Sobre
Na parte de integrações do bot, é possível integrar com várias plataformas externas que podem ser usadas para melhorar ainda mais a experiência dos usuários e otimizar os processos da sua empresa.
Neste artigo você encontrará mais informações sobre as seguintes integrações:
Analytics
HTTP
E-mail
Toolzz Connect
Toolzz Chat
Agent Bot
Pixel
OpenAI
QR Code
ElevenLabs
Passo a passo
1º passo: no fluxo do bot, role o menu lateral até encontrar a parte de integrações.
2º passo: para adicionar um bloco de integração ao fluxo do bot, basta clicar no item e arrastá-lo até a posição desejada. Depois, dê um nome ao grupo para identificá-lo.
No GIF abaixo, usamos o bloco e-mail como exemplo:
Integrando com plataformas externas
Analytics
A integração com Analytics permite monitorar e analisar o desempenho dos chatbots em tempo real, fornecendo insights valiosos sobre o comportamento dos usuários, a eficácia das interações e o engajamento geral. É possível acompanhar métricas como número de conversas, tempo médio de resposta, taxa de conclusão de objetivos e identificar pontos de melhoria. Isso permite otimizar continuamente o chatbot, melhorar a experiência do usuário e atingir metas estratégicas com maior precisão.
Clique em "Configure" e preencha as informações do formulário para configurar o bloco:
Measurement ID: o ID de métricas pode ser encontrado no dashboard do Google Analytics. Em caso de dúvidas, consulte o artigo de ajuda da Google clicando aqui.
Event action: defina qual evento de ação vai acontecer. Saiba mais sobre eventos no artigo de ajuda da Google clicando aqui.
Se quiser, clique em "Avançado" para realizar configurações avançadas relacionadas ao Google Analytics.
HTTP
A integração com HTTP request permite que o chatbot se comunique diretamente com APIs externas, enviando e recebendo dados em tempo real. Isso amplia as funcionalidades do chatbot, possibilitando a execução de operações dinâmicas como consultas a bancos de dados, envio de informações a sistemas externos, obtenção de dados atualizados, e personalização de respostas baseadas em informações contextuais. Assim, o bot pode oferecer respostas mais precisas e relevantes, melhorando a experiência dos usuários.
Clique em "Configure" e preencha as informações do formulário para configurar o bloco:
Insira a URL do endpoint da API que você deseja chamar.
Ative a chave "Advanced configuration" para ter acesso às configurações avançadas.
Method: define o tipo de solicitação HTTP que será feita (por exemplo, GET, POST, PUT, DELETE). Cada método tem um propósito específico:
GET: solicita dados de um servidor.
POST: envia dados para um servidor para criar/atualizar um recurso.
PUT: atualiza dados em um servidor.
DELETE: remove dados de um servidor.
Query params: parâmetros adicionados ao final da URL na forma de chave=valor (ex.:
?chave1=valor1&chave2=valor2
). Usados para passar informações adicionais ao servidor, geralmente para filtrar ou modificar a solicitação.Headers: informações adicionais enviadas junto com a solicitação HTTP. Podem incluir dados como tipo de conteúdo (
Content-Type
), autenticação (Authorization
), entre outros. Eles ajudam o servidor a entender como processar a solicitação.Body: contém os dados enviados no corpo da solicitação, principalmente em métodos como POST e PUT. Pode estar em diferentes formatos, como JSON, XML, ou formulário de dados.
Advanced parameters: parâmetros adicionais que permitem configurações como opções de timeout, que define o tempo máximo que a solicitação HTTP pode levar para receber uma resposta do servidor.
Variable values for test: usados para testar a solicitação. São úteis para simular diferentes cenários e verificar se a integração está funcionando conforme o esperado, sem a necessidade de modificar o código ou a configuração principal.
