Todas as coleções
Toolzz Connect - Tutoriais
Erros
DIRETRIZES PARA TRATAMENTO DE ERROS - TOOLZZ CONNECT
DIRETRIZES PARA TRATAMENTO DE ERROS - TOOLZZ CONNECT

Esse é um tutorial da plataforma Toolzz Connect

Eduardo avatar
Escrito por Eduardo
Atualizado há mais de uma semana

As diretrizes são explicadas em detalhes abaixo:

Rollback

A execução do cenário é interrompida imediatamente e uma fase de reversão é iniciada em todos os módulos na tentativa de revertê-los ao estado inicial.

Os módulos subsequentes não são processados.

Salvo alguns tipos de erro, o cenário é desativado após o "number of consecutive errors" (número de erros consecutivos) especificado em Configurações do cenário.

O status de execução do cenário é marcado como "error".

❗Observação:

Este é o comportamento padrão se nenhuma rota do manipulador de erros estiver anexada ao módulo e a configuração "Permitir armazenamento de execuções incompletas" em "Configurações do cenário" não estiver marcada.

Commit

A execução do cenário é interrompida imediatamente e uma fase de confirmação é iniciada em todos os módulos. Os módulos subsequentes não são processados.

Todos os bundles (pacotes) não processados ​​são ignorados.

O status de execução do cenário é marcado como "success".

Resume

Uma saída substituta é especificada e fornecida ao módulo que encontra um erro.

Os módulos subsequentes são processados.

O status de execução do cenário é marcado como "success".

Ignore

O erro é ignorado e os módulos subsequentes não são processados.

Se houver pacotes não processados, a execução do cenário continua normalmente.

O status de execução do cenário é marcado como "success".

Break

O estado da execução do cenário é armazenado na fila de execuções incompletas onde o erro pode ser resolvido manualmente. No entanto, existem algumas exceções mencionadas aqui.

Os módulos subsequentes não são processados.

Se houver pacotes não processados, a execução do cenário continua normalmente.

O status de execução do cenário é marcado como "warning" quando "Automatically complete execution" está desativada.

Consulte a seção "Break" abaixo para obter mais informações.

Retry

Em alguns casos, pode ser útil reexecutar um módulo com falha algumas vezes quando houver uma chance de que o motivo da falha passe com o tempo.

Atualmente, o Toolzz Connect não oferece a diretiva "Retry", embora várias soluções alternativas possam ser empregadas para imitar sua funcionalidade.

📢 Informação importante:

Atualmente, as diretrizes de tratamento de erros não podem ser usadas fora do escopo de uma rota de tratamento de erros. O Toolzz Connect, atualmente, não oferece um módulo "Throw" que permitiria que você facilmente gerasse (lançasse) erros condicionalmente, embora uma solução alternativa pode ser empregada para imitar sua funcionalidade.


Break

Quando um erro é tratado pela diretriz "Break", um registro é criado na pasta "Incomplete Executions" que armazena o estado da execução do cenário junto com os dados dos módulos anteriores. Para cada pacote de dados que causa o erro, um registro separado é criado.

O registro faz referência ao módulo onde o erro se originou e contém informações sobre quais dados foram recebidos pelo módulo como entrada.

Aqui, você pode resolver o erro manualmente atualizando o cenário (se necessário) e executando-o uma vez.

Por outro lado, ao habilitar a opção "Automatically complete execution" nas configurações da diretriz "Break", ela pode ser configurada para processar automaticamente uma execução incompleta reexecutando o cenário após o número de minutos especificado.

Com esta opção habilitada, quando ocorre um erro, a execução incompleta é recuperada (após o tempo especificado no campo "Interval between attempts") e executada com os dados de entrada originais. Isso se repetirá até que a execução do módulo seja concluída sem erros ou até que o número de tentativas especificado seja atingido.

No entanto, há algumas exceções para execuções armazenadas em "Incomplete Executions" e, com alguns tipos de erro, a repetição automática de uma execução de cenário não é possível. Eles são mencionados no item "3 - Execuções incompletas" do artigo DETALHES DO CENÁRIOS - TOOLZZ CONNECT.

Pronto! Agora você já sabe tudo sobre as diretrizes para tratamento de erros no Toolzz Connect.

Respondeu à sua pergunta?