Passar para o conteúdo principal
COMO CRIAR E EDITAR AS NOTIFICAÇÕES DA PLATAFORMA?

ADMINISTRADOR / NOTIFICAÇÕES

Atualizado há mais de 5 meses

Sobre

As notificações são uma ferramenta poderosa para os administradores otimizarem sua gestão e se manterem informados sobre o funcionamento da plataforma.

A plataforma possui algumas notificações nativas do sistema, mas você pode criar as suas próprias notificações personalizadas de acordo com seu modelo de negócio.

Criar, personalizar e gerenciar notificações é uma etapa essencial para aprimorar a experiência dos administradores e usuários da plataforma.

Como funciona

Na página de notificações você pode adicionar ou editar um tipo de notificação, escolher a qual funcionalidade da plataforma ela será relacionada, qual ação vai gerar essa notificação, em quais escolas ela estará ativa, além de personalizar a mensagem que o usuário receberá.

Você pode escolher se a notificação será enviada na plataforma, por meio de um alerta, via e-mail ou pela duas formas, tendo a flexibilidade de escolher o canal mais conveniente para seu modelo de negócio.

Passo a passo

1º passo: na tela de login, informe seu e-mail, senha e clique em “Entrar”.

2º passo: acesse o menu lateral clicando no ícone com três traços, localizado no canto superior esquerdo da tela.

3º passo: clique na opção "Configurações".

4º passo: escolha o item "Notificações".

5º passo: se você estiver criando uma notificação, clique no botão "Adicionar".

Se você estiver editando uma notificação, escolha a notificação que deseja editar e clique no ícone de três pontos referente a ela.

E depois clique no ícone da opção editar, representado pelo desenho de um quadro e um lápis.

6º passo: você terá acesso ao formulário de configuração de notificação. Lembrando que ele é o mesmo e as funcionalidades se comportam da mesma maneira caso esteja criando ou editando uma notificação.

Preencha ou edite o formulário:

  • Título da notificação: é o nome da notificação no seu painel de notificações, ele é gerado, automaticamente, de acordo com a "Ação" que você escolher";

  • Funcionalidade: a qual funcionalidade da plataforma a notificação se refere;

  • Ação: escolha a ação que será notificada ao usuário. As opções desse campo mudam de acordo com a opção escolhida em "Funcionalidade";

  • Escola: escolha em qual ou quais escolas essa notificação estará ativa e será mostrada;

  • Notificação por: escolha se a notificação será enviada por e-mail, por alerta na própria plataforma ou pela duas opções. Para isso, clique no checkbox da opção desejada. Repare que quando a opção está ativada o checkbox fica colorido.

7º passo: se você ativou a opção de enviar a notificação por alerta, este é o momento de configurá-la.

Repare, que ao escolher a "Ação" os campos "Titulo do alerta" e "Descrição do alerta" são preenchidos automaticamente. Mas você pode editá-los e personalizá-los.

No campo "Título do alerta" insira o título da mensagem que o usuário vai receber.

8º passo: na caixa de texto digite a mensagem personalizada que o usuário vai receber quando essa notificação for enviada.

Repare que existem alguns botões que podem ser usados para inserir informações importadas da plataforma, de forma automática, na mensagem. Para isso, basta colocar o cursor na posição do texto que deseja adicionar a informação e clicar no botão referente a ela.

Por exemplo: ao clicar no botão "NOME" a plataforma vai inserir, de forma automática, o nome do usuário na mensagem quando ela for enviada.

🚨Atenção!

Você deve clicar no ícone e selecionar a variável após posicionar o ponteiro do mouse na parte do texto que ela deve aparecer.

No exemplo abaixo, quando o ponteiro estava posicionado após a palavra "Olá" selecionamos a variável "nome".

9º passo: se você ativou a opção de enviar a notificação por e-mail, este é o momento de configurá-la.

A configuração é praticamente igual da notificação por alerta:

  • Assunto do E-mail: título do e-mail que chegará para o usuário em sua caixa de entrada;

  • Descrição do e-mail: mensagem personalizada que o usuário vai receber quando essa notificação for enviada;

    Nessa opção você também pode usar as variáveis que importam informações da plataforma automaticamente.

Lembrando que você pode escolher que a notificação seja enviada pelas duas formas, ao mesmo tempo.

10º passo: após realizar todas as edições clique no botão "Salvar".

Caso esteja editando uma notificação, uma mensagem de confirmação da ação aparecerá. Clique em "OK".

Pronto! Agora você já sabe como criar e editar notificações da plataforma.

Respondeu à sua pergunta?