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COMO COLETAR INPUTS NO TOOLZZ BOTS?
Atualizado há mais de uma semana

Sobre

"Input" significa entrada de dados. As funcionalidades dos "Inputs" são ferramentas essenciais para coletar informações dos usuários durante a interação com o bot. Elas permitem que você crie campos para entrada que vão coletar dados de texto, e-mail, data, arquivo e muito mais.

Usando os blocos de Inputs, você pode coletar dados específicos e personalizar a experiência do usuário com base nas respostas fornecidas. Nesta categoria encontramos blocos de funcionalidades:

  • Texto;

  • E-mail;

  • Data;

  • Botão;

  • Pagamento;

  • Arquivo;

  • Número;

  • Website;

  • Telefone;

  • Seleção de Imagem;

  • Avaliação.

Neste artigo, vamos explorar como configurar e utilizar essas funcionalidades para otimizar a coleta de informações no seu bot.

❗Informação importante

Em vários campos dos blocos de inputs você vai se deparar com o botão com desenho de uma pessoa. Esse botão serve para inserir ou criar variáveis. As variáveis são dados, como o nome, respostas a perguntas específicas ou qualquer informação relevante coletadas ao longo da conversa com o usuário.

Ao clicar neste botão é possível inserir uma variável já existente. Também há como criar uma variável digitando seu nome no campo de busca e depois clicando no botão "Criar".

As variáveis poder podem ser usadas nos inputs para acrescentar informações personalizadas aos itens adicionados ao bot.

Além disso, todo bloco arrastado para o fluxo recebe um título padrão no grupo. No entanto, você pode modificar esse título para facilitar a identificação.

Texto

O input "texto" permite que os usuários digitem respostas de forma livre durante a interação com o bot. Esse tipo de input é flexível e pode ser usado em diversas situações para capturar dados essenciais e personalizar a experiência da conversa.

O bloco de texto possibilita solicitar ao usuário uma resposta curta ou longa.

Exemplo visão do usuário bloco bubble de texto + bloco input de texto:

Passo a passo

1º passo: insira um bloco de texto no fluxo do bot. Para isso, clique no input "Texto" e arraste para a tela de edição do bot. Em seguida, clique no campo "Digite sua resposta".

2º passo: por padrão, o bloco é configurado para receber uma resposta de texto curta. Caso queira coletar um resposta de texto longa ative a chave da opção "Texto longo?".

❗Informação importante

As configurações dos demais campos do formulário funcionam da mesma forma para reposta de texto curto ou longo.

3º passo: preencha os demais campos do formulário.

  • Placeholder: texto de exemplo que aparece dentro do campo de entrada antes do usuário começar a digitar. Ele serve como dica ou instrução sobre o que deve ser inserido naquele campo, desaparecendo quando o usuário começa a digitar.
    Exemplo: Digite seu nome.

  • Legenda do botão: é o texto exibido no botão que o usuário clica para enviar ou confirmar a entrada de texto. Ele deve indicar claramente a ação que será realizada.

    Exemplos: "Enviar", "Confirmar" ou "Próximo".

  • Salve a resposta em uma variável: essa opção permite armazenar a resposta do usuário em uma variável específica. Ou seja, o dado será guardado com um nome identificador, que pode ser usado posteriormente no fluxo da conversa.

    Digite o nome da variável no campo e depois clique em "Criar".
    Exemplo: Nome do lead.

Email

O input "e-mail" serve para coletar o endereço de e-mail dos usuários, garantindo que o dado inserido seja um endereço no formato correto. Esse tipo de input é útil para registros, assinaturas de newsletters, ou qualquer situação onde seja necessário capturar um e-mail para comunicação futura.

Uma mensagem de nova tentativa será exibida sempre que o Toolzz Bots detectar que o e-mail não está formatado corretamente (por exemplo, sem o @). Entretanto, ele não verifica se o endereço de e-mail é válido. Para essa validação, será necessário acionar um bloco Webhook e utilizar uma API de serviço de validação de e-mails.

