Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesToolzz LXP/LMS - TutoriaisConfigurações ⚙️Nomenclaturas
COMO CRIAR E GERENCIAR OS PACOTES DE NOMENCLATURA DA PLATAFORMA?
COMO CRIAR E GERENCIAR OS PACOTES DE NOMENCLATURA DA PLATAFORMA?

ADMINISTRADOR / CONFIGURAÇÕES / NOMENCLATURAS

Atualizado há mais de uma semana

Sobre

As nomenclaturas são os nomes usados para nomear as funcionalidades da plataforma.

Com um novo pacote de nomenclatura você pode alterar os nomes das funcionalidades. Por exemplo: trocar "unidade" por "empresa", "escola", "franquia" ou outro nome que faça mais sentido para o seu negócio.

Como funciona

Após criar um pacote de nomenclaturas, você pode editar o nome de um ou mais itens (nomes das funcionalidades) deste pacote.

Não é possível editar o pacote padrão da plataforma, mas é possível duplicá-lo e realizar edição nas nomenclaturas dos itens, transformando-o em um novo pacote de nomenclaturas personalizado.

Você também pode alterar qual pacote ficará ativo na sua plataforma.

Passo a passo

1º passo: na tela de login, informe seu e-mail, senha e clique em “Entrar”.

2º passo: acesse o menu lateral clicando no ícone com três traços, localizado no canto superior esquerdo da tela. Clique na opção "Configurações" e depois escolha o item "Nomenclaturas".

Nesta página você verá listados todos os pacotes de nomenclaturas existentes na sua plataforma:

  • Na coluna “Pacote” estão os pacotes criados;

  • Na coluna “Criado em” é possível ver o dia e a hora em que um pacote foi criado;

  • Em “Última atualização” estará o dia e a hora em que foi feita alguma edição no pacote;

  • Em “Ação” existem alguns botões de atividades que podem ser realizadas no pacote (vamos falar mais sobre eles ao longo deste tutorial);

  • Na coluna “Status” está a chave que ativa um pacote de nomenclatura na plataforma. Repare que o pacote que estiver ativo estará com sua chave colorida.

Criando um pacote de nomenclaturas

A plataforma vem com um pacote de nomenclatura padrão habilitado, mas você pode criar um pacote de nomenclaturas dando novos nomes às funcionalidades. Por exemplo: a plataforma usa o nome "Cursos", mas você pode alterar para "Módulos", "Etapas" ou outro nome que faça mais sentido para o seu modelo de negócio.

3º passo: clique no botão “Novo pacote de nomenclatura”, dê um nome para seu pacote de nomenclaturas, clique em “Salvar” e confirme a ação.

❗Informação importante

O pacote criado terá o nome dos itens como o padrão da plataforma. O próximo passo é fazer as edições no pacote e alterar o nome dos itens.

Alterando a nomenclatura de um item do pacote de nomenclaturas

4º passo: repare que o novo pacote de nomenclatura apareceu na listagem de pacotes.

Na coluna "Ação" clique no ícone "Editar pacote", representado por um quadro e um lápis, referente ao pacote criado.

5º passo: nesta página você verá todos os itens do pacote de nomenclaturas. São eles que dão nomes às funcionalidades da plataforma.

Escolha o item que deseja editar e na coluna "Ação" clique no ícone "Editar label", representado por um quadro e um lápis.

6º passo: edite o formulário do item.

  • Label: é o nome da funcionalidade dada pelo sistema. Exemplo: "Avaliação";

  • Valor: nesse campo você deverá digitar a nova nomenclatura que deseja dar para essa funcionalidade. É assim que vai aparecer para o usuário no sistema. Exemplo: "Prova";

  • Valor (plural): digite o plural da palavra usada na nomenclatura desse item. Exemplo: "Provas".

Após realizar as alterações, clique em "Salvar".

❗Informações importantes

  • Para alterar a nomenclatura de outros itens do pacote, basta repetir este processo;

  • Alterações nas nomenclaturas dos itens podem demorar até 24h para serem atualizadas na plataforma.

7º passo: se quiser alterar o nome deste pacote, basta clicar no botão "Editar nomenclatura".

Alterando o pacote de nomenclatura ativo na plataforma

Como já explicamos, a plataforma vem com um pacote de nomenclatura padrão ativo na plataforma. Após criar outros pacotes de nomenclaturas, você pode escolher qual deles ficará ativo.

8º passo: escolha o pacote de nomenclatura que ficará ativo na plataforma clicando na chave de ativação referente a ele.

Repare que a chave fica colorida quando ativada. Se quiser desativar clique novamente na chave. Ela ficará cinza.

🚨Atenção!

Apenas um pacote de nomenclaturas pode ficar ativo na plataforma.

💡Dica

Há outro caminho na plataforma para alteração do pacote de nomenclaturas que ficará ativo na plataforma. No formulário de edição de instituição existe a opção "Pacote de nomenclaturas". Nela você também pode escolher qual pacote ficara ativo.

Gerenciando pacotes de nomenclaturas

9º passo: se quiser duplicar um pacote de nomenclatura, na coluna “Ação”, clique no ícone “Clonar”, representado por dois quadros sobrepostos.

O pacote nativo da plataforma não pode ser editado, mas pode ser duplicado.

Caso queira excluir um pacote de nomenclatura, na coluna “Ação”, clique no ícone “Apagar pacote”, representado por um “x”.

Pronto! Agora você já sabe como configurar os pacotes de nomenclatura da sua plataforma.

Respondeu à sua pergunta?