Passar para o conteúdo principal
JSON - TOOLZZ CONNECT

Esse é um tutorial da plataforma Toolzz Connect

Atualizado há mais de uma semana

Nesse artigo você encontrará as seguintes informações:

  • Analisar JSON

  • Transformando registros de dados para JSON

  • Simulando a saída do módulo usando o Parse JSON

  • Solução de problemas


Introdução ao JSON

O aplicativo JSON fornece módulos para processar dados no formato JSON para que o Toolzz Connect possa trabalhar mais ainda com o conteúdo de dados ou criar um conteúdo JSON.


Analisar JSON

Estrutura de dados

A estrutura de dados descreve como os dados JSON são organizados e permite o mapeamento de itens JSON individuais para outros módulos em seu cenário. Se você não fornecer a estrutura de dados, poderá executar manualmente o módulo e a plataforma criará a estrutura a partir do JSON fornecido.

Passo a passo:

1º passo: preencha o campo "JSON String" no módulo "Parse JSON".

2º passo: ainda não conecte outros módulos a seguir. Como o Toolzz connect não conhece a estrutura dos dados JSON, não será possível mapear os dados do módulo "Parse JSON" para outros módulos em seu cenário.

Execute manualmente o cenário. O módulo "Parse JSON" identificará a estrutura do JSON que você forneceu.

3º passo: agora você pode conectar os seguintes módulos. Os itens do módulo "Parse JSON" agora estarão disponíveis para mapeamento.

Coleção vs. Matriz

O campo de "string JSON" pode conter uma coleção

{ ... }

{ "name" : "Peter", "ID" : 1}

Nesse caso, a saída será um único pacote contendo os itens da coleção:

Ou pode conter uma matriz

[ ... ]

:

[ { "name" : "Peter", "ID" : 1 }, { "name" : "Mike", "ID" : 2 }]

Nesse caso, a saída será uma série de pacotes, cada pacote contendo um item do "array" (matriz).


Transformando registros de dados para JSON

Vamos supor que os registros de dados que você deseja transformar para o formato JSON residam em uma planilha do Google. Veja o procedimento de como transformar os registros de dados para o formato JSON descrito em etapas.

Passo a passo:

1º passo: coloque o módulo Google Sheets > "Watch rows" em seu cenário para buscar os dados. Configure o módulo para recuperar linhas de sua planilha do Google e defina o número máximo de linhas retornadas para um número pequeno, mas maior que um para fins de teste (por exemplo, três).

2º passo: execute o módulo Google Sheets, para isso clique com o botão direito do mouse e escolha "Run this module only" e verifique a saída do módulo.

3º passo: conecte o módulo "Array Aggregator após o módulo Google Sheets. Na configuração do módulo, escolha o módulo Google Sheets no campo "Source node". Deixe os outros campos como estão por enquanto.

4º passo: conecte o módulo JSON > "Create JSON" após o módulo "Array Aggregator". A configuração do módulo requer uma estrutura de dados que descreva o formato JSON.

5º passo: clique no botão "Add" para abrir a configuração da estrutura de dados.

A maneira mais fácil de criar essa estrutura de dados é gerá-la automaticamente a partir de uma amostra JSON. Clique no botão "Generator" e cole sua amostra JSON no campo "Sample data":

  • { "books": [ { "id": "ID", "title": "Title", "author": "Author" } ]}

6º passo: clique em "Save". O campo "Specification field" na configuração da Estrutura de dados agora deve conter a estrutura gerada.

7º passo: altere o nome da sua estrutura de dados para algo mais específico (por exemplo, "Books") e clique em "Save". Se tudo correr bem, um campo correspondente ao atributo do "array raiz" deve aparecer como um campo mapeável na configuração do módulo JSON.

8º passo: clique no botão "Map" ao lado do campo e mapeie o "Array[ ]" item enviado do módulo "Array aggregato" para ele.

9º passo: clique em "OK" para fechar a configuração do módulo JSON.

10º passo: abra a configuração do módulo "Array Aggregator'. Altere a "Target structure" de personalização para o campo do módulo JSON correspondente ao atributo da matriz raiz. Mapeie os itens gerados pelo módulo "Planilhas Google" para os campos apropriados.

11º passo: clique em "OK" para fechar a configuração do módulo "Array Aggregator".

12º passo: execute o cenário. Se tudo correr bem, o módulo JSON deve gerar o formato JSON correto.

13º passo: abra a configuração do módulo Planilhas Google e aumente o número máximo de linhas retornadas para ser maior que o número de linhas em sua planilha para processar todos os dados.

O JSON resultante pode ser usado como corpo de uma solicitação HTTP, retornado como resposta de um Webhook, etc.


Simulando a saída do módulo usando o Parse JSON

O Toolzz Connect permite simular os dados do módulo existente e realizar testes para o seu cenário. Você pode executar esta operação usando a ferramenta "Parse JSON" na seção Aplicativos.

Passo a passo:

1º passo: execute o módulo cujos dados de saída você deseja simular usando o "Parse JSON".

2º passo: clique na saída resultante acima do módulo.

3º passo: clique em "Download output bundles" no menu suspenso.

4º passo: uma janela contendo os pacotes de saída do módulo original no formato JSON será exibida.

5º passo: copie o conteúdo da janela e clique em "Close".

6º passo: insira o módulo Tools > "Parse JSON" após o módulo original. Abra sua configuração e cole os dados JSON copiados no passo anterior no campo de "string JSON".

7º passo: desvincule o módulo original do cenário. Para isso, clique na chave de ferramentas e depois selecione a opção "Unlink".

Não exclua o módulo original.

8º passo: execute o módulo JSON de simulação e use sua saída em seu cenário em vez da saída do módulo original. Construa e teste seu cenário.


Solução de problemas

Não é possível mapear dados do módulo "Parse JSON".

Certifique-se de que o conteúdo JSON esteja mapeado corretamente no módulo "Parse JSON" e que a estrutura de dados esteja definida corretamente. Consulte a seção acima, processamento JSON para obter mais detalhes.

Pronto! Agora você já sabe tudo sobre a ferramenta "JSON" do Toolzz Connect.

Respondeu à sua pergunta?