A integração com e-mail permite que o chatbot envie e-mails automaticamente durante ou após interações com os usuários. Isso é útil para várias finalidades, como: enviar confirmações de pedidos, fornecer informações adicionais solicitadas, realizar follow-ups ou encaminhar informações para a equipe de suporte. Com essa funcionalidade é possível melhor a comunicação e o engajamento, além de automatizar tarefas administrativas e de suporte, economizando tempo e recursos.
1º passo: clique em "Configure" para ter acesso ao formulário de configuração.
2º passo: caso ainda não tenha realizado uma conexão de e-mail, você precisará criar uma.
No campo "From", clique em "Nova conexão" e preencha o formulário de nova conexão.
Neste tutorial, vamos usar como exemplo uma conexão com a Gmail.
From e-mail: o endereço de e-mail com o qual deseja fazer a conexão.
From name: o nome da pessoa responsável pelo e-mail.
Host: o servidor que hospeda a conta de e-mail. No caso da Gmail, "smtp.gmail.com".
Username: sua identificação para entrar na Gmail, no caso, seu endereço de e-mail.
Password: sua senha da Gmail. Caso possua autenticação de dois fatores na sua conta, você precisará criar uma senha de aplicativo. Saiba mais sore o assunto no artigo de suporte da Google clicando aqui.
Secure: habilite esta chave caso vá utilizar o número de porta "465".
Port number: identificador numérico que indica um canal específico através do qual os dados de e-mail são transmitidos. Use o número "587" para a Gmail.
Para finalizar, clique em "Create".
3º passo: após realizar a conexão com seu e-mail, configure o e-mail que será enviado.
To: endereço de e-mail que vai receber o e-mail.
Advanced:
Reply to: direciona as respostas a um endereço de e-mail diferente daquele que enviou originalmente a mensagem.
Cc: adiciona um endereço de e-mail em cópia.
Bcc: adiciona um endereço de e-mail como cópia oculta.
Subject: insira o assunto do e-mail.
Custom content: ative esta chave para inserir o conteúdo personalizado (corpo de mensagem) do e-mail.
Text: escolha esta opção para criar o conteúdo de e-mail através de texto.
Code: escolha esta opção para criar o conteúdo de e-mail através de código.
Attach files: anexe arquivos que tenham sido coletados previamente no bloco upload de arquivo.
❗Informação importante
Se quiser adicionar uma variável, ou seja, uma informação que já foi coletada pelo bot, em um dos campos, basta clicar no botão com o desenho de uma pessoa e escolher um dos itens.
Toolzz Connect
A integração com o Toolzz Connect permite conectar o chatbot a uma ampla variedade de ferramentas e serviços externos, facilitando a automação de processos e a centralização de dados. Assim, pode interagir com CRMs, ERPs, plataformas de marketing, bancos de dados e outras aplicações, possibilitando ações como atualização de registros, sincronização de dados, execução de workflows complexos e muito mais. Isso aumenta a eficiência operacional e melhora a gestão de informações.
Clique em "Configure" e preencha as informações do formulário para configurar o bloco:
No Toolzz Connect, crie um Webhook. Para saber mais informações sobre o assunto, acesse o artigo de suporte do Connect WEBHOOKS.
Ative a chave "Advanced configuration" para ter acesso às configurações avançadas.
Method: define o tipo de solicitação HTTP que será feita (por exemplo, GET, POST, PUT, DELETE). Cada método tem um propósito específico:
GET: solicita dados de um servidor.
POST: envia dados para um servidor para criar/atualizar um recurso.
PUT: stualiza dados em um servidor.
DELETE: remove dados de um servidor.
Query params: parâmetros adicionados ao final da URL na forma de chave=valor (ex.:
?chave1=valor1&chave2=valor2
). Usados para passar informações adicionais ao servidor, geralmente para filtrar ou modificar a solicitação.Headers: informações adicionais enviadas junto com a solicitação HTTP. Podem incluir dados como tipo de conteúdo (
Content-Type
), autenticação (Authorization
), entre outros. Eles ajudam o servidor a entender como processar a solicitação.Body: contém os dados enviados no corpo da solicitação, principalmente em métodos como POST e PUT. Pode estar em diferentes formatos, como JSON, XML, ou formulário de dados.
