Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesToolzz LXP/LMS - TutoriaisConfigurações ⚙️Integrações
COMO ATIVAR E CONFIGURAR MODERAÇÃO PRÉVIA E MANUAL DE CONTEÚDO?
COMO ATIVAR E CONFIGURAR MODERAÇÃO PRÉVIA E MANUAL DE CONTEÚDO?

ADMINISTRADOR / CONFIGURAÇÕES / INTEGRAÇÕES

Atualizado há mais de 5 meses

Sobre

A moderação de conteúdos é um mecanismo que permite os administradores realizarem o controle dos conteúdos criados por professores antes que eles sejam publicados.

Esse mecanismo está presente na plataforma de acordo com o plano ou plugins contratados.

Como funciona

Existem dois tipos de moderação para conteúdos criados por professores que podem ser ativadas nas integrações da plataforma:

  • Moderação prévia em que o administrador vai definir critérios de aprovação para um curso, conteúdo exclusivo ou conteúdo avulso e quando esses critérios forem atendidos, o conteúdo será aprovado, automaticamente.

  • Moderação manual em que o administrador precisará aprovar cada curso, manualmente, para que só então ele seja publicado na plataforma.

❗Informação importante

Quando as opções de moderação estão desativadas, todos os conteúdos criados por professores são, automaticamente, publicados.

Passo a passo

1º passo: na tela de login, informe seu e-mail, senha e clique em “Entrar”.

2º passo: acesse o menu lateral clicando no ícone com três traços, localizado no canto superior esquerdo da tela. Clique na opção "Configurações" e depois escolha o item "Integrações".

Ativando moderação prévia de conteúdo

A moderação prévia permite que o administrador defina critérios para a aprovação, automática, de novo curso ou conteúdo antes deles serem publicados na plataforma.

Por exemplo: será definido que o título do curso deve conter, no mínimo, cinco caracteres e, no máximo, 30. Então, se o curso criado atender esse critério, ele será publicado automaticamente.

3º passo: role a página até encontrar a opção "Ativar moderação prévia".

Para ativar a função, basta clicar na chave de ativação referente a ela. Repare que, quando ativada, a chave fica colorida. Para desativar a funcionalidade basta clicar na chave novamente. Quando desativada, ela fica cinza.

Sempre que ativar ou desativar a chave, uma mensagem de confirmação da ação aparecerá. Clique em "OK" para confirmar.

Configurando moderação prévia de conteúdo

Após ativar a chave de moderação prévia de conteúdo, é preciso definir os critérios que serão usados para aprovar ou não os cursos, conteúdos exclusivos e conteúdos avulsos.

5º passo: acesse o menu lateral clicando no ícone com três traços, localizado no canto superior esquerdo da tela. Clique na opção "Meu conteúdo" e depois escolha o item "Moderação de Conteúdo".

Lembrando que este item estará disponível de acordo com o plano ou plugins contratados.

6º passo: certifique-se que está na aba "Moderação prévia", isso porque, caso a moderação manual de conteúdo também esteja ativa na sua plataforma, mais abas aparecerão neste local.

7º passo: nesta página você pode ver todos os itens que podem ser ativados como critério de moderação para aprovação tanto de cursos e conteúdos exclusivos, quanto de conteúdos avulsos.

Primeiro, você precisa editar o critério de aprovação do item que deseja. Neste tutorial vamos usar o item "Título" de curso/conteúdo exclusivo como exemplo.

Então, clique no ícone de edição, representado pelo desenho de um quadro e um lápis.

8º passo: na janela que se abrirá, defina o critério de aprovação do item. Neste caso de "Título", será o número de caracteres.

Insira o número mínimo e máximo de caracteres que o título deve conter para o conteúdo ser aprovado, clique em "Salvar" e depois em "OK" na mensagem de confirmação.

❗Informação importante

Cada item terá um critério de aprovação diferente. Por exemplo, em "Duração total" você vai definir o número mínimo e máximo de minutos.

9º passo: clique na chave de ativação do item para ativá-lo como critério de aprovação. Repare que, quando ativada, a chave fica colorida.Para desativar o item basta clicar na chave novamente. Quando desativada, ela fica cinza.

Sempre que ativar ou desativar a chave, uma mensagem de confirmação da ação aparecerá. Clique em "OK" para confirmar.

💡Dica

Repita o mesmo processo com os outros itens que deseja ativar como critério de aprovação.

Ativando moderação manual de conteúdo

Ao ativar a funcionalidade de moderação manual de conteúdo, o administrador precisa aprovar, manualmente, um curso para que, só assim, ele seja publicado na plataforma.

Com essa funcionalidade ativada, ao criar um curso, o professor não verá o botão "Publicar" e sim o botão "Enviar para análise".

1º passo: acesse o menu lateral clicando no ícone com três traços, localizado no canto superior esquerdo da tela. Clique na opção "Configurações" e depois escolha o item "Integrações".

2º passo: role a página até encontrar a opção "Ativar moderação manual".

Para ativar a função, basta clicar na chave de ativação referente a ela. Repare que, quando ativada, a chave fica colorida. Para desativar a funcionalidade basta clicar na chave novamente. Quando desativada, ela fica cinza.

Sempre que ativar ou desativar a chave, uma mensagem de confirmação da ação aparecerá. Clique em "OK" para confirmar.

Gerenciando aprovações da moderação manual de conteúdo

Com a moderação manual ativada para cursos, sempre que um professor criar cursos, o administrador vai precisar aprová-lo para serem publicados e disponibilizados para os alunos.

3º passo: acesse o menu lateral clicando no ícone com três traços, localizado no canto superior esquerdo da tela. Clique na opção "Meu conteúdo" e depois escolha o item "Moderação de Conteúdo".

Lembrando que este item estará disponível de acordo com o plano ou plugins contratados.

4º passo: certifique-se que está na aba "Solicitações", isso porque, caso a moderação prévia de conteúdo também esteja ativa na sua plataforma, a aba "Moderação prévia" também aparecerá neste local.

Nesta página você verá todos os cursos que os professores criaram.

Na primeira coluna é mostrado o título do curso. Na segunda, quem criou o curso. Na terceira coluna é possível ver a data em que este conteúdo foi enviado para análise. Na última coluna estão os botões de ações que podem ser aplicadas ao item.

5º passo: clicando no ícone com o desenho de um olho, uma nova aba se abrirá no seu navegador onde você poderá visualizar a página de detalhes deste curso, ou seja, como ele aparecerá para os alunos.

6º passo: clique no ícone de check "✅" para aprovar este curso. Ele será publicado e disponibilizado para os alunos. Clique no botão "Aprovar" e depois em "OK" para confirmar a ação.

7º passo: clique no ícone de x "❌" para reprovar este curso e ele não será publicado.

Uma nova janela se abrirá. Nela você pode escolher se reprova todos os conteúdos desse curso ou apenas algum conteúdo específico. Depois de definir a aprovação dos conteúdos clique no botão "Próximo".

Na próxima página você pode escolher entre editar o conteúdo reprovado ou não. No campo "Justificativa" escreva uma mensagem para ser enviada para o criador do conteúdo. Para finalizar clique em "Confirmar".

8º passo: clicando no ícone de três pontos você tem acesso à opção de editar este curso ou excluí-lo.

9º passo: na aba "Recusados" ficarão listados todos os cursos que foram reprovados. Já na aba "Histórico" ficarão listados todos os registros de moderação manual de cursos.

Pronto! Agora você já sabe como ativar moderação prévia ou manual de conteúdo.

Respondeu à sua pergunta?