Passar para o conteúdo principal
RESOLVENDO PROBLEMAS COM GRUPOS DE ACESSO

Problemas mais comuns e soluções para erros com os grupos de acesso

Atualizado há mais de um ano

Tentou habilitar uma funcionalidade nos grupos de acesso e se deparou com um erro?

Quando a plataforma não consegue concluir a ação que você tentou realizar, uma mensagem de erro aparecerá. Podem existir algumas causas raiz para o problema. Muitos estão fora do controle do Toolzz, como uma conexão de internet ruim, por exemplo.

Veja agora o que pode ter causado o problema e aprenda como solucioná-lo.

1. Não consigo habilitar uma funcionalidade para o perfil

Em "Grupos de acesso" você pode moderar algumas funcionalidades para um usuário ou um grupo de usuários. Por exemplo: se não quiser que os alunos tenham acesso ao "Mural da turma" basta desativar essa funcionalidade para esse tipo de perfil, assim essa opção não aparecerá no "Menu lateral" e não poderá ser acessada.

Se você tentou habilitar uma funcionalidade e apareceu a mensagem "Não é permitida a inclusão de Funcionalidades administrativas no mesmo grupo em que já existem funcionalidades educacionais adicionadas", verifique:

📋 Checklist:

  • Se a funcionalidade pode ser habilitada para o tipo de perfil

    Certas funcionalidades não podem ser habilitadas para alguns tipos de perfis. Isso acontece porque são funcionalidades administrativas da plataforma. Por exemplo: não é possível habilitar a funcionalidade "Filtros e temas" para um aluno, pois ele não pode ser responsável pela criação de filtros.

2. Habilitei a funcionalidade e ela não aparece no menu lateral

Através dos grupos de acesso é possível habilitar funcionalidades para cada tipo de perfil (administrador, gestor, professor e aluno). Essas funcionalidades aparecerão no menu lateral. Sendo assim, cada tipo de perfil terá um menu lateral personalizado, de acordo com as funcionalidades habilitadas.

Caso você tenha habilitado uma funcionalidade e ela ainda não apareceu no menu, verifique:

📋 Checklist:

  • Se o usuário realizou o logout da plataforma após a atualização

    Caso o usuário estiver logado na plataforma no momento em que as configurações no grupo de acesso ocorrerem, ele deve sair da instituição (fazer o logout) e realizar o login novamente. Assim, o sistema será atualizado e o item do menu aparecerá normalmente.

3. Desabilitei a funcionalidade e ela ainda aparece no menu lateral

Assim como você pode habilitar funcionalidades para aparecerem no menu lateral de cada perfil, você também pode desabilitar funcionalidade para os usuários.

Caso você tenha desabilitado a funcionalidade e ela ainda aparece no menu, verifique:

📋 Checklist:

  • Se o usuário realizou o logout da plataforma após a atualização

    Caso o usuário estiver logado na plataforma no momento em que as configurações no grupo de acesso ocorrerem, ele deve sair da instituição (fazer o logout) e realizar o login novamente. Assim, o sistema será atualizado e o item desaparecerá do menu normalmente.

    Veja um artigo de ajuda que pode te interessar:

Respondeu à sua pergunta?