COLETAR INPUTS
Eduardo avatar
Escrito por Eduardo
Atualizado há mais de uma semana

1.Texto

O bloco de entrada de texto possibilita solicitar ao usuário uma resposta por escrito.

  • Entrada de texto curto
    Por padrão, a entrada de texto espera uma resposta curta.

  • Entrada de texto longo
    Você também pode solicitar ao usuário uma resposta de texto mais extensa ativando essa opção nas configurações de entrada.

2. Email

Solicite um endereço de e-mail ao usuário.

A mensagem de nova tentativa será exibida sempre que o Toolzz Bots detectar que o e-mail não está formatado corretamente.Entretanto, ele não verifica se o endereço de e-mail é válido. Para essa validação, será necessário acionar um bloco Webhook e utilizar uma API de serviço de validação de e-mails.

3.Data

O bloco de entrada "Data" oferece a possibilidade de solicitar uma data ao usuário. Você pode especificar uma data particular ou um intervalo, e até mesmo incluir o horário desejado.

A entrada usará o seletor de data nativo dependendo do dispositivo e navegador usado para responder ao bot.

Exemplos de formatação de data:

dd(dia)
MM(mês)

yyyy(ano)

HH(hora)
mm(minuto)
ss(segundo)

  • dd - MM - yyyy

  • dd - MM - yyyy HH: mm : ss

  • dd / MM/ yy

  • dd / MM / yyyy HH: mm:ss

  • d.MM.yy

4.Botão

O bloco de entrada de Botões oferece a possibilidade de apresentar opções predefinidas ao usuário, seja para escolha única ou múltipla.

  • Escolha única

    O fluxo pode ser direcionado instantaneamente com base na seleção de um único botão, vinculando cada opção a um caminho específico dentro do seu fluxo.

  • Escolha múltipla
    O usuário poderá selecionar mais de um botão.

  • Respostas diferentes baseadas em múltiplas escolhas

Se você quiser ter respostas diferentes com base nas múltiplas opções selecionadas pelo usuário:

  1. Salve a resposta em uma variável.

  2. Adicione um bloco “Condição”.

  3. Adicionar comparações com base no valor desta variável.

  • Itens dinâmicos

Em vez de adicionar itens manualmente, você também pode exibir uma lista dinâmica de itens com base em uma variável.

Isto é útil quando você deseja exibir uma lista de itens de outra fonte de dados. Para que isso funcione, primeiro você precisa ter certeza de que a variável que está usando contém uma lista de valores. Esta lista pode ser extraída de um bloco de integração como o Planilhas Google.

5.Pagamento

O bloco de entrada "Pagamento" permite receber o pagamento. Você primeiro precisa adicionar seu Stripe.

Passo a passo

1º passo: clique em "Configure" dentro do bloco de pagamentos.

2º passo: clique no botão "Add Stripe account".

3º passo: um pop-up com alguns campos surgirá.

  • 1. O nome da conta pode ser qualquer coisa que você desejar, não é algo que precisa vir do Stripe.

  • 2. Insira chaves de teste, que serão usadas na visualização para fins de teste. Elas podem ser encontradas aqui: https://dashboard.stripe.com/test/apikeys

  • 3. Insira as chaves ativas, que serão usadas no bot publicado. Elas podem ser encontradas aqui: https://dashboard.stripe.com/apikeys

🚨Se você quiser usar as chaves de teste no bot publicado, você só precisa preencher as chaves de teste no campo de chaves ativas.

4º passo: clique no botão "Connect", que ficará disponível assim que os campos do passo 3 forem preenchidos.

Depois de ter uma conta Stripe, você pode selecioná-la e configurar sua entrada para ativar Cartões, Apple Pay, Google Pay, Alipay, WeChat Pay etc.

Certifique-se de habilitar qualquer método de pagamento que você gostaria que aparecesse em seu painel do Stripe nestaURL: https://dashboard.stripe.com/settings/payment_methods.

6.Arquivo

Colete arquivos do seu usuário através do bloco de "Arquivo".

  • Nesse espaço é permitido HTML.

  • Tamanho máximo permitido: você só pode enviar arquivos com até 10 MB. Se precisar enviar algo maior, peça para a pessoa carregar o arquivo em um serviço como Google Drive ou Dropbox e compartilhar o link com você.

  • Visibilidade: escolha se deseja que os links dos arquivos sejam públicos ou privados. Se optar por mantê-los privados, só poderá acessá-los se estiver logado na sua conta Toolzz Bots.

    Lembre-se de que se os arquivos estiverem privados, não poderá usar o link deles em outros blocos como anexo no bloco de enviar email ou outros. Esses blocos não poderão ler esses arquivos.

7.Número

Solicite um número ao usuário. É possível definir um número mínimo, máximo e um passo.

8.Website

Solicite uma URL ao usuário. O bloco de "Website" verificará se a URL está formatada corretamente.

A mensagem de nova tentativa será exibida sempre que a plataforma detectar que o email não está formatado corretamente.

Ele não verificará se o endereço de email é válido . Para fazer isso, você terá que acionar um bloco "Webhook/API" e chamar uma API de serviço de validação de e-mail.

9.Telefone

Com esse bloco é possível solicitar um número de telefone ao usuário e verificar se ele está formatado corretamente. Ele garante que o número seja armazenado em um formato consistente. Você pode escolher o código do país padrão ou deixá-lo como internacional.

10.Seleção de imagem

Ofereça ao usuário opções predefinidas ilustradas com uma imagem, opções de escolha única ou opções múltiplas. Para configuração avançada, verifique o passo a passo do bloco "4.Botão", funciona da mesma maneira.

🚨Atenção!
Essa opção não reflete no WhatsApp, apenas adapta.

11.Avaliação

Solicite uma avaliação, de 0 a 10, ao usuário. Esse bloco é personalizável, você pode definir um intervalo, números ou um ícone personalizado e rótulos inferiores.

  • Ícone personalizado

Para inserir um ícone personalizado, você precisará inserir conteúdo SVG. Deve começar **<svg>**e terminar com </svg>.

Pronto! Agora você já sabe como utilizar os blocos de entrada.

Respondeu à sua pergunta?