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COMO CRIAR E CONFIGURAR A PESQUISA DE CONCLUSÃO?

ADMINISTRADOR / CONFIGURAÇÕES / PESQUISA DE CONCLUSÃO

Atualizado há mais de 3 meses

Sobre

Com essa funcionalidade é possível coletar feedback dos alunos sobre seus cursos e componentes, através de um formulário personalizado.

Como funciona

É possível colher as avaliações dos alunos sobre dois assuntos diferentes (cursos e professores) de quatro modos diferentes. Eles podem avaliar através de estrelas, de reações, resenha e resposta única.

É importante ressaltar que as configurações valem para toda a instituição, não sendo possível ativar apenas para uma unidade específica.

Passo a passo

1º passo: na tela de login, informe seu e-mail, senha e clique em “Entrar”.

2º passo: acesse o menu lateral clicando no ícone com três traços, localizado no canto superior esquerdo da tela. Clique na opção "Configurações" e depois escolha o item "Pesquisa de conclusão".

3º passo: se você está acessando a funcionalidade pela primeira vez, clique no botão "Clique aqui para ativar o módulo" e depois em "Confirmar".

Se você já ativou a funcionalidade anteriormente, clique no board "Formulário padrão" para criar e configurar pesquisas de conclusão.

❗Informação importante

  • Existem dois tipos de pesquisa de conclusão: uma para colher avaliações sobre o curso e outra para colher avaliações sobre os professores. As configurações para esses dois formulários são exatamente iguais.

  • Nesses dois formulários nativos da plataforma, é possível coletar informações em dois formatos: avaliação e parágrafo.

4º passo: você pode definir se o aluno vai avaliar primeiro o curso ou o professor. Para isso, clique no botão "Ordenar" e depois nas setas coloridas, localizadas ao lado do nome do tipo de pesquisa, para escolher a ordem.


5º passo: você também pode definir em qual ordem as perguntas de pesquisa aparecerão para os alunos. Para isso, clique nas setas em cima do bloco da pergunta para ordenar.

6º passo: após fazer as alterações, um aviso sobre a necessidade de salvar essas configurações aparecerá. Clique no botão de "Salvar".

Você também pode clicar em "Redefinir" para deixar a configuração padrão do sistema.

7º passo: clique em "Confirmar" para salvar todas as alterações.

Configurando formulários de avaliação nativos da plataforma

🚨Atenção!

Neste tutorial vamos usar o formulário de avaliação de curso como exemplo, mas lembrando que a configuração do formulário de avaliação do professor é exatamente igual.

8º passo: o primeiro tipo de pergunta nativa da plataforma é no formato de avaliação. Configure os campos:

  • Mantenha a pergunta padrão ou insira a pergunta que desejar;

  • Escolha se a avaliação será feita através de estrelas ou reações (com as opções "Amei", "Gostei" e "Não gostei").

  • Como este é um formulário nativo da plataforma, não é possível excluí-lo, mas você pode ocultá-lo clicando na chave "Ocultar". Assim, essa pergunta não será exibida durante a avaliação do curso pelo aluno.

  • Ao ativar a chave "Obrigatório" essa pergunta precisa ser, obrigatoriamente, respondida pelo aluno durante a avaliação do curso.

Repare que, quando ativada, a chave fica colorida e, quando desativada, fica cinza.

Ao realizar as configurações, não se esqueça de salvá-las.

9º passo: o segundo formulário de avaliação de curso nativo da plataforma é no formato de parágrafo. Configure os campos seguindo as mesmas orientações dos passos anteriores.

Repare que, a única diferença é o campo "Resenha". Nele o aluno poderá escrever, com suas palavras, uma avaliação para o curso.

Caso realize alterações neste formulário, não se esqueça de salvá-las!

Criando novos formulários de pesquisa de conclusão

10º passo: clique no botão representado pelo símbolo de adição "+" e depois no botão que aparecerá com o desenho de uma folha de papel para criar uma nova página de pesquisa de conclusão.

❗Informações importantes

  • Toda nova página aparecerá no final desta tela de configurações;

  • Nesta nova página fica disponível um novo formado de pergunta: "Escolha única";

  • Os formatos de perguntas "Avaliação" e "Parágrafo" também estão disponíveis nesta nova página e são configurados da mesma forma que já explicamos anteriormente.

11º passo: agora, vamos mostrar como configurar o novo formato de pergunta.

  • No campo "Formato" escolha a opção "Escolha única".

  • Neste formato, você precisa dar opções de resposta ao aluno e ele só poderá escolher uma delas. Clique no texto "Adicionar opção" e altere a resposta.

  • Clique no item com o símbolo de adição "+" para adicionar mais opções de resposta. Depois repita o processo de alterar o nome da resposta.

12º passo: em formulários que não são nativos da plataforma, há a opção de excluir as perguntas, para isso, basta clicar no ícone de lixeira.

13º passo: ao clicar no símbolo de adição "+" no final desse formulário, você pode escolher entre duas opções

  • Criar uma nova página para o formulário, clicando ícone representado por uma folha de papel.

  • Ou criar uma nova pergunta nessa página, clicando no botão com o desenho de dois balões de fala com uma interrogação.

Cada página pode ter até quatro perguntas, mas você pode criar quantas páginas achar necessário.

14º passo: sempre salve as configurações dessa página no botão "Salvar" que aparecerá após cada alteração.

Pronto! Agora você já sabe como criar e configurar uma pesquisa de conclusão.

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