Exemplo visão do usuário bloco bubble de texto + bloco input de e-mail:

Passo a passo

1º passo: insira um bloco de e-mail no fluxo do bot. Para isso, clique no input "Email" e arraste para a tela de edição do bot. Em seguida, clique no campo "Digite sua resposta".

2º passo: preencha os demais campos do formulário.

  • Placeholder: texto de exemplo que aparece dentro do campo de entrada antes do usuário começar a digitar. Ele serve como dica ou instrução sobre o que deve ser inserido naquele campo, desaparecendo quando o usuário começa a digitar.
    Exemplo: Digite seu e-mail.

  • Legenda do botão: é o texto exibido no botão que o usuário clica para enviar ou confirmar a entrada de texto. Ele deve indicar claramente a ação que será realizada.

    Exemplos: "Enviar", "Confirmar" ou "Próximo".

  • Mensagem de nova tentativa: é possível personalizar a mensagem que avisará ao usuário que o e-mail não está no formato correto.

    Exemplo: Este não é um e-mail válido. Poderia digitá-lo novamente?

  • Salve a resposta em uma variável: essa opção permite armazenar a resposta do usuário em uma variável específica. Ou seja, o dado será guardado com um nome identificador, que pode ser usado posteriormente no fluxo da conversa.

    Digite o nome da variável no campo e depois clique em "Criar".
    Exemplo: E-mail lead.

Data

O input "Data" permite que os usuários selecionem uma data específica a partir de um calendário interativo. Ele serve para coletar informações relacionadas a datas, como datas de nascimento, agendamentos de compromissos ou datas de eventos. Esse tipo de input facilita a entrada de dados precisos e formatados corretamente, melhorando a experiência do usuário e a precisão das informações coletadas.

É possível solicitar uma data específica, inclusive incluindo às horas ou um intervalo de tempo. O input usará o seletor de data nativo do dispositivo ou navegador usado para responder ao bot.

Exemplo visão do usuário bloco buuble de texto + bloco input de data:

Passo a passo

1º passo: insira um bloco de data no fluxo do bot. Para isso, clique no input "Data" e arraste para a tela de edição do bot. Em seguida, clique no campo "Selecione uma data".

2º passo: preencha os demais campos do formulário.

  • Ative a chave da opção "Intervalo?" para permitir que o usuário selecione duas datas, para marcar o início e o fim de um período. Com a opção ativada aparecerão duas novas opções:

    • Legenda de: insira um texto descritivo que será exibido junto ao campo onde o usuário selecionará a data de início do intervalo. Por exemplo, "Data de início".

    • Legenda até: igual ao campo anterior, mas será exibido onde é selecionada a data de fim do intervalo. Por exemplo, "Data de término".

  • Ative a chave da opção "Com tempo?" para adicionar campos de seleção de hora ao input de data, permitindo ao usuário escolher além de uma data, também um horário.

  • Legenda do botão: insira um texto que será exibido no botão usado para confirmar a seleção da data. Por exemplo, "Confirmar".

  • A opção "Min" define a data mínima que o usuário pode selecionar. Por exemplo, se você quiser permitir que os usuários escolham datas apenas a partir de 1º de janeiro de 2024, configure o campo com "01-01-2024".

  • A opção "Máx" define a data máxima que o usuário pode selecionar. Por exemplo, se se os usuários podem escolher datas até 31 de dezembro de 2024, configure como "31-12-2024".

  • Formatar: defina como a data selecionada será exibida. Você pode usar formatos como "DD/MM/AAAA" para exibir a data como "31/12/2024".

    • Exemplos de formatação de data sendo dd para dia / MM para mês / yyyy para ano / HH para hora / mm para minuto / ss para segundo:

      • dd - MM - yyyy

      • dd - MM - yyyy HH: mm : ss

      • dd / MM/ yy

      • dd / MM / yyyy HH: mm:ss

      • d.MM.yy

  • Salve a resposta em uma variável: essa opção permite armazenar a resposta do usuário em uma variável específica. Ou seja, o dado será guardado com um nome identificador, que pode ser usado posteriormente no fluxo da conversa.

