Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesToolzz Chat - Tutoriais Configurações iniciais ⚙️
COMO CRIAR E CONFIGURAR CAIXA DE ENTRADA DE WHATSAPP NO TOOLZZ CHAT?
COMO CRIAR E CONFIGURAR CAIXA DE ENTRADA DE WHATSAPP NO TOOLZZ CHAT?
Atualizado há mais de uma semana

Sobre

Neste tutorial você aprenderá a criar uma caixa de entrada do tipo WhatsApp. Ele explica como criar e usar as configurações adicionais. Uma caixa de entrada é um canal que liga seu site ao Toolzz Chat.

Neste artigo, vamos falar sobre a utilização do provedor Clould do WhatsApp (ou API WhatsApp). Sendo assim, mostraremos também como fazer as configurações necessárias na Meta e no Facebook Business para a utilização da API em questão.

Passo a passo

Para usar a API WhatsApp Cloud, você precisa primeiro criar um aplicativo de desenvolvedor da Meta e depois configurar um usuário do sistema no Facebook Business para obter o token permanente. Falaremos sobre como realizar essas duas tarefas abaixo.

Configurando aplicativo do WhatsApp Bussines

Para iniciar, sua empresa precisa ter uma conta verificada no Facebook Business.

1º passo: acesse a página da Meta para Desenvolvedores e clique em "Começar" no canto superior direito da tela.

2º passo: faça seu login e depois escolha em qual conta você deseja conectar o app.

3º passo: na próxima página que você deve definir para quê o aplicativo será usado, escolha a opção "Outro'.

4º passo: no momento de selecionar um tipo de aplicativo, escolha a opção "Empresas".

5º passo: dê um nome para seu aplicativo, insira o e-mail de contato do aplicativo e clique em "Criar aplicativo".

6º passo: no meu lateral acesse a opção "WhatsApp" e depois clique em "Configurações de API".

A Etapa 1 de configuração é selecionar o número de WhatsApp que será usado.
Caso ainda não tenha números cadastrados, clique em "Adicionar telefone".

E depois disso, terá acesso ao ID do Número de telefone e ao ID de identificação da conta do WhatsApp Business. Você vai precisar desses dois números para configurar sua caixa de entrada no Toolzz Chat.

Obtendo número de Token definitivo

7º passo: acesse Facebook Business, faça login em sua conta. Clique em "Configurações" no menu lateral. Depois, escolha a opção "Usuários do sistema" e clique no botão "Adicionar".

Dê um nome para o sistema de usuário, escolha a opção "Employee" e clique em "Create system user".

8º passo: após a criação do usuário do sistema, clique no botão "Gerar token", referente a ele.

9º passo: na janela que se abrirá, defina para qual aplicativo deseja gerar um token. Escolha o aplicativo que acabou de criar na Meta (como explicamos na primeira parte deste tutorial).

Depois, defina o tempo de expiração do token. Recomendamos a opção "Nunca" para não ter que gerar novos tokens e fazer novas configurações no Toolzz Chat.

Por último, selecione as permissões. Clique na checkbox de seleção das opções de "WhatsApp Business Management" e "WhatsApp Business Messaging".

Pronto! Seu token será gerado. Você vai precisar desse token para configurar sua caixa de entrada no Toolzz Chat.

Criando uma caixa de entrada de WhatsApp no Toolzz Chat

1º passo: no menu lateral, clique na opção de "Configurações", representada pelo ícone de uma engrenagem. Em seguida, clique na opção "Caixas de Entrada".

2º passo: clique em "Adicionar Caixa de Entrada".

3º passo: escolha a opção "WhatsApp".

4º passo: defina seu provedor de API.

Neste artigo, vamos falar sobre provedor Clould do WhatsApp (ou API WhatsApp).

3º passo:

  • Dê um nome para sua Caixa de Entrada;

  • Insira o número de telefone que será usado pelo WhatsApp;

  • Informe o ID do número de telefone gerado durante a criação do aplicativo na Meta;

  • Informe o ID da Conta de Negócios (ID de identificação da conta do WhatsApp Business) gerado durante a criação do aplicativo na Meta;

  • Insira sua Chave da API (Token permanente) gerado após a configuração de usuário de usuário do sistema no Facebook Business.

Para finalizar, clique no botão "Criar canal do WhatsApp".

4º passo: adicione agentes para gerenciar sua caixa de entrada recém-criada. Somente esses agentes selecionados terão acesso a ela. Os agentes que não fazem parte dela não poderão ver ou responder mensagens nesta caixa de entrada.

