Sobre
As funções ampliam a funcionalidade de um AI chatbot, permitindo que ele processe informações e gere respostas adequadas às consultas dos usuários.
Cada função no chatbot é como um bloco de construção, responsável por uma tarefa específica, como analisar uma entrada do usuário, consultar uma base de dados ou API, e formular uma resposta.
Passo a passo
1º passo: no menu lateral, clique na opção "Funções".
2º passo: clique no botão "+ Criar Função".
Se for sua primeira função, você verá um botão no meio da tela.
Se você já possuir funções criadas, o botão aparecerá no canto superior direito da tela.
4º passo: preencha o formulário com as informações solicitadas.
Dê um nome para identificar sua função;
Exemplo: "Previsão do tempo".Breve descrição: a AI utiliza o que está escrito neste campo para entender o que esta função faz. É essencial usar a descrição para explicar, de forma explicita e didática, o objetivo da função e quando a AI deve utilizá-la.
Exemplo: "Esta função fornece ao usuário a previsão do tempo com base em sua localização atual. Se a localização não puder ser identificada, a previsão do tempo para São Paulo será retornada por padrão."
🚨Atenção!
Os campos são de preenchimento obrigatório.
5º passo: insira uma foto para a função.
Outputs
Os outputs (saídas) se referem às informações que a inteligência artificial vai captar na conversa com usuário para dar uma resposta específica. Quando você cria uma função em um chatbot, você, geralmente, define o que a função deve fazer com base nas entradas que recebe e, em seguida, gera as saídas correspondentes.
No nosso exemplo, se a função receber "Rio de Janeiro" como localização, ela vai acessar uma fonte de dados, como uma API de previsão do tempo, e obter as informações meteorológicas atualizadas para o Rio de Janeiro. Se não receber informação sobre a localização, considerará sempre a previsão para a cidade de São Paulo.
6º passo: clique em "Novo Item" para criar um output.
7º passo: preencha as informações necessárias.
Propriedade: se refere a um atributo específico do output que está sendo definido. Ela define o tipo de informação que será incluída na resposta do chatbot.
Exemplo: Localização.Tipo:
String: ao definir uma propriedade como tipo string, você está indicando que o valor associado a essa propriedade será tratado como texto. Isso é útil para mensagens de texto, descrições, nomes e outras informações que não requerem cálculos matemáticos.
Number: indica que o valor da propriedade é um número. É útil quando você precisa lidar com valores numéricos, como quantidades, preços, pesos, e assim por diante. Isso permite que o chatbot execute cálculos matemáticos ou manipule números de maneira adequada.
Descrição: será usada para conseguir escutar, dentro da mensagem enviada pelo usuário, a informação definida no campo "Propriedade".
Exemplo: "Identifique a localização do usuário, se não encontrar, considere sempre a cidade de São Paulo".Obrigatório: determina se essa função é obrigatória ou não. Se no seu código está escrito que essa informação é necessária, então ela precisa ser obrigatória.
Basta clicar nela para ativar (a chave fica colorida) ou desativar (a chave fica cinza) a função.
8º passo: para salvar as configurações e criar o output, clique no botão com o ícone de check "✅".
🚨Atenção!
Clicando no botão com ícone de "x" você descarta a criação do output e todas as configurações realizadas.
9º passo: após salvar o output você tem a opção de editá-lo, clicando no botão com a imagem de um lápis ou excluí-o, clicando no botão com o desenho de uma lixeira.
Função Javascript
Na criação de um chatbot, a função JavaScrip, é um bloco de código que executa uma tarefa específica quando chamado ou invocado. Ela é usada para processar as entradas, tomar decisões com base nelas e gerar as saídas correspondentes.
Por exemplo, você pode ter uma função JavaScript que recebe uma pergunta do usuário, consulta uma base de conhecimento ou API para encontrar a resposta e, em seguida, retorna a resposta para o usuário.
As funções JavaScript permitem que você defina a lógica por trás das interações do chatbot, desde a compreensão das entradas do usuário até a geração das respostas adequadas. Elas ajudam a tornar o chatbot inteligente e responsivo às necessidades dos usuários.
Clique no botão "Instruções" para ter acesso a informações relevantes sobre a criação da função.
Clicando no botão "Veja um exemplo" o box para digitação do código será preenchido com um exemplo de código de função.
10º passo: use o box para colar ou escrever o código da sua função.
11º passo: após realizar todas as configurações, clique no botão "Criar".
Gerenciando funções
Todas as funções criadas, ficam dispostas em formatos de cards na página de funções.
12º passo: clique no botão "Configuração" para editar as propriedades da função.
13º passo: clique no botão com desenho de três pontos para ter acesso às opções de duplicar ou excluir a função.
14º passo: essa chave indica se sua função está ativa ou não no chatbot.
Basta clicar nela para ativar (a chave fica colorida) ou desativar (a chave fica cinza) a função.
Pronto! Agora você já sabe tudo sobre "Funções" no Toolzz AI.