    Digite o nome da variável no campo e depois clique em "Criar".
    Exemplo: Data da reunião x.

Botão

O input "botão" permite adicionar botões interativos na conversa, que os usuários podem clicar para selecionar uma opção ou realizar uma ação específica. Ele serve para simplificar a interação, guiando os usuários de forma clara e direta através de escolhas predefinidas, como "Sim" ou "Não", "Próximo" ou "Anterior", ou qualquer outra ação relevante.

Exemplo visão do usuário bloco bubble de texto + bloco input de botão + bloco bubble de texto de novo:

Passo a passo

1º passo: insira um bloco de botão no fluxo do bot. Para isso, clique no input "Botão" e arraste para a tela de edição do bot.

2º passo: clique no campo "Clique aqui para editar" e digite o que você quer que apareça escrito no seu botão. Exemplo: SIM.

Para adicionar mais botões, passe o mouse por cima do botão já criado e clique no ícone de "+".

3º passo: clique no ícone com o desenho de um quadro e um check, localizado do lado esquerdo do botão criado e preencha o formulário.

  • "Múltipla escolha?": quando ativada, essa opção permite que os usuários cliquem em vários botões para selecionar múltiplas respostas em vez de apenas uma. Neste caso, independente do que selecionar, poderá ser direcionado à apenas um fluxo.

    Com a opção desativada, o usuário pode escolher apenas um botão. Assim, é possível vincular cada botão à um fluxo, e o caminho do usuário será definido de acordo com a opção que ele escolher.

    • Legenda do botão de envio: o que estará escrito no botão que o usuário deve clicar após selecionar múltiplas respostas. Exemplo: Enviar.

  • "É pesquisável?": esta opção permite que os botões sejam pesquisáveis, ou seja, o usuário filtrar e encontrar rapidamente a opção desejada entre os botões disponíveis.

    • Placeholder do input: será o texto de instrução que aparecerá dentro do campo de pesquisa antes do usuário começar a digitar. Serve para orientar sobre o que pode ser digitado. Exemplo: "Procure por uma opção".

  • Dados dinâmicos: permite que o conjunto de botões apresentados ao usuário seja gerado dinamicamente com base nas variáveis salvas. Para isso, selecione as variáveis na lista.

  • Salve a resposta em uma variável: permite que a escolha do usuário seja salva em uma variável específica. Isso facilita o uso da resposta em outras partes da conversa ou para processamento posterior. Digite o nome da variável no campo e depois clique em "Criar". ​Exemplo: Resposta usuário X.

4º passo: passando o mouse por cima de cada botão criado, aparecerá um botão com o ícone de engrenagem.

Se quiser criar condições específicas para definir se um botão será exibido para determinados usuários, clique na engrenagem e ative a opção "Condição de exibição".

5º passo: clique no botão "Adicionar comparação" e preencha os campos.

  • Pesquise uma variável: insira uma variável que contém um dado já coletado pelo bot. Exemplo: Idade.

  • Selecione um operador: o operador define a lógica de comparação que será usada para avaliar a condição. Por exemplo, se você quer que o botão apareça apenas se a variável for maior que um determinado valor, você pode selecionar "Greater than" (maior que).

  • Digite um valor: insira o valor que será comparado com o valor da variável selecionada. Por exemplo, se a condição é exibir o botão apenas quando a variável "idade" é maior que 18, você colocará "18" neste campo.

Com esta configuração, este botão só será exibido se o valor da variável "idade" for maior que 18, permitindo que você controle dinamicamente o fluxo de conversa baseado em condições específicas.

Pagamento

O bloco de input de pagamento coleta informações de pagamento, como detalhes do cartão de crédito ou outras formas de pagamento suportadas, e processa a transação de forma segura.

