Sobre:
Depois que a execução de um cenário é concluída, cada módulo exibe um ícone mostrando o número de operações executadas. Ao clicar neste ícone serão exibidas as informações detalhadas sobre as requisições e os pacotes processados. Você pode ver quais configurações de módulos foram usadas e quais pacotes foram retornados por qual módulo.
Como funciona:
O cenário começa com o primeiro módulo respondendo a um evento que foi definido para observar. Se ele retornar quaisquer bundles (pacotes), eles serão passados para o próximo módulo e o cenário continuará. Se não retornar nenhum módulo, o cenário não continua e termina após o primeiro módulo.
Se existirem pacotes devolvidos após o primeiro módulo, os pacotes passarão por cada módulo seguinte, um a um. Se os bundles forem processados corretamente em todos os módulos, o cenário será marcado como "Success" (Bem-sucedido).
Passo a passo:
1º passo: no menu lateral, acesse a opção "Scenarios".
2º passo: clique no cenário em que deseja analisar as requisições.
3º passo: acesse a aba "History".
4º passo: essa página exibirá informações sobre todas as execuções do cenário.
Os seguintes detalhes são mostrados:
Na coluna "Started" você vê a data de execução;
Na coluna "Status" é mostrada a situação da execução. Estará sinalizada como "Success" caso tenha sido um sucesso e funcionado corretamente ou como "Erro", caso tenha falhado;
A coluna "Duration" exibe quando tempo durou essa execução;
Coluna "Operations": cada vez que um módulo em um cenário executa uma ação, ela conta como uma operação;
Na coluna "Data transfer" fica exposto o tamanho dos dados transferidos.
5º passo: clique no botão "Details" para o ver os detalhes de uma execução.
6º passo: repare que os módulos possuem bolhas acima deles indicando quantas operações o cenário usou. Sempre que um aplicativo executa uma ação/requisição, como ler ou gravar dados, ele consome uma operação.
Clique na bolha com um número para ver os detalhes do que o módulo acabou de processar na requisição.
7º passo: para cada módulo, o pacote passa por um processo de quatro etapas antes de passar para o próximo módulo ou chegar ao seu destino final. As quatro etapas são: Initialization (Inicialização), Operation (Operação), Commit (Confirmação/Reversão) e Finalization (Finalização). Isso é chamado de processamento de requisições e ajuda a explicar como os dados foram processados em um módulo.
Durante a operação de leitura e/ou escrita da fase de operação é realizada:
A operação de leitura, que consiste na obtenção de dados de um serviço que serão posteriormente processados por outros módulos de acordo com um cenário pré-definido.
A operação de escrita, que consiste no envio de dados a um determinado serviço para posterior processamento.
Em "Operation" é possível visualizar todos os bundles (pacotes) contidos no "INPUT", que reúne os dados enviados na requisição, e os pacotes do "OUTPUT", que contém os dados recebidos como resposta.
Pronto! Agora você já sabe como encontrar os dados gerados a partir de uma requisição de um cenário.