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COMO CRIAR E CONFIGURAR SEÇÃO DE DESTAQUE NO CATÁLOGO DA INSTITUIÇÃO E DA ESCOLA?
COMO CRIAR E CONFIGURAR SEÇÃO DE DESTAQUE NO CATÁLOGO DA INSTITUIÇÃO E DA ESCOLA?

ADMINISTRADOR / CONFIGURAÇÕES / SEÇÕES E DESTAQUES

Atualizado há mais de 2 meses

Sobre

A seção de destaques ajuda a engajar os visitantes, facilita a navegação, reforça a identidade visual da sua marca, além de promover conteúdos importantes.

Essa seção é projetada para chamar a atenção do visitante, fornecer uma visão rápida dos destaques do site e encorajar a interação e a exploração mais aprofundada do conteúdo.

Como funciona

A seção de destaques fica no topo do catálogo, logo abaixo da barra de navegação. Cada módulo é disposto sequencialmente, permitindo que os usuários naveguem por eles manual ou automaticamente através de transições suaves.

Você pode adicionar até cinco módulos e personalizar a seção de destaques tanto da sua instituição, quanto de cada escola ou unidade (dependendo do nome dado à funcionalidade no seu pacote de nomenclaturas).

Se módulos personalizados não forem adicionados à seção de destaques, os últimos cinco conteúdos criados (cursos, conteúdos exclusivos ou trilhas), serão exibidos de forma automática como módulos.

Passo a passo

1º passo: na tela de login, informe seu e-mail, senha e clique em “Entrar”.

2º passo: acesse o menu lateral clicando no ícone com três traços, localizado no canto superior esquerdo da tela. Clique na opção "Configurações" e depois escolha o item "Seções e destaques".

3º passo: acesse a aba "Catálogo" e escolha se você quer adicionar um módulo de banner na seção de destaques da "Instituição" ou de uma "Unidade".

Ao escolher a opção "Escola", na próxima página, em "Edição de catálogo" você deve escolher em qual escola/unidade deseja criar ou configurar a seção de destaque do catálogo.

🚨Atenção!

Se você se deparar com a mensagem "Não há catálogos configurados para Unidades" ou o nome da escolha que deseja não aparecer entre as opções, é porque as opções "Permitir à unidade customizar seções" e "Permitir à unidade criar destaques" não estão ativadas nas configurações da escola/unidade.

❗Informação importante

A configuração da seção de destaque é a mesma para instituição ou unidades. Neste artigo vamos usar a instituição como exemplo.

4º passo: clique no box com a mensagem “Adicionar módulo existente ou criar destaque personalizado".

É possível escolher entre três tipos de banners para a seção de destaques. Para cada um deles as configurações do formulário são diferentes. Confira abaixo.

Destaque personalizado/banner

Crie um banner na seção destaques com imagens e links de redirecionamento personalizados.

5º passo: no formulário, no campo "Tipo" escolha "Destaque personalizado/banner" e depois dê um título para seu banner.

6º passo: a plataforma sugere as dimensões exatas que sua imagem precisa ter para ficar ajustada corretamente ao tamanho do banner. Caso ela não tenha essas dimensões, você pode utilizar o mecanismo "Escolha um ajuste" para que ela apareça do tamanho correto nos destaques ou seções.

Existem dois tipos de ajustes:

  • Preencher: o sistema dá um zoom na imagem até que ela preencha o espaço do banner determinado pela plataforma.

Visão do usuário:

  • Ajustar: o sistema duplica a imagem e a utiliza como plano de fundo, com um efeito desfocado, para ocupar o espaço do banner determinado pela plataforma.

Visão do usuário:

7º passo: escreva uma breve descrição para o seu banner. Não é um campo obrigatório.

8º passo: insira a "Imagem para dispositivo web". Ela será mostrada em dispositivos web (computado e notebook, por exemplo). São aceitas imagens no formato JPG, JPEG e PNG. O tamanho recomendado é 1920 x 782 pixels.

9º passo: faça três configurações importantes em relação ao redirecionamento do usuário.

