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COMO GERENCIAR FUNCIONALIDADES DOS GRUPOS DE ACESSO?

ADMINISTRADOR / CONFIGURAÇÕES / GRUPO DE ACESSO

Atualizado há mais de uma semana

Sobre

Os grupos de acesso são divididos de acordo com os perfis dos usuários. Existem quatro grupos de acesso na plataforma: Admin, Alunos, Gestor e Professor.

Ao gerenciar os grupos de acesso, você pode restringir algumas funcionalidades para cada um desses grupos de usuários.

Como funciona

As funcionalidades dos grupos de acessos são as páginas de funções existentes na plataforma. Sendo assim, você pode escolher quais páginas cada tipo de perfil terá acesso, ou não, na plataforma.

Por exemplo: se não quiser que os alunos tenham acesso ao "Mural da turma" basta desativar essa funcionalidade para esse tipo de perfil, assim essa opção não aparecerá no "Menu lateral" e não poderá ser acessada.

Passo a passo

1º passo: na tela de login, informe seu e-mail, senha e clique em “Entrar”.

2º passo: acesse o menu lateral clicando no ícone com três traços, localizado no canto superior esquerdo da tela. Clique na opção "Configurações" e depois escolha o item "Grupos de acesso".

Nesta página você encontra os quatro grupos de acessos existentes na plataforma: Admin, Alunos, Gestor e Professor.

Em cada card é mostrado o número de usuários existentes naquele grupo e o número de funcionalidades ativas.

3º passo: para editar as funcionalidades em cada um deles, basta clicar no ícone de três pontos no card e depois no botão "Editar".

❗Informação importante

Neste tutorial, como exemplo, vamos editar o grupo para usuários com perfil de admin. Mas as edições são feitas da mesma forma para os outros grupos.

Será mostrada uma lista de cards com as páginas existentes na plataforma. Repare que cada um deles possui uma chave de ativação.

Quando a chave está ativa, quer dizer que essa página está sendo exibida na plataforma deste grupo (no caso deste exemplo, é exibida para usuários com perfil de admin). Quando ela está desativada, a página está oculta na plataforma e, consequentemente, não pode ser acessada.

Exemplo: funcionalidade "Página: Meu Conteúdo - Trilha" desativada, então a opção "Trilha" não aparece no menu lateral.

Quando a funcionalidade está ativada, a opção aparece normalmente no menu lateral.

4º passo: para ativar a exibição de uma página, clique na chave de ativação. Repare que ela fica colorida.

Para desativar a exibição da página basta clicar novamente na chave. Ela ficará cinza.

❗Informações importantes

  • Toda funcionalidade desativada vai para o final da lista de funcionalidades. Quando ativada novamente, ela volta para a ordem original.

  • Algumas funcionalidades são exclusivas para Admins, Gestores e Professores e não podem ser ativadas para o grupo de acesso de Alunos. Funcionalidade de alunos podem ser identificadas com "(Play)" no nome.

5º passo: caso não queira salvar as edições, clique em "Cancelar" para voltar para a página de grupos de acesso.

6º passo: para salvar as edições, clique em "Atualizar grupo" e depois em "OK" na mensagem de confirmação.

Pronto! Agora você já sabe como gerenciar as funcionalidades dos grupos de acesso.

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