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PUBLIQUE SEU PRIMEIRO BOT
Atualizado há mais de uma semana

Antes de prosseguirmos, é importante que conheça o nome de algumas funcionalidades do Toolzz Bots. Vamos sempre repetir esses nomes e, assim, eles se tornarão mais familiares para você e nossas explicações farão mais sentido.

  • Em vermelho, temos selecionado um exemplo de "Categoria". São quatro categorias ao todo;

  • Já em verde, você pode ver selecionado um exemplo de "Bloco". Cada categoria possui vários blocos;

  • Em rosa, é possível ver um exemplo de "Grupo". Os grupos são formados por blocos. É importante ressaltar que esses blocos podem ser de diferentes categorias.

Passo a passo:

1º passo: clique em "Criar Bot".

2º passo: selecione a opção "Comece do zero".

3º passo: dê um título para o seu bot.

Nesse tutorial, vamos construir um bot que disponibiliza conteúdos de aprendizado da plataforma Toolzz Bots.

4º passo: na categoria "Conteúdos do bot", clique no bloco de texto, mantenha o botão do mouse pressionado e arraste o bloco para dentro do fluxo.

Em seguida, insira uma mensagem de boas-vindas no balão de texto. Esta mensagem será enviada para o usuário em forma de texto.

❗Informação importante
As configurações e edições no bot são salvas de forma automática.

5º passo: repare que ao inserir um bloco dentro do fluxo um grupo é criado automaticamente. Você pode alterar seu título e empilhar vários blocos diferentes dentro desse mesmo grupo.

Altere o título do grupo e arraste mais um bloco de texto para dentro dele. Digite uma pergunta.

6º passo: insira um bloco de texto da categoria "Coletar inputs". Isso permitirá que o usuário digite uma resposta.

Você pode salvar a resposta do usuário em uma variável e utilizar esse dado em outro bloco. Para isso, clique em "Salve a resposta em uma variável" e selecione a variável desejada.

7º passo: o bloco "Start" serve para indicar em qual parte o bot vai iniciar.

Para ligar esse bloco no grupo criado, clique na bolinha no final deste bloco, mantenha o botão do mouse precionado e arraste a seta até o grupo desejado. Repare que ele ficará selecionado.

Informação importante

Sempre que desejar conectar um grupo ou um bloco em outro, basta repetir este mesmo processo.

8º passo: utilize a opção "Visualizar", localizada na barra superior, para ver e testar o funcionamento do bot que está criando.

9º passo: crie outro grupo com um bloco de texto e escreva uma mensagem utilizando a variável coletada na resposta do usuário.

Para inserir a variável clique no ícone representado pelo desenho de uma pessoa e selecione a variável desejada.

🚨Atenção!

Você deve clicar no ícone e selecionar a variável após posicionar o ponteiro do mouse na parte do texto que ela deve aparecer.

No exemplo da imagem abaixo, quando o ponteiro estava posicionada após a palavra "Olá" selecionamos a variável "nome".

Lembre-se de sempre ligar os caminhos clicando na bolinha e arrastando para outro grupo ou bloco específico.

10º passo: insira o bloco "Botão" logo abaixo do texto enviado pelo bot. Digite o texto ou palavra que vai aparecer no botão.

Se quiser inserir mais um botão, basta passar o mouse no botão criado e clicar no ícone de "+". Assim, aparecerá um novo campo para inserir o nome do novo botão. Você pode criar quantos quiser.

11º passo: no primeiro botão vamos criar o caminho que leva para uma imagem com um link de redirecionamento. Para isso, arraste o bloco de imagem para dentro do fluxo e clique no bloco.

12º passo: acesse a aba "Link" e preencha as informações:

  • No primeiro campo, insira o link da imagem;

  • Habilite a chave "Link ao clicar";

  • Um novo campo aparecerá. Insira a URL para qual o usuário será redirecionado ao clicar na imagem.


Visualização do caminho:

13º passo: no segundo botão vamos inserir um vídeo seguido de uma avaliação.

Na avaliação, vamos definir o seguinte cenário: se o usuário avaliar o vídeo com uma nota menor que 5, será encaminhado um e-mail para o time de produção de conteúdo. Se a resposta for maior que 5, o usuário receberá um GIF.

