Passar para o conteúdo principal
COMO VINCULAR USUÁRIOS EM ESCOLAS / UNIDADES?

ADMINISTRADOR / MEMBROS

Atualizado há mais de 3 meses

Sobre

Todo usuário da plataforma precisa estar vinculado a uma ou mais escolas / unidades.

❗Informação importante

É importante ressaltar que a palavra "Escolas" e "Unidades" são usadas para definir a mesma funcionalidade, só variam de acordo com o pacote de nomenclaturas usado na sua plataforma.

Como funciona

O recurso de vinculação de usuários a uma ou mais unidades é uma funcionalidade poderosa para instituições que desejam organizar e segmentar o acesso às suas diferentes áreas, garantindo que cada usuário tenha acesso apenas às informações e funções pertinentes à sua unidade.

Esse recurso também pode ser utilizado quando você quer vincular mais unidades a um mesmo usuário.

As permissões e funcionalidades variam conforme o tipo de perfil do usuário:

  • Administrador: acesso completo e irrestrito a todas as unidades. Pode criar, editar e excluir unidades, gerenciar usuários (incluindo a vinculação a unidades), configurar permissões, acessar relatórios completos.

  • Gestor: acesso administrativo às unidades às quais está vinculado. Pode gerenciar usuários, visualizar relatórios, criar e organizar atividades ou cursos dentro da unidade (ele só poderá editar cursos que ele mesmo criar).

  • Professor: pode gerenciar turmas, alunos e materiais didáticos da unidade, além de lançar notas. Pode adicionar, editar e compartilhar materiais de ensino com os alunos da unidade. (Mas precisa estar vinculado ao curso ou conteúdo exclusivo também).

  • Aluno: acesso restrito às informações e atividades da(s) unidade(s) à(s) qual(is) está vinculado. Pode visualizar conteúdos, participar de atividades, acessar notas, feedbacks de provas ou atividades e interagir no mural da turma às quais ele estiver matriculado.

Passo a passo

1º passo: na tela de login, informe seu e-mail, senha e clique em “Entrar”.

2º passo: acesse o menu lateral clicando no ícone com três traços, localizado no canto superior esquerdo da tela. Em seguida, no "Painel do administrador", clique em "Membros".

3º passo: use o campo de busca e os filtros para encontrar o usuário que deseja mais facilmente.

Você pode filtrar por status, escolas, tipo de perfil (administrador, gestor, professor e aluno) e período de acesso.

4º passo: clique no checkbox do usuário que deseja vincular a uma unidade. É possível vincular mais de um usuário de uma vez, para isso, basta selecionar o checkbox de todos eles.

Ao selecionar ao menos um checkbox quatro ícones aparecerão no topo da lista de usuários. Clique no ícone "Vincular a unidades" representado pelo ícone de um quadrado ligado a dois abaixo.

💡Dica:

Para selecionar todos os usuários de uma vez, clique no checkbox no topo da lista de usuários.

Como adicionar unidade / escola ao usuário

Todo usuário precisa fazer parte de pelo menos uma unidade. Se ele já tiver uma unidade vinculada, mais uma será adicionada, mantendo as outras existentes.

5º passo: o formulário "Editar Membros" se abrirá.

  • No campo “Tipo de vínculo", selecione a opção “Adicionar”.

  • No campo “Escola”, escolha uma ou mais escolas em que deseja vincular o(s) usuários(s).

❗Informação importante

Lembrando que é possível escolher mais de uma unidade para vincular e vincular mais de um usuário de uma vez.

Para finalizar, clique em “Vincular Usuário(s)”.

Como substituir unidade / escola do usuário

Todo usuário precisa fazer parte de pelo menos uma unidade. Ao substituir a unidade do usuário, ele será desvinculado das outras unidades.

1º passo: no formulário "Editar Membros", no campo “Tipo de vínculo", selecione a opção “Substituir”.

No campo “Escola”, escolha a escola na qual deseja vincular o usuário e desmarque a ou as escolas vinculadas anteriormente e que serão substituídas.

🚨Atenção!

É muito importante desmarcar a escola que deseja substituir, senão, a nova escola marcada será apenas adicionada e não funcionará como substituição.

2º passo: clique em “Vincular Usuário(s)” para finalizar.

Como ver em quais unidades / escolas um usuário está vinculado

Encontre o usuário que deseja e clique na seta apontada para baixo correspondente ao seu nome. O primeiro dado a ser mostrado será a ou as escolas em que o usuário está vinculado.

Lembrando que o administrador tem acesso a todas as unidades, por isso em todos os membros com perfil de administrador, você não verá a seta para baixo com o nome das unidades vinculadas.

Pronto! Agora você já sabe como vincular usuários a uma ou mais unidades.

Respondeu à sua pergunta?