🚨 Atenção!

Você precisa ter uma conta ativa e configurada na Stripe.

O bloco "Pagamento" não funciona ao embedar o bot no WhatsApp.

Exemplo visão do usuário bloco bubble de texto + bloco input de pagamento:

Passo a passo

1º passo: insira um bloco de pagamento no fluxo do bot. Para isso, clique no input "Pagamento" e arraste para a tela de edição do bot.

2º passo: clique em "Configure" para iniciar as configurações.

Na opção "Conta", clique em "Selecionar conta Stripe" e, se ainda não se conectou na sua conta Stripe, clique em "+ Nova Conexão".

3º passo: preencha o formulário de conexão.

  • Nome da conta: dê um nome para sua conta;

  • Chaves teste: insira chaves de teste, que serão usadas na visualização do bot. Elas podem ser encontradas aqui: https://dashboard.stripe.com/test/apikeys

  • Chaves de produção: insira as chaves ativas, que serão usadas no bot publicado. Elas podem ser encontradas aqui: https://dashboard.stripe.com/apikeys

  • Clique no botão "Connect", que ficará disponível quando os campos estiverem preenchidos.

❗Informações importantes

  • Se você quiser usar as chaves de teste no bot publicado, você só precisa inseri-las no campo "Chaves de produção".

  • Habilite os métodos de pagamento (Cartões, Apple Pay, Google Pay, Alipay, WeChat Pay etc.) que você deseja que apareça no seu painel do Stripe nesta URL: https://dashboard.stripe.com/settings/payment_methods .

4º passo: após selecionar sua nova conexão no campo "Conta", termine de realizar as configurações:

  • Valor do preço: defina o valor da transação. Pode ser um valor fixo ou calculado com base nas escolhas do usuário anteriores no fluxo (use uma variável);

  • Moeda: escolha em qual moeda ocorrerá a transação;

  • Legenda do botão: insira o que estará escrito no botão de compra. Exemplo: Pagar

  • Mensagem de sucesso: escreva uma mensagem para ser enviada quando a transação for realizada com sucesso. Exemplo: Transação realizada com sucesso!

  • Em informações adicionais você pode inserir mais informações sobre a compra preenchendo os campos ou usando variáveis já coletadas pelo bot.

Arquivo

O input "Arquivo" permite que os usuários enviem arquivos diretamente através da conversa com o bot. Ele serve para coletar documentos, imagens, ou qualquer outro tipo de arquivo que o usuário precise enviar, facilitando processos como envio de formulários, anexos para suporte técnico, ou qualquer situação onde seja necessário receber arquivos dos usuários.

Exemplo visão do usuário bloco bubble de texto + bloco input de arquivo:

1º passo: insira um bloco de upload de arquivo no fluxo do bot. Para isso, clique no input "Arquivo" e arraste para a tela de edição do bot.

2º passo: clique em "Coletar arquivo" e configure os campos do formulário.

  • Ative esta opção para tornar o upload de arquivos obrigatório, permitindo que o usuário prossiga na conversa apenas após a conclusão do envio;

  • Ative a chave desta opção para permitir que os usuários façam o upload de vários arquivos ao mesmo tempo;

  • Placeholder é um texto que aparecerá dentro do campo de upload antes que o usuário interaja com ele. Serve como uma instrução ou exemplo, ajudando a guiar o usuário. Você pode usar código HTML simples para personalizar esse texto;

  • Labels

    • A "Legenda do botão" é o texto exibido no botão que o usuário clica para confirmar o upload do arquivo. Exemplo: Enviar.

    • Esta mensagem será exibida ao usuário após o upload bem-sucedido de um arquivo. Exemplo: Arquivo enviado.

  • Use este campo para determinar quem pode ver os arquivos enviados. "Público" significa que qualquer pessoa com o link pode ver os arquivos. "Privado" significa que apenas os membros deste workspace podem ver os arquivos. "Auto" significa que os arquivos serão públicos se carregados pela web, mas privados se carregados pelo WhatsApp.

