensões, você pode utilizar o mecanismo "Escolha um ajuste" para que ela apareça do tamanho correto nos destaques ou seções.
Existem dois tipos de ajustes:
Preencher: o sistema dá um zoom na imagem até que ela preencha o espaço do banner determinado pela plataforma.
Visão do usuário:
Ajustar: o sistema duplica a imagem e a utiliza como plano de fundo, com um efeito desfocado, para ocupar o espaço do banner determinado pela plataforma.
Visão do usuário:
7º passo: escreva uma breve descrição para o seu banner. Não é um campo obrigatório.
8º passo: insira a "Imagem para dispositivo web". Ela será mostrada em dispositivos web (computado e notebook, por exemplo). São aceitas imagens no formato JPG, JPEG e PNG. O tamanho recomendado é 1920 x 782 pixels.
9º passo: faça três configurações importantes em relação ao redirecionamento do usuário.
Link URL: se desejar que o usuário seja direcionado para alguma página externa ao clicar no banner, coloque o link no campo URL.
Incluir link no botão: ao ativar essa funcionalidade, clicando no checkbox, um botão de redirecionamento para a URL será exibido no banner. Quando desativada, o usuário será redirecionado ao clicar no próprio banner.
Texto do botão: ao ativar a opção anterior, o campo de personalização do texto do botão ficará disponível. Defina o que aparecerá escrito no botão de redirecionamento, como, por exemplo, "COMPRAR", "ACESSAR" ou "INICIAR CURSO".
10º passo: insira a "Imagem para dispositivos móveis".
Usar imagens com dimensões ajustadas para os dispositivos móveis no catálogo é uma estratégia fundamental para melhorar a experiência do usuário. A imagem para dispositivos móveis tem uma dimensão diferente para se adapta melhor a telas de tablets e smartphones.
São aceitas imagens no formato JPG, JPEG e PNG. O tamanho recomendado é 414 x 600 pixels.
11º passo: faça três configurações importantes em relação ao redirecionamento do usuário.
Link URL: se desejar que o usuário seja direcionado para alguma página externa ao clicar no banner, coloque o link no campo URL.
Incluir link no botão: ao ativar essa funcionalidade, clicando no checkbox, um botão de redirecionamento para a URL será exibido no banner. Quando desativada, o usuário será redirecionado ao clicar no próprio banner.
Texto do botão: ao ativar a opção anterior, o campo de personalização do texto do botão ficará disponível. Defina o que aparecerá escrito no botão de redirecionamento, como, por exemplo, "COMPRAR", "ACESSAR" ou "INICIAR CURSO".
Curso/conteúdo exclusivo
Crie um banner na seção destaques com cursos ou conteúdos exclusivos da sua plataforma.
12º passo: no formulário, no campo "Tipo" escolha "Curso/conteúdo exclusivo".
Depois, use o campo de busca para encontrar o curso/conteúdo exclusivo que deseja adicionar. Digite o nome do curso/conteúdo e clique no ícone de lupa. Em seguida, clique no checkbox correspondente para selecioná-lo. Repita o processo para selecionar mais itens.
❗Informações importantes
O curso ou conteúdo exclusivo já deve estar criado e publicado na sua plataforma para aparecer nesta lista;
A imagem que aparecerá no módulo da seção de destaque é a imagem usada como capa na criação do curso ou conteúdo exclusivo.
Trilha
Crie um banner na seção destaques com uma trilha da sua plataforma.
13º passo: no formulário, no campo "Tipo" escolha "Trilha".
Depois, use o campo de busca para encontrar trilha que deseja adicionar. Digite o nome da trilha e clique no ícone de lupa. Em seguida, clique no checkbox correspondente para selecioná-la. Repita o processo para selecionar mais itens.
❗Informações importantes
É importante ressaltar que a trilha já deve estar criado e publicado na sua plataforma para aparecer nesta lista;
A imagem que aparecerá no módulo da seção de destaque é a imagem usada como capa na criação da trilha.
14ª passo: após criar qualquer um dos três tipos de banners você sempre deve clicar no botão "Salvar" do formulário.
💡Dica
Repita os mesmos procedimentos, caso queira adicionar mais módulos de banners à seção de destaques.
Lembrando que você pode adicionar até cinco módulos. Caso já tenha atingido esse limite, precisa apagar um item para conseguir adicionar outro.
15º passo: caso queira editar um módulo, clique no ícone de edição, representado por um quadro e um lápis. Se quiser excluir um módulo, clique no ícone com o desenho de uma lixeira.
16º passo: é possível ocultar a seção de destaque do catálogo. Para isso, basta clicar no ícone representado pela imagem de um olho.
Repare que o olho, que era verde, agora ficou vermelho e riscado. Isso significa que a seção está oculta. Para que a seção volte a ficar ativa, basta clicar no ícone de olho novamente.
Pronto! Agora você já sabe como criar e configurar seção de destaques no catálogo.