Clique na seta para baixo do seletor. Selecione o nome de um ou mais agentes existentes na plataforma. Caso queira desfazer uma seleção, clique no "x" referente ao nome.

Para finalizar, clique no botão "Adicionar agente".

Você criou com sucesso uma caixa de entrada de WhatsApp.

Configurações adicionais de caixa de entrada de WhatsApp

1º passo: clique no botão "Mais configurações" para acessar as configurações adicionais.

💡Dicas

  • Clicando no botão “Leva-me lá ”, você vai para a página da caixa de entrada recém-criada.

  • Na página de Caixas de Entrada, clicando no ícone de engrenagem da caixa de entrada, você também tem acesso a essa página de configurações adicionais.

2º passo: na aba "Configurações" você terá acesso a várias opções.

  • Imagem do Canal: faça o upload de uma imagem para sua caixa de entrada;

  • Se quiser, edite o nome da caixa de entrada;

  • Ativar saudação do canal: ao escolher a opção "Ativado", uma caixa de texto aparecerá. Digite o texto de uma saudação que será enviada, automaticamente, quando uma nova conversa for criada;

  • Habilitar CSAT: ao escolher a opção "Ativado", uma pesquisa de satisfação do cliente será enviada após a conversa ser resolvida;

  • Centro de Ajuda: se houver centros de ajuda configurados na sua plataforma, você pode escolher um deles para anexar a esta caixa de entrada;

  • Bloquear para conversa única: você pode definir se deseja ativar ou desativar várias conversas para o mesmo contato nesta caixa de entrada;

    Para finalizar, clique no botão "Atualizar".

3º passo: na aba "Colaboradores" você pode gerenciar os agentes desta caixa de entrada.

  • Agentes: adicione ou remova agentes na caixa de entrada e depois clique em atualizar;

  • Atribuição de conversa

    • Ao ativar a opção "Habilitar atribuição automática" será feita a atribuição automática de novas conversas aos agentes adicionados a essa caixa de entrada;

    • Com a opção anterior ativada, você pode definir o "Limite de atribuição automática", ou seja, o número máximo de conversas desta caixa de entrada que pode ser atribuído, automaticamente, a um agente. Para isso, basta digitar um número no campo de texto.

Para salvar as configurações, clique em "Atualizar".

4º passo: na aba "Horário de funcionamento" você pode definir o horário que sua equipe de atendimento estará disponível.

Marque a caixa de seleção da opção "Permitir a disponibilidade de negócios para essa caixa de entrada" se você tem um horário comercial bem definido.

Ao ativar a funcionalidade, novas opções de configuração aparecerão. Você pode escrever sua mensagem para ser exibida ao cliente fora do horário comercial e também pode selecionar o horário comercial disponível para cada dia da semana, juntamente com o fuso horário adequado.

No final, clique no botão "Atualizar configurações do horário comercial".

5º passo: clique na aba “Configuração” para encontrar seu Token de verificação do Webhook (você vai precisar dele na última parte de configurações na Meta), a Chave API do WhatsApp e um campo para atualizar a chave API, caso necessário.

6º passo: na última aba, chamada "Configuração do Bot", se quiser, você pode atribuir um Agent Bot, previamente configurado, à sua caixa de entrada. Eles podem lidar com as conversas iniciais e transferi-las para um agente humano quando necessário.

Clique em "Ativar" para validar a seleção do Agent Bot ou em "Desconectar Bot" para desvincular o bot da sua caixa de entrada.

Configurando URL de retorno de Webhook na Meta

1º passo: ainda na criação de aplicativos de WhatsApp na meta, a Etapa 3 é de configuração para receber mensagens. Clique em "Configurar Webhooks".

Você pode acessar essa opção através do menu lateral > WhatsApp > Configurações.

2º passo: na parte de Webhook, no campo "URL de retorno de chamada" insira ou edite (caso já tenha utilizado outro token) o token gerado na criação de caixa de entrada do Toolzz Chat.

Como editar ou excluir uma caixa de entrada no Toolzz Chat

Nesta página você verá todas as Caixas de entradas já criadas.

1º passo: caso queira editar uma caixa de entrada, clique no ícone de engrenagem referente a ela.

Se quiser excluir uma caixa de entrada, clique no ícone com um "x" dentro de um círculo. Uma mensagem para confirmação da exclusão aparecerá. Digite o nome da caixa de entrada e depois clique no botão de excluir.

Pronto! Você já sabe como criar e configurar uma caixa de entrada do tipo WhatsApp no Toolzz Chat.

Respondeu à sua pergunta?