    O link de arquivos privados não pode ser usado em outros blocos como, por exemplo, no campo anexo no bloco de enviar e-mail ou outros.

  • Salve a URL carregada numa variável: essa opção permite armazenar a resposta do usuário em uma variável específica. Ou seja, o dado será guardado com um nome identificador, que pode ser usado posteriormente no fluxo da conversa.

❗Informação importante

Só é possível enviar arquivos com até 10 MB. Se precisar enviar algo maior, peça para o usuário carregar o arquivo em um serviço como Google Drive ou Dropbox e compartilhar o link com você.

Número

O input "Número" permite que o usuário insira apenas valores numéricos durante a conversa com o bot. Ele é útil para coletar informações como idades, quantidades, valores monetários ou qualquer dado que precise ser registrado em formato numérico. Ele ajuda a garantir que o usuário forneça apenas números, evitando erros e simplificando a validação dos dados.

Exemplo visão do usuário bloco bubble de texto + bloco input de número maior ou igual a 18:

1º passo: insira um bloco número no fluxo do bot. Para isso, clique no input "Número" e arraste para a tela de edição do bot.

2º passo: clique em "Digite um número" e configure os campos do formulário.

  • Placeholder: é o texto que aparece no campo de input antes de o usuário digitar qualquer coisa. Ele serve como uma dica visual para o usuário sobre o que deve ser inserido. Exemplo: Insira sua idade;

  • Legenda do botão: é o texto exibido no botão que o usuário clica para confirmar a informação. Exemplo: "Enviar";

  • Mín: defina o valor mínimo que o usuário pode inserir. É útil para garantir que os números inseridos estejam dentro de um intervalo válido. Por exemplo, você pode definir como 18 se o fluxo for somente para usuários maiores de idade;

  • Máx: defina o valor máximo que o usuário pode inserir. Ele ajuda a restringir as respostas a um intervalo específico. Por exemplo, você pode definir como 60 se o fluxo for somente para usuários que não sejam idosos;

  • Intervalo: determina o intervalo entre os números permitidos. Por exemplo, se o intervalo for definido como 5, o usuário só poderá inserir números como 5, 10, 15, 20, etc. Se não quiser restringir a entrada a intervalos específicos, deixe esse campo em branco;

  • Salve a resposta em uma variável: essa opção permite armazenar a resposta do usuário em uma variável específica. Ou seja, o dado será guardado com um nome identificador, que pode ser usado posteriormente no fluxo da conversa.

    Exemplo: idade.

Website

O input "website" permite que o usuário insira um endereço de site ou URL durante a interação com o bot. Ele serve para coletar links de sites, páginas específicas ou qualquer URL que seja relevante para o fluxo da conversa. Ele ajuda a garantir que o usuário forneça um endereço de site válido, facilitando a coleta de informações relacionadas a websites.

Exemplo visão do usuário bloco bubble de texto + bloco input de website + bloco bubble de imagem:

1º passo: insira um bloco de website no fluxo do bot. Para isso, clique no input "Website" e arraste para a tela de edição do bot.

2º passo: clique em "Insira uma URL" e configure os campos do formulário.

  • Placeholder: é o texto que aparece no campo de input antes de o usuário digitar qualquer coisa. Ele serve como uma dica visual para o usuário sobre o que deve ser inserido. Exemplo: Insira uma URL;

  • Legenda do botão: é o texto exibido no botão que o usuário clica para confirmar a informação. Exemplo: "Enviar";

  • Mensagem de nova tentativa: o bloco de "Website" verificará se a URL está formatada corretamente, caso não esteja, será enviada uma mensagem para o usuário tentar novamente. Exemplo: Esta URL não está no formato correto. Verifique o link e envie novamente.

