Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesToolzz LXP/LMS - TutoriaisMeu Conteúdo 📘Biblioteca
COMO USAR OS BOTÕES DA BARRA DE EDIÇÃO DE TEXTO NA CRIAÇÃO DE CONTEÚDO?
COMO USAR OS BOTÕES DA BARRA DE EDIÇÃO DE TEXTO NA CRIAÇÃO DE CONTEÚDO?

ADMINISTRADOR / MEU CONTEÚDO

Atualizado há mais de um mês

Sobre

O editor de texto serve para você formatar seu conteúdo textual. Você encontra essa ferramenta em todos os fomulários de adição de conteúdos na biblioteca, e também em outras páginas da plataforma.

Veja agora como funciona cada botão do editor de texto.

Passo a passo

1º passo: selecione seu texto ou uma parte dele e clique no botão

  • Com o desenho de uma tesoura: remove o texto selecionado e o copia para a área de transferência;

  • Com o desenho de duas folhas de papel sobrepostas: copia o texto selecionado para a área de transferência sem removê-lo do documento;

  • Com o ícone de uma prancheta e uma folha de papel: insere o texto da área de transferência no local atual do cursor;

  • Com o ícone de uma prancheta e uma folha de papel com a letra “T”: cola o texto que está na área de transferência, removendo qualquer formatação existente (ex. estilos, cores).

  • Com o ícone de uma prancheta e uma folha de papel com a letra “W”: cola o texto que foi copiado do programa Word.

2º passo: clique no botão com uma seta para a esquerda para desfazer a última ação realizada e na seta para a direita para refazer a ação que foi desfeita.

3º passo: selecione o texto e clique no botão com as letras “ABC” e um check, para habilitar a correção ortográfica do texto e realizar outras configurações relacionadas.

4º passo: selecione uma parte ou uma palavra do seu conteúdo e clique no botão

  • Com o desenho de uma corrente para inserir ou editar um link de redirecionamento. Um formulário se abrirá.

    • Em "Exibir texto" estará a parte do seu conteúdo que foi selecionada.

    • Em "Tipo de hiperlink" você deve escolher entre URL (um link externo), âncora nessa página (que direciona você para um lugar específico da página que tenha uma âncora configurada), e-mail (um endereço de e-mail) ou telefone (um número de telefone).

    • Se desejar, acesse as outras abas para realizar configurações avançadas.

  • Com o desenho de uma corrente e um “x” para remover o link de redirecionamento adicionado anteriormente. Este botão só ficará disponível ao clicar em um link inserido no texto.

  • Com o ícone de uma bandeira para inserir uma âncora no texto, ou seja, criar um marcador para facilitar o acesso direto a essa parte por meio de um link.

    • Um formulário se abrirá para dar um nome a ela.

    • Depois, você cria um link que redireciona para esta âncora.

5º passo: posicione o cursor em uma parte do texto e clique no botão

  • Com o desenho de um quadro para inserir uma imagem. Um formulário se abrirá.

    • Na aba "Informações da Imagem" você pode fazer algumas configurações e edições nessa imagem;

    • Na aba "Link" você pode inserir uma imagem através de uma URL;

    • Na aba "Enviar" você pode enviar arquivo do seu computador;

    🚨Atenção! Não se esqueça de clicar no botão “Enviar para o servidor” após escolher o arquivo.

  • Com o ícone de uma grade para inserir uma tabela.

    • Um formulário se abrirá para você definir o número de linhas, colunas, tamanho e outras configurações da tabela.

  • Com o desenho de várias linhas para inserir uma linha horizontal como separador visual no texto.

  • Clique no botão com a letra grega “Ômega” para acessar a janela de caracteres especiais como símbolos e acentos, e selecionar um deles.

6º passo: clique no botão com o desenho de quatro setas, cada um apontando para uma diagonal, para maximizar, ou seja, ocupar a tela inteira com o box de edição de texto. Clique novamente para voltar ao estado original.

7º passo: clique no botão “Código-fonte” para exibir o código-fonte HTML do conteúdo para edição direta. Clique novamente para voltar ao estado original.

8º passo: selecione seu texto ou uma parte dele e clique nos botões de formatação

  • Representado pela letra "B" para deixá-lo em negrito;

  • Representado pela letra "I" inclinada deixá-lo em itálico;

  • Representado pela letra "S" com um traço no meio para deixá-lo tachado (quando é colocado um risco sobre a palavra escrita).

9º passo: selecione o texto formatado e clique no botão com a imagem de um “T” sublinhado com um “x” para remover a formatação..

10º passo: clique no botão com o desenho de itens com os números 1 e 2 para criar uma lista numerada com o conteúdo selecionado.

Clique no botão com o desenho de itens com círculos para criar uma lista sinalizada com marcadores com o conteúdo selecionado.

Com o botão de criar lista de itens ativado, fica disponível a opção de diminuir o recuo do seu texto em relação à margem. Clique no botão com uma pequena seta apontando ao contrário da margem do texto realizar esta ação.

11º passo: posicione o cursor no início de um parágrafo e clique no botão com duas aspas para transformá-lo em uma citação.

12º passo: posicione o cursor no início de um parágrafo e clique na opção “Estilo” para aplicar estilos predefinidos, como “Subtítulo”, ao texto.

13º passo: posicione o cursor no início de um parágrafo e clique na opção “Formatação” para aplicar formatações predefinidas ao texto.

14º passo: clique na seta localizada no canto inferior direito do box de texto e arraste para redimensionar o espaço de visualização do texto.

Pronto! Agora você já sabe como usar os botões da barra de edição de texto na criação de conteúdo.

Respondeu à sua pergunta?