Para isso, arraste os blocos de vídeo (categoria Conteúdos do bot) e avaliação (categoria Coletar inputs) para dentro do mesmo grupo, nessa ordem.

14º passo: no bloco de vídeo, insira o link do vídeo (Youtube, Vimeo, Gumiet, TikTok ou outra plataforma de vídeos).

🚨Atenção

Na configuração de alguns blocos, ao passar o mouse sobre ele, você vai se deparar com um botão com duas setas opostas. Clicando nele é possível expandir o formulário.

15º passo: configure o formulário de avaliação:

  • Máximo: nota máxima que pode ser dada na avaliação;

  • Tipo: escolha se a avaliação será feita por números ou ícones;

  • Legenda: escreva uma legenda para sinalizar o que significa uma avaliação baixa e uma avalição alta. Por exemplo: "Bom" e "Excelente".

  • Salvar resposta em uma variável: salve a resposta do usuário em uma variável para usarmos no bloco de condição.

16º passo: adicione um bloco de condição e clique em "Adicionar uma comparação".


17º passo: preencha o formulário de acordo com as instruções abaixo:


1. Selecione a variável criada no formulário de avaliação ("Resposta avaliação");
2. Clique em "Less than" (menor que);
3. Digite o número 5.

18º passo: clique no ícone de "+" e repita o processo, altere somente a opção 2 para "Greater than" (maior que).

Definindo o caminho para quando a resposta for menor que 5.

19º passo: siga as instruções abaixo:


1. Arraste um bloco de texto e insira uma pergunta;
2. Arraste um input de texto para coletar a resposta do usuário;

3. Insira outro boco de texto de agradecimento;
4. Arraste um bloco de e-mail, da categoria "Integrações", para enviar um e-mail com os dados coletados.

Visualização do caminho:


🚨Atenção

No bloco de e-mail, é possível personalizar a mensagem utilizando variáveis coletadas no bot. Para isso, digite no campo "Subject" a mensagem que deseja enviar para o time de produção de conteúdo e clique no ícone representado pelo desenho de uma pessoa para inserir variáveis.


E-mail que o time receberá:

Definindo o caminho para quando a resposta for maior que 5.

20º passo: arraste o bloco de imagem. Em seguida, clique na aba "Giphy" e selecione a opção desejada.


Visualização do caminho:


Ao clicar em um grupo você vai se deparar com quatro botões:

1. Ícone de seta para o lado: atalho para a pré visualização somente desse grupo;
2. Ícone de dois quadrados sobrepostos: duplicar grupo;
3. Ícone com a letra "i" dentro de um círculo: copiar ID do grupo;
4. Ícone de lixeira: excluir grupo.


21º passo: clique na aba "Visual" e vamos personalizar a identidade visual do seu bot.

22º passo: clique na categoria "Global" e habilite ou desabilite o logo do Toolzz Bots.


23º passo: ative e personalize a barra de progresso.

24º passo: em "Fonte", selecione a opção "Google" e escreva o nome da fonte do texto do bot.


25º passo: em "Plano de fundo", selecione a opção "Cor". Em seguida, no campo "Cor do plano de fundo" clique no seletor de cores e escolha a cor do plano de fundo do seu bot.


❗Informação importante

Ao lado do menu de configurações, você visualiza, em tempo real, as customizações realizadas.


26º passo: clique na categoria "Chat" e ative o botão "Avatar do bot". Em seguida, clique na foto de perfil para inserir a imagem do avatar do bot. Você pode inserir a imagem através de um link, upload, emoji, GIF, imagens ou ícones.

  • Recomendação de tamanho da imagem: 128x128, PNG.

27º passo: se quiser que apareça uma imagem de avatar para as respostas dos usuários, habilite o botão "Avatar do usuário" e insira a imagem realizando o mesmo processo.


28º passo: personalize o texto, o plano de fundo e a borda de cada elemento do chat.

29º passo: acesse a aba "Configurações".

