Todas as coleções
Toolzz Connect - Tutoriais
Cenários
FLUXOS DE EXECUÇÃO DOS CENÁRIOS - TOOLZZ CONNECT
FLUXOS DE EXECUÇÃO DOS CENÁRIOS - TOOLZZ CONNECT

Esse é um tutorial da plataforma Toolzz Connect

Eduardo avatar
Escrito por Eduardo
Atualizado há mais de uma semana

Nesse artigo você encontrará as seguintes informações:

  • Exemplo: conectando o Facebook ao Dropbox

  • Informações sobre pacotes processados

  • Ocorreu um erro ao executar um cenário


Sobre:

Nesse artigo você aprenderá como um cenário é executado e como os dados fluem através de um cenário. Ele também mostrará onde você pode encontrar informações sobre seus dados processados ​​e como lê-los.

Como funciona:

Assim que um cenário for configurado corretamente e ativado, ele será executado de acordo com o cronograma definido.

O cenário começa com o primeiro módulo respondendo a um evento que foi definido para observar. Se ele retornar quaisquer dados, os pacotes serão passados ​​para o próximo módulo e o cenário continuará. Se não retornar nenhum módulo, o cenário não continua e termina após o primeiro módulo.

Se houverem pacotes devolvidos após o primeiro módulo, os pacotes passarão por cada módulo seguinte, um a um. Se os pacotes forem processados ​​corretamente em todos os módulos, o cenário será marcado como bem-sucedido.


Exemplo: Conectando o Facebook ao Dropbox

O exemplo abaixo mostra como o Toolzz Connect conecta três módulos em um cenário. Ele explica são baixadas fotos do Facebook, as converte em outro formato e as envia para uma pasta selecionada do Dropbox.

Quando o cenário começa, o primeiro passo é observar os pacotes. Nesse caso, é para ficar de olho nas fotos no Facebook. Se não retornar um pacote (uma foto), o processamento do cenário não continua e termina após o primeiro módulo.

Se um pacote for retornado, o pacote passará pelo restante do cenário. O pacote é recebido primeiro por meio do módulo "Assistir fotos", depois passa pelo módulo "Converter um formato" para o aplicativo Imagem e depois pelo módulo "Carregar um arquivo" para o Dropbox para chegar ao seu destino final, a pasta do Dropbox.

Também é importante observar que, se o Facebook retornar vários pacotes, o processamento do último pacote não será iniciado até que o primeiro pacote seja convertido e carregado no Dropbox.


Informações sobre pacotes processados

Para cada módulo, o pacote passa por um processo de quatro etapas (Inicialização, Operação, Confirmação/Reversão e Finalização) antes de passar para o próximo módulo ou chegar ao seu destino final. Isso é chamado de processamento de transações e ajuda a explicar como os dados foram processados ​​em um módulo.

Depois que a execução de um cenário é concluída, cada módulo exibe um ícone mostrando o número de operações executadas. Ao clicar neste ícone serão exibidas as informações detalhadas sobre os pacotes processados. Você pode ver quais configurações de módulos foram usadas e quais pacotes foram retornados por qual módulo.

A imagem ilustra o processamento do último módulo utilizado no cenário acima, o módulo Dropbox, "Upload a file".

O módulo recebeu as seguintes informações de entrada:

  1. Imagem convertida;

  2. Pasta selecionada onde a imagem deve ser carregada;

  3. Nome original da imagem do Facebook.

Após o processamento, o módulo retornou esta informação de saída:

  • ID da imagem atribuído pelo Dropbox;

  • Caminho completo onde no Dropbox Toolzz Connect carregou o arquivo.

As informações acima são capturadas para cada pacote separadamente.


Ocorreu um erro ao executar um cenário

Pode ocorrer um erro durante a execução do cenário. Por exemplo, se você excluir a pasta do Dropbox que definiu como pasta de destino na configuração do módulo, o cenário será encerrado com uma mensagem de erro.

Para obter mais informações sobre isso e aprender como lidar com erros, consulte o guia de ajuda sobre processamento de erros.

Pronto! Agora você já sabe tudo sobre fluxo de execução do cenário.

Respondeu à sua pergunta?