Sobre
O Google Analytics é o serviço oficial e gratuito de monitoramento da Google. É uma ferramenta de análise de dados, importante para estratégias de campanhas e divulgações digitais.
A ferramenta coleta informações sobre acesso, comportamento e navegação dos usuários em sites e aplicativos, por meio de códigos de rastreamento, e organiza esses dados em relatórios.
Já o Google Tag Manager é um recurso criado pela Google para facilitar a automação e administração da adição de tags de rastreamento em um site. Dessa forma, é viável configurar diversos pontos de monitoramento sem demandar esforço adicional.
As tags são scripts incorporados ao código do site, com a finalidade de monitorar algum tipo de ação dos visitantes.
Ter acesso a dados qualificados te permite traçar estratégias para captar mais clientes e melhorar a experiência dos seus usuários. Consequentemente, seus resultados tendem a ser melhores.
Como funciona
O Toolzz te permite fazer integração com o Google Analytics e com o Google Tag Manager de maneira simples e rápida. Você só precisa fazer uma conta na ferramenta, realizar as configurações necessárias e depois inserir o código ID na plataforma Toolzz.
Neste tutorial vamos falar sobre o que deve ser feito nas plataformas da Google, ainda indicamos tutoriais de suporte para te ajudar neste processo, e depois ensinamos como usar suas tags para integrar com a plataforma Toolzz.
Como integrar com Google Analytics
O processo de mensuração de dados e geração de relatórios é todo realizado pelo Google Analytics. Sendo assim, é interessante aprender um pouco mais sobre a ferramenta no próprio site do Google Analytics ou em sua página de suporte.
Passo a passo
A primeira parte de configurações é feita no próprio Google Aalytics
1º passo: configure o Google Analytics para seu site ou aplicativo criando uma propriedade, adicionando um fluxo de dados e adicionando seu código do Google Analytics.
Veja o passo a passo de como fazer isso no artigo do Suporte da Google: "CONFIGURAR O ANALYTICS PARA UM SITE E/OU APLICATIVO".
2º passo: agora, você precisa do seu ID de Tag do Google Analytics.
Uma tag do Google é um trecho de código que será usado na integração com seu site, nesse caso, com sua plataforma no Toolzz.
Para saber o passo a passo de como encontrar sua ID de Tag, acesse o artigo do Suporte de Google: "ENCONTRE SEU ID DE TAG DO GOOGLE".
A segunda parte das configurações é feita no Toolzz
3º passo: na tela de login da sua instituição, informe seu e-mail, senha e clique em “Entrar”.
4° passo: acesse o menu lateral clicando no ícone com três traços, localizado no canto superior esquerdo da tela. Clique na opção "Configurações" e depois escolha o item "Integrações".
5° passo: role a página para baixo até localizar o campo "Google Analytics/Tag Manager".
6º passo: cole o seu código ID Google Analytics, retirado da página do Google Analytics, clique em "Salvar dados" e depois clique em "Ok" na mensagem de confirmação.
Como integrar com Google Tag Manager
O Google Tag Manager permite que você gerencie todas as suas tags de rastreamento de um só lugar, de forma simples e segura, sem precisar mexer no código do site toda vez que precisar de uma nova configuração. Conheça mais sobre a ferramente em sua página de suporte.
A primeira parte das configurações é feita no próprio Google Tag Manager
1º passo: aprenda como configurar o Gerenciador de tags do Google pela primeira vez e gerenciar as tags em um site no artigo: Criar uma conta e um contêiner.
2º passo: copie o código que começa com as letras "GTM", localizado no seu work space do Tag Manager.
❗Informação importante
Você pode aprender mais sobre gerenciamento do Google Tag Manager nos artigos do suporte do Google:
A segunda parte das configurações é feita no Toolzz
3º passo: na tela de login da sua instituição, informe seu e-mail, senha e clique em “Entrar”.
4° passo: acesse o menu lateral clicando no ícone com três traços, localizado no canto superior esquerdo da tela. Clique na opção "Configurações" e depois escolha o item "Integrações".
5° passo: role a página para baixo até localizar o campo "Google Analytics/Tag Manager".
6º passo: cole o seu código ID Google Tag Manager, retirado da página do Google Tag Manager, clique em "Salvar dados" e depois clique em "OK" na mensagem de confirmação.
Pronto! Agora você já sabe como integrar com o Google Analytics e com Google Tag Manager.