Advanced parameters: parâmetros adicionais que permitem configurações como opções de timeout, que define o tempo máximo que a solicitação HTTP pode levar para receber uma resposta do servidor.
Variable values for test: usados para testar a solicitação. São úteis para simular diferentes cenários e verificar se a integração está funcionando conforme o esperado, sem a necessidade de modificar o código ou a configuração principal.
Toolzz Chat e Agente Bot
As duas integrações têm a mesma função: enviar o fluxo da conversa do Toolzz Bots para o Toolzz Chat e, assim, o usuário continuar a conversa com um ser humano.
Com essas integrações, é possível utilizar recursos de comunicação em tempo real, como mensagens instantâneas, transferências para operadores humanos e a utilização de ferramentas colaborativas, proporcionando uma experiência de atendimento mais dinâmica e personalizada. Isso é especialmente útil para oferecer suporte ao cliente, resolver problemas de forma rápida e eficiente, e manter um alto nível de engajamento e satisfação dos usuários.
Configurando Toolzz Chat
A configuração do Toolzz Chat é mais simples, necessitando apenas do token da caixa de entrada para qual deseja enviar a conversa. Nesta integração o usuário passa pela experiência de ter que ser redirecionado para outra janela de conversa. Por exemplo: se for uma janela de chatbot em um site a janela se fechará e abrirá outra, com a conversa do Toolzz Chat.
🚨Atenção!
Só funciona com intergração com a "Caixa de entrada Web" do Toolz Chat. Não funciona para integração com caixa de entrada de WhatsApp. Para esta, use o Agent Bot.
O fluxo do Bot não funciona mais após o bloco de Toolzz Chat.
1º passo: insira o bloco de Toolzz Chat no momento do fluxo que deseja encerrar o fluxo no Bot e enviar para o Toolzz Chat para iniciar interações humana e clique em "Abrir Toolzz Chat". Preencha o formulário.
Insira a Base URL e o "Website token". Essas informações serão encontradas no Toolzz Chat através do caminho: Configurações > Caixas de Entrada > Ícone de configurações da sua caixa de entrada web > aba Configuração > Código Mensageiro script > websitetoken.
Em "Set user details" defina quais informações do usuário atendido você deseja passar do Bot para o Chat. Você pode inserir uma informação ou adicionar variáveis já coletadas pelo chatbot, assim a conversa será iniciada já com dados do contato. Caso não envie os dados, a conversa será aberta como um novo contato.
Configurando Agente Bot
Já para configurar o Agente Bot é preciso construir um fluxo de bot e inseri-lo nele. Além de escolher a ação que o bloco vai realizar e configurá-la. Com o Agente Bot o usuário não passará pela experiencia de mudar de conversa nem de janela de chatbot, tornando o fluxo mais fluido e amigável.
Lembrando que a caixa de entrada no Toolzz Chat deve ser sempre do tipo API.
1º passo: clique em "Configure" e depois em "Select Toolzz Chat Account".
Caso ainda não tenha realizado uma conexão com o Toolzz Chat, você precisará criar uma. Clique em "Create new", preencha o nome da sua conta no Toolzz Chat e insira sua chave API.
Encontre a chave API do Toolzz Chat através do caminho: foto de perfil, localizada no canto inferior esquerdo da tela > Configurações do perfil > role a página até encontrar a opção Token de Acesso > copie o código.
2º passo: após fazer a conexão da conta, em "Select an action" escolha ação que o bloco vai executar e configure os campos correspondentes.
❗Informação importante
Cada ação terá configurações diferentes.
Exemplo de configuração das duas integrações:
Pixel
A integração com o Facebook permite rastrear as interações dos usuários com o chatbot e conectar esses dados às campanhas de publicidade no Facebook. É possível monitorar ações específicas realizadas pelos usuários, como cliques, preenchimento de formulários e conversões, diretamente no ambiente do chatbot. Esses dados são enviados ao Facebook para analisar o comportamento dos usuários, medir a eficácia das campanhas publicitárias, criar públicos personalizados e otimizar as estratégias de engajamento.