  • Link URL: se desejar que o usuário seja direcionado para alguma página externa ao clicar no banner, coloque o link no campo URL.

  • Incluir link no botão: ao ativar essa funcionalidade, clicando no checkbox, um botão de redirecionamento para a URL será exibido no banner. Quando desativada, o usuário será redirecionado ao clicar no próprio banner.

  • Texto do botão: ao ativar a opção anterior, o campo de personalização do texto do botão ficará disponível. Defina o que aparecerá escrito no botão de redirecionamento, como, por exemplo, "COMPRAR", "ACESSAR" ou "INICIAR CURSO".

10º passo: insira a "Imagem para dispositivos móveis".


Usar imagens com dimensões ajustadas para os dispositivos móveis no catálogo é uma estratégia fundamental para melhorar a experiência do usuário. A imagem para dispositivos móveis tem uma dimensão diferente para se adapta melhor a telas de tablets e smartphones.

São aceitas imagens no formato JPG, JPEG e PNG. O tamanho recomendado é 414 x 600 pixels.

11º passo: faça três configurações importantes em relação ao redirecionamento do usuário.

  • Link URL: se desejar que o usuário seja direcionado para alguma página externa ao clicar no banner, coloque o link no campo URL.

  • Incluir link no botão: ao ativar essa funcionalidade, clicando no checkbox, um botão de redirecionamento para a URL será exibido no banner. Quando desativada, o usuário será redirecionado ao clicar no próprio banner.

  • Texto do botão: ao ativar a opção anterior, o campo de personalização do texto do botão ficará disponível. Defina o que aparecerá escrito no botão de redirecionamento, como, por exemplo, "COMPRAR", "ACESSAR" ou "INICIAR CURSO".

Curso/conteúdo exclusivo

Crie um banner na seção destaques com cursos ou conteúdos exclusivos da sua plataforma.

12º passo: no formulário, no campo "Tipo" escolha "Curso/conteúdo exclusivo".

Depois, use o campo de busca para encontrar o curso/conteúdo exclusivo que deseja adicionar. Digite o nome do curso/conteúdo e clique no ícone de lupa. Em seguida, clique no checkbox correspondente para selecioná-lo. Repita o processo para selecionar mais itens.


❗Informações importantes

  • O curso ou conteúdo exclusivo já deve estar criado e publicado na sua plataforma para aparecer nesta lista;

  • A imagem que aparecerá no módulo da seção de destaque é a imagem usada como capa na criação do curso ou conteúdo exclusivo.

Trilha

Crie um banner na seção destaques com uma trilha da sua plataforma.

13º passo: no formulário, no campo "Tipo" escolha "Trilha".

Depois, use o campo de busca para encontrar trilha que deseja adicionar. Digite o nome da trilha e clique no ícone de lupa. Em seguida, clique no checkbox correspondente para selecioná-la. Repita o processo para selecionar mais itens.


❗Informações importantes

  • É importante ressaltar que a trilha já deve estar criado e publicado na sua plataforma para aparecer nesta lista;

  • A imagem que aparecerá no módulo da seção de destaque é a imagem usada como capa na criação da trilha.

14ª passo: após criar qualquer um dos três tipos de banners você sempre deve clicar no botão "Salvar" do formulário.

💡Dica

Repita os mesmos procedimentos, caso queira adicionar mais módulos de banners à seção de destaques.

Lembrando que você pode adicionar até cinco módulos. Caso já tenha atingido esse limite, precisa apagar um item para conseguir adicionar outro.

15º passo: caso queira editar um módulo, clique no ícone de edição, representado por um quadro e um lápis. Se quiser excluir um módulo, clique no ícone com o desenho de uma lixeira.

16º passo: é possível ocultar a seção de destaque do catálogo. Para isso, basta clicar no ícone representado pela imagem de um olho.

Repare que o olho, que era verde, agora ficou vermelho e riscado. Isso significa que a seção está oculta. Para que a seção volte a ficar ativa, basta clicar no ícone de olho novamente.

Pronto! Agora você já sabe como criar e configurar seção de destaques no catálogo.

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