Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesToolzz Connect - TutoriaisCenários 🖼️
EXECUÇÃO, CICLOS E FASES DO CENÁRIO-TOOLZZ CONNECT
EXECUÇÃO, CICLOS E FASES DO CENÁRIO-TOOLZZ CONNECT

Esse é um tutorial da plataforma Toolzz Connect

Atualizado há mais de uma semana

Nesse artigo você encontrará as seguintes informações:

  • Inicialização

  • Ciclos

  • Operação

  • Confirmação

  • Reversão

  • Finalização

  • Módulos ACID

  • Exemplos


Como funciona:

O Toolzz Connect é um sistema de transferência, semelhante aos bancos de dados relacionais. A execução de cada cenário começa com a fase de inicialização, continua com pelo menos um ciclo composto pelas fases de operação e confirmação (commit) / reversão (rollback) e termina com a fase de finalização:

  1. inicialização

  2. ciclo #1

    1. operação (leitura ou escrita)

    2. confirmar ou reverter

  3. ciclo #2

    1. operação (leitura ou escrita)

    2. confirmar ou reverter

  4. ---

  5. ciclo #N

    1. operação (leitura ou escrita)

    2. confirmar ou reverter

  6. finalização

🚨 Atenção!

O tempo máximo de execução do cenário não deve exceder 40 minutos para a versão hospedada e 60 minutos para uma instância privada.


Inicialização

Durante a fase de inicialização (initialization phase), todas as conexões necessárias (conexão com um banco de dados, serviço de e-mail, etc.) são criadas. Também é verificado se cada módulo é capaz de executar a(s) operação(ões) pretendida(s).


Ciclos

Cada ciclo (cycle) representa uma unidade indivisível de trabalho composta por uma série de operações. É possível definir o número máximo de ciclos nas configurações do cenário. O número padrão é 1.


Operação

Durante a operação de leitura e/ou escrita da fase de operação é realizada:

  • A operação de leitura (reading operation) consiste na obtenção de dados de um serviço que serão posteriormente processados ​​por outros módulos de acordo com um cenário pré-definido. Por exemplo, o módulo Dropbox > "Watch files" retorna novos pacotes (arquivos) criados desde a última execução do cenário.

  • A operação de escrita (writing operation) consiste no envio de dados a um determinado serviço para posterior processamento. Por exemplo, o módulo Dropbox > "Carregar um arquivo" carrega um arquivo em uma pasta do Dropbox.


Confirmação

Se a fase de operação for bem-sucedida para todos os módulos, a fase de confirmação (commit) começa quando todas as operações executadas pelos módulos são confirmadas.

Isso significa que o Toolzz Connect envia informações a todos os serviços envolvidos na fase de operação sobre o seu sucesso.


Reversão

Se ocorrer um erro durante a operação ou fase de confirmação em algum módulo, a fase é abortada e a fase de reversão (rollback) é iniciada, tornando nulas todas as operações durante o ciclo dado. Alguns módulos não suportam reversão e as operações executadas por eles não podem ser recuperadas. Veja mais informações no item abaixo: módulos ACID.


Finalização

Durante a fase de finalização (finalization), as conexões abertas (por exemplo, conexões de FTP, conexões de banco de dados, etc.) são fechadas e o cenário é concluído.


Módulos ACID

Os módulos que suportam reversão (módulos transacionais) são marcados com a tag ACID.

Os módulos que não possuem essa tag não podem ser revertidos ao seu estado inicial em caso de erro em outros módulos.

Um exemplo típico é o módulo E-mail > "Enviar um e-mail". Uma vez que o e-mail é enviado durante sua fase de operação, a ação não pode ser desfeita.


Exemplos

Transferência de pacotes entre bancos de dados

O exemplo a seguir mostra como conectar três módulos ACID.

O objetivo do cenário abaixo é obter novas linhas de um banco de dados MySQL, inseri-las (transferi-las) em um banco de dados MSSQL e, em seguida, inserir os IDs das linhas do banco de dados MSSQL em um banco de dados PostgreSQL.

Quando o cenário é iniciado, a fase de inicialização é executada primeiro. Verifique as conexões com os bancos de dados MySQL, MSSQL e PostgreSQL, uma de cada vez. Se tudo correr bem e as conexões forem bem-sucedidas, o Toolzz Connect passa para a fase de operação. Se ocorrer um erro, a fase de finalização é iniciada em vez da fase de operação e o cenário é finalizado.

Em seguida vem a fase de operação. Um procedimento predefinido seleciona (lê) as linhas da tabela (pacotes) do MySQL. Essas linhas são passadas para o próximo módulo que as grava em uma tabela selecionada no banco de dados MSSQL. Se tudo estiver em ordem, o último procedimento PostgresSQL é chamado para inserir os IDs de linha retornados pelo módulo anterior na tabela.

Se a fase de operação for concluída com sucesso, a fase de consolidação será iniciada. Faça chamadas ao comando SQL COMMIT para cada banco de dados e as operações de gravação serão confirmadas.

No entanto, se a operação ou a fase de confirmação falhar devido a um erro (por exemplo, falha de conexão), faça a reversão de chamadas. Durante a fase de rollback, a plataforma passa por todos os módulos um após o outro e executa o comando SQL ROLLBACK para cada módulo para reverter cada banco de dados de volta ao seu estado inicial.

Por fim, na fase de finalização, cada módulo fechará sua conexão com o banco de dados.

Pronto! Agora você sabe tudo sobre execução, ciclos e fases do cenário do Toolzz Connect.

Respondeu à sua pergunta?