Todas as coleções
Toolzz Connect - Tutoriais
Erros
TRATAMENTO AVANÇADO DE ERROS - TOOLZZ CONNECT
TRATAMENTO AVANÇADO DE ERROS - TOOLZZ CONNECT

Esse é um tutorial da plataforma Toolzz Connect

Eduardo avatar
Escrito por Eduardo
Atualizado há mais de uma semana

Nesse artigo você encontrará as seguintes informações:

  • Filtragem

  • Aninhamento


Sobre:

Este artigo aborda algumas técnicas avançadas de tratamento de erros que envolvem filtragem e alinhamento.


Filtragem

Existem dois tipos de filtragem que podem ocorrer em uma rota de tratamento de erro:

  1. Adicionando um filtro à rota do manipulador de erros.

    Você pode usar um filtro para controlar quais erros são manipulados pela rota do manipulador de erros. Isso permite que você processe apenas tipos específicos de erros. Se um erro não passar pelo filtro, ele será tratado como se não houvesse uma rota de tratamento de erros definida para o módulo fornecido.

  2. Adicionar um Router (roteador) seguido de filtros à rota do manipulador de erros.

Como você pode ver acima, o erro ocorre no módulo "Create a folder (A)", que possui uma rota normal e uma rota de tratamento de erros. Este último, é seguido por um roteador, com uma rota que possui um filtro que define um tipo específico de erro ("Data Error Takes Place") e a outra, que é a rota padrão para todos os outros erros.

A primeira rota termina com a diretriz "Resume" que contém valores substitutos para o cenário continuar do módulo A ("Create a folder"), enquanto a segunda rota termina com a diretirz "Rollback", que interrompe a execução do cenário imediatamente.

Consulte o artigo Processamento de erros para obter mais informações sobre vários tipos de erros e como o Toolzz Connect os processa e avalia.

Veja como o cenário acima é configurado:

Use uma pasta existente do Dropbox para fazer upload de um arquivo em vez de criar um novo.

Se você usar o módulo "Create a folder" no Dropbox e já existir uma pasta com o mesmo nome, o módulo lançará um erro de dados conforme mostrado abaixo:

Aqui está o cenário completo:

  1. O módulo Tool > "Set Variable" contém o nome da pasta;

  2. O módulo HTTP > "Get a file" busca o arquivo que precisa ser carregado na pasta;

  3. O módulo Dropbox > "Create a folder" gera um erro se já existir uma pasta com o mesmo nome daquela mapeada no módulo;

  4. A rota do manipulador de erros (bolhas transparentes) contém um roteador para filtrar os erros;

  5. A primeira rota é para um tipo específico de erro chamado "Data Error", como já sabemos:

    1. Se ocorrer um erro de dados e os detalhes do erro passarem pelo filtro, o módulo Dropbox > "List all files/subfolders in a folder" lista todas as pastas no Dropbox;

    2. O filtro subsequente corresponde aos nomes das pastas;

    3. A diretriz "Resume" especifica o ID da pasta, o caminho da pasta existente e a execução do cenário é retomada no módulo Dropbox > "Create a folder". Mas, em vez de tentar criar uma nova pasta, desta vez ele usa os valores da diretriz "Resume" para ir para o próximo módulo e carregar o arquivo na pasta existente;

  6. A segunda rota é para todos os outros erros e termina com a diretriz "Rollback", que resulta na interrupção do cenário imediatamente.

Abaixo está uma explicação detalhada da 5ª declaração:

5. Para usar a pasta existente em seus módulos subsequentes (carregue um arquivo abaixo), você precisa adicionar uma rota de tratamento de erro ao módulo e buscar o caminho da pasta a ser mapeado no módulo de diretirz "Resume" a seguir:

5.1 O filtro na primeira rota é configurado para lidar apenas com o erro específico ("Data error") que aparece quando já existe uma pasta com o mesmo nome:

5.2 O módulo Dropbox > "List all files in a folder" está configurado para retornar todas as pastas na pasta de destino. O filtro a seguir passa apenas aquele que estávamos tentando criar originalmente (o nome da pasta é armazenado no item 33. Folder name):

5.3 Eventualmente, a diretriz "Resume" fornece o "Folder path" como a saída para o módulo com falha. Observe que o ID da pasta foi deixado em branco, pois não é necessário para o módulo "Upload a file":


Aninhamento

Independentemente de onde um módulo está localizado, as rotas de tratamento de erros podem ser criadas e implementadas em todos os módulos, exceto roteadores. Assim, é possível criar uma rota de tratamento de erro para um módulo que já faz parte de uma rota de tratamento de erro existente criada para outro módulo.

Aqui está um exemplo de uma rota de manipulador de erro aninhada:

No cenário acima, a segunda rota do manipulador de erros está aninhada na primeira rota do manipulador de erros. Portanto, se o módulo Dropbox > "Create a folder" encontrar um erro, a execução se move para a Rota 1. Se o filtro erro de dados ocorrer, o próximo módulo será executado seguido pelo módulo diretriz "Retomar", se não ocorrer um erro com o módulo Dropbox >"List all files/subfolders in a folder".

No entanto, se ocorrer um erro com este módulo do Dropbox, a execução será movida para "Error Handler Route 2" e terminará com a diretriz "Ignore". É óbvio que o módulo de diretriz "Resume" não é executado neste caso.

Essa é uma combinação de manipuladores de erro de filtragem e aninhamento.

Pronto! Agora você já sabe tudo sobre tratamento avançado de erros no Toolzz Connect.

Respondeu à sua pergunta?