1º passo: clique em "Configure" para acessar o formulário de configuração.
Insira seu Pixel ID.
Se quiser pular a inicialização do bot, ative a chave da opção "Skip initialization".
Se deseja rastrear um evento ative a chave "Track event", escolha um evento específico e faça as configurações necessárias.
Para saber mais sobre a integração com o Pixel e encontrar seu Pixel ID, acesse o artigo de suporte a Meta clicando aqui.
OpenAI
A integração com a OpenAI permite que o chatbot utilize avançados modelos de linguagem natural, como o GPT-4, para gerar respostas mais inteligentes, contextuais e humanas. Essa integração aprimora significativamente as capacidades do chatbot, possibilitando conversas mais naturais e fluídas, compreensão e processamento de consultas complexas, e a oferta de respostas detalhadas e precisas.
1º passo: clique em "Configure", depois em "Select OpenAI account" e escolha a opção "Connect New" para conectar sua conta da OpenAI aos Toolzz Bots.
2º passo: insira o nome da sua conta, sua chave API da Open AI e depois clique em "Create".
Gerando uma chave API da Open AI
Caso ainda não tenha uma chave API, clique em "here" na mensagem abaixo do campo "API key". A plataforma vai te redirecionar para a página de login da IA. Faça seu login ou crie uma conta, se ainda não tiver.
Na página de "API keys" clique no botão "+ Create new secret key".
E na janela que se abrirá, dê um nome para sua chave, escolha um tipo de permissão e clique no botão "Create secret key".
Copie a chave gerada para utilizar no formulário do Toolzz Bots.
🚨Atenção!
Salve esta API key em um lugar seguro e acessível. Por motivos de segurança, você não poderá visualizá-la novamente. Se você perder esta chave secreta, precisará gerar uma nova.
3º passo: após ter uma conta da OpenAI conectada, clique em "Customize provider" para customizar seu provedor.
Em seguida, clique em "Selec an action" para selecionar ação que o bloco de OpenAI vai executar. São três tipos de ação disponíveis:
Creation chat completion: integre seu bot com o ChatGPT. Consulte a documentação completa da Open AI clicando aqui.
Ask assistent: integre o bot com seu assistente criado e treinado na OpenAI. Saiba mais sobre Assistentes API no artigo da suporte da Open AI clicando aqui.
Create speech: integre o bot com uma IA que enviará as mensagens em áudio para os usuários. Conheça mais detalhes sobre o assunto no artigo da suporte da Open AI clicando aqui.
QR code
A integração com o QR code permite que o chatbot gere códigos QR dinâmicos que podem ser usados para diversas finalidades, como direcionar usuários para URLs específicas, acessar informações adicionais ou até realizar check-ins em eventos. Para isso, basta que eles escaneiem o código QR com seus dispositivos móveis e se conectem diretamente ao chatbot para obter informações ou realizar ações específicas.
1º passo: clique em "Configure", selecione a opção "Generate a QR Code" e preencha as informações do formulário para configurar o bloco.
Data: insira uma URL de redirecionamento ou qualquer dado de texto que você deseja codificar em um código QR.
Save QR code image URL: selecione ou crie uma variável para salvar o QR code. Ex: "QR code Tutoriais".
2º passo: adicione a variável salva em um bloco, de e-mail ou Toolzz Conecct por exemplo, para enviar o QR Code.
Para enviar o QR dentro da conversa do chatbot, use o bloco de imagem, como mostramos no exemplo abaixo. Insira o bloco de imagem.
3º passo: na aba link, adicione a variável que você usou para salvar o QR code (criada no passo 1 das configurações do QR code). No nosso exemplo, variável "QR code Tutoriais".
Eleven Labs
A integração permite transformar texto em áudio. Isso torna as interações com o bot mais dinâmicas e acessíveis, permitindo que ele fale com os usuários em vez de