30º passo: na opção "Geral" você pode ativar ou desativar algumas funcionalidades:

  • Preencher inputs: se habilitado, as entradas serão pré-preenchidas, automaticamente, sempre que sua variável associada tiver um valor;

  • Ocultar parâmetros de consulta no início do bot : se habilitado, os parâmetros de consulta ficarão ocultos quando o bot for iniciado;

  • Lembrar usuário: se habilitado, permite salvar o estado da sessão de bate-papo no armazenamento do navegador do usuário. Isso significa que se ele responder a uma pergunta e fechar o chat, na próxima vez que ele abrir, o chat estará no mesmo estado de antes.

    Existem duas opções de armazenamento:

    • Armazenamento da sessão: o estado do bate-papo será salvo no navegador do usuário. Ele estará disponível apenas no mesmo dispositivo e navegador, mas será excluído quando o usuário fechar a guia atual ou o navegador.

    • Armazenamento local: o estado do bate-papo será salvo no navegador do usuário e será lembrado permanentemente. Ele estará disponível apenas no mesmo dispositivo e navegador da web.

31º passo: em "Emulação de Digitação", personalize a velocidade de digitação do seu bot.

  • Simular digitação: aparecerá reticências "..." para simular que o bot está digitando uma resposta;

  • Palavras por minuto: determine quantas palavras por minuto o seu bot simulará digitar. Quanto maior o número de palavras, mais ágil será o seu bot;

  • Atraso máximo: defina o máximo de atraso (em segundos) para o bot enviar uma resposta;

  • Desabilitar na primeira mensagem: permite desabilitar a emulação de digitação na primeira mensagem. Isso é útil se você deseja diminuir o tempo de exibição da primeira mensagem;

  • Atraso entre mensagens: adicione um atraso entre cada mensagem enviada pelo bot. O padrão é zero, mas você pode aumentá-lo em até cinco segundos.


​32º passo: em "Metadata" você personaliza a aparência do cartão de visualização que aparece quando a URL do bot é compartilhada no discord ou no instagram, por exemplo.

No formulário, insira um ícone, uma imagem, um título e descrição nos campos indicados.

Veja os exemplos:

  • Discord

  • Instagram

33º passo: clique no botão "Publicar" para seguir para os próximos passos.

🚨Atenção

Se avançar para os próximos passos com o bot despublicado, algumas funcionalidades ficarão bloqueadas e aparecerá uma mensagem informando que você deve publicar o bot para prosseguir.

34º passo: clique na aba "Embed". Nessa área, vamos configurar a incorporação do bot em um ambiente.

35º passo: clique em "Editar" para alterar a URL. Depois, clique em "Copiar". Acesse esse link para ser redirecionado para o bot.

Lembrando que para esse link funcionar o seu bot deve estar publicado.

❗Informação importante

Também é possível adicionar um domínio personalizado.

36º passo: clique em um dos ambientes disponíveis para incorporar o seu bot.

37º passo: escolha a forma que o bot aparecerá para o usuário.

  1. Standard: incorpore seu bot em formato de container;

  2. Popup: incorpore seu bot em forma de popup;

  3. Bublle: incorpore seu bot em uma bolha de chat.

Veja um exemplo abaixo:

38º passo: clicando na opção desejada, você tem acesso a um passo a passo, personalizado, de como incorporar o seu bot nesse ambiente.

39º passo: após configurar e publicar o seu bot, acompanhe as respostas dos usuários através da aba "Resultados".

40º passo: clique em "Today" para selecionar uma opção e visualizar os resultados em perídos específicos.

Escolha entre "Today" (hoje), "Last 7 days" (nos últimos sete dias), "Last 30 days" (nos últimos 30 dias), "Year to date" (acumulado do ano até a data) ou "All time" (todo o tempo).

41º passo: clique no ícone de três pontos.

Na opção 1 "Column settings" é possível ocultar campos dos resultados. Para isso basta clicar no ícone de olho de cada item.

A opção 2 "Export all" possibilita exportar os resultados.

42º passo: clique na aba "Analytics" para ver alguns dados como:a quantidade de visualizações, inícios, taxa de conclusão e porcentagem de usuários que abandonaram determinado caminho.

Pronto! Agora você já sabe como criar e publicar um bot.

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