    🚨Atenção: a plataforma não verificará se a URL de e-mail é válida. Para isso, será preciso acionar um bloco "Webhook/API" e chamar uma API de serviço de validação de URL.

  • Salve a resposta em uma variável: essa opção permite armazenar a resposta do usuário em uma variável específica. Ou seja, o dado será guardado com um nome identificador, que pode ser usado posteriormente no fluxo da conversa. Exemplo: URL.

Telefone

O input "telefone" serve para coletar números de telefone de forma padronizada, garantindo que o formato esteja correto e possa ser utilizado posteriormente. Esse tipo de input é ideal para capturar informações de contato, como número de celular, telefone fixo ou whatsapp de maneira rápida e eficaz.

Exemplo visão do usuário bloco bubble de texto + bloco input de telefone:

1º passo: insira um bloco de telefone no fluxo do bot. Para isso, clique no input "Telefone" e arraste para a tela de edição do bot.

2º passo: clique em "Escreva seu telefone" e configure os campos do formulário.

  • Placeholder: é o texto que aparece no campo de input antes de o usuário digitar qualquer coisa. Ele serve como uma dica visual para o usuário sobre o que deve ser inserido. Exemplo: Insira seu número de whatsapp;

  • Legenda do botão: é o texto exibido no botão que o usuário clica para confirmar a informação. Exemplo: "Enviar";

  • País padrão: defina o código do país que será usado, automaticamente, quando o usuário inserir um número de telefone ou escolha a opção "Internacional" para que o próprio usuário preencha essa código. Isso é útil para padronizar a coleta de números de telefone, especialmente se a maioria dos usuários for de um determinado país.

  • Mensagem de nova tentativa: o bloco verificará se o número está formatado corretamente, caso não esteja, será enviada uma mensagem para o usuário tentar novamente. Exemplo: Este número não está no formato correto. Corrija e envie novamente.

  • Salve a resposta em uma variável: essa opção permite armazenar a resposta do usuário em uma variável específica. Ou seja, o dado será guardado com um nome identificador, que pode ser usado posteriormente no fluxo da conversa. Exemplo: whatsapp.

Seleção de imagem

O input "seleção de imagem" permite que o usuário escolha entre imagens pré-definidas que o bot apresenta. Funciona como um botão, mas em formato de imagem. Isso é útil em situações onde o bot precisa que o usuário selecione uma imagem específica de um conjunto, como para ilustrar preferências, escolher entre diferentes produtos, ou personalizar uma experiência.

Exemplo visão do usuário bloco bubble de texto + bloco input de seleção de imagem:

🚨Atenção!

O bloco "Seleção de imagem" não funciona ao embedar o bot no WhatsApp.

1º passo: insira um bloco de seleção de imagem no fluxo do bot. Para isso, clique no input "Seleção de imagem" e arraste para a tela de edição do bot.

2º passo: clique no bloco de imagem e configure os campos do formulário.

  • Imagem: clique em "Escolha uma imagem" e adicione a imagem que o usuário verá e poderá selecionar. É possível inserir uma imagem no seu bot de quatro maneiras diferentes.

    • Na aba "Link", insira a URL da imagem que deseja incorporar ao bate-papo do bot.

    • Na aba "Upload", clique em "Escolha uma imagem", e faça o upload de uma imagem do seu computador.

    • Em "Giphy" use a barra de busca para encontrar um GIF. Depois, é só clicar na opção desejada para que ela seja inserida no bot.

    • Em "Unsplash" use a barra de busca para encontrar uma imagem neste banco de dados. Em seguida, é só clicar na imagem deseja para que ela seja inserida no bot.

    • Na aba "Icon" selecione o ícone que desejar. É possível buscar ícones de cores diferentes, para isso clique no ícone de círculo colorido, localizado ao lado da barra de busca, e selecione uma cor clicando nas cores já disponíveis, cores avançadas ou incluindo o código da cor.

