Sobre:
O módulo Roteador permite ramificar seu fluxo em várias rotas e processar os dados dentro de cada rota de maneira diferente. Depois que um roteador recebe um pacote, ele o encaminha para cada rota conectada na ordem em que as rotas foram anexadas.
❗ Observação:
Para verificar a ordem das rotas, você pode clicar no ícone de alinhamento automático, representado pelo desenho de uma varinha mágica, que organizará as rotas de acordo com a ordem de cima para baixo.
Para alterar a ordem, basta remover o módulo Roteador e reconectar as rotas na ordem desejada.
📢 Informações importantes
As rotas são processadas sequencialmente, não em paralelo. Um pacote não é enviado para a próxima rota até que tenha sido completamente processado pela rota anterior.
Adicionando um roteador a um cenário
Um roteador pode ser adicionado a um cenário das seguintes maneiras:
Se desejar conectar o Roteador após um módulo, clique na "orelha" direita do módulo e escolha "Flow Control" (Controle de Fluxo) > Roteador na lista de módulos.
Se você deseja inserir o roteador entre dois módulos, clique no ícone de chave-inglesa, localizado abaixo da rota que conecta os dois módulos, ou clique com o botão direito na rota e escolha "Add a router” (Adicionar um roteador) no menu.
Um Roteador também pode ser inserido automaticamente no caso de você tentar conectar um módulo ao outro, sendo que outro módulo já está conectado. Basta arrastar a "orelha" esquerda do módulo e soltá-la no módulo desejado.
Filtros
Você pode colocar um filtro em uma rota após o roteador para filtrar pacotes, como em qualquer outra rota. Basta clicar na rota, adicionar "Condition" e clicar no botão "OK" para salvar a configuração do filtro.
A rota alternativa
A configuração do filtro em uma rota, após um roteador, contém uma opção especial: A rota alternativa.
Quando habilitada, essa rota é usada quando um pacote não pode continuar no roteador por qualquer outra rota, porque os filtros nas outras rotas o filtraram. A rota Fallback é caracterizada por um sinal de seta, diferente das outras, dentro do módulo Router.
Se/Senão
Um caso de uso típico da rota de fallback é continuar o fluxo com a rota "A" se a condição for atendida, e com a rota "B" se não for.
Passo a passo:
1º passo: insira um roteador em seu cenário.
2º passo: conecte ambas as rotas ("A" e "B") ao Roteador.
3º passo: clique na rota "A" e especifique uma condição.
4º passo: clique na rota "B" e ative a opção de rota alternativa.
Pronto! Agora você já sabe tudo sobre o módulo roteador do Toolzz Connect.