  • Título: serve como uma breve descrição ou rótulo da imagem. Ele ajuda o usuário a entender o que cada imagem representa. Exemplo: Praia;

  • Descrição: fornece mais detalhes sobre a imagem, ajudando o usuário a tomar uma decisão mais informada sobre sua escolha. É um complemento ao título. Exemplo: Caminhar em uma praia deserta;

  • Se quiser criar condições específicas para definir se uma imagem será exibida para os usuários, ative a chave da opção "Condição de exibição". Clique no botão "Adicionar comparação" e preencha os campos.

    • Pesquise uma variável: insira uma variável que contém um dado já coletado pelo bot. Exemplo: Idade.

    • Selecione um operador: o operador define a lógica de comparação que será usada para avaliar a condição. Por exemplo, se você quer que a imagem apareça apenas se a variável for maior que um determinado valor, você pode selecionar "Greater than" (maior que).

    • Digite um valor: insira o valor que será comparado com o valor da variável selecionada. Por exemplo, se a condição é exibir a imagem apenas quando a variável "idade" é maior que 18, você colocará "18" neste campo.

Com esta configuração, este imagem só será exibida se o valor da variável "idade" for maior que 18, permitindo que você controle dinamicamente o fluxo de conversa baseado em condições específicas.

3º passo: para adicionar mais imagens, passe o mouse por cima da imagem já criada, clique no ícone de "+" e repita as configurações ensinadas nos passos anteriores.

Avaliação

O input "avaliação" permite que o usuário dê uma nota ou avaliação durante a interação com o bot, utilizando estrelas ou ícone personalizado. Ele serve para coletar feedback de forma rápida e intuitiva, permitindo que o usuário expresse sua satisfação ou opinião sobre um produto, serviço, ou experiência.

Exemplo visão do usuário bloco bubble de texto + bloco input de avaliação:

1º passo: insira um bloco de avaliação no fluxo do bot. Para isso, clique no input "Avaliação" e arraste para a tela de edição do bot.

🚨Atenção!

O bloco "Avaliação" não funciona ao embedar o bot no WhatsApp.

2º passo: clique em "Avalie de 0 a 10" e configure os campos do formulário.

  • Máximo: insira o valor máximo que deseja para a avaliação. Exemplo: se você definir 10, o usuário poderá escolher de 1 a 10 estrelas ou números;

  • Tipo: defina o formato visual da avaliação, escolhendo entre números ou ícones. Ao selecionar uma das opções, novos campos de personalização serão exibidos.

    • Numbers: o usuário escolherá números específicos como forma de avaliação;

    • Starts At: defina o número inicial a partir do qual a avaliação começa;

    • Icons: cada ícone representará um nível de avaliação, por exemplo, 1 estrela pode significar "ruim" e 5 estrelas "excelente". O usuário clica no ícone que representa sua opinião, e a quantidade de ícones selecionados reflete a nota que ele está dando. O ícone padrão é estrela;

    • Ative a chave da opção "Customizar ícone" para usar um ícone personalizado para a avaliação;

    • Ícone SVG: insira um ícone personalizado em formato SVG através do código específico deste formato;

  • Legenda 1: adicione um texto descritivo para a avaliação mais baixa. Exemplo: Muito ruim;

  • Legenda 10: adicione um texto para a avaliação mais alta. Exemplo: Excelente;

  • Ative a chave da opção "Enviar em um clique" para permitir que o usuário envie sua avaliação imediatamente ao clicar na nota desejada;

  • Ao deixar a opção anterior desmarcada, você precisará definir a legenda do botão que o usuário precisará clicar para enviar sua avaliação. Exemplo: Enviar;

  • Salve a resposta em uma variável: essa opção permite armazenar a resposta do usuário em uma variável específica. Ou seja, o dado será guardado com um nome identificador, que pode ser usado posteriormente no fluxo da conversa. Exemplo: avaliação atendimento.

Pronto! Agora você já sabe como utilizar os blocos de input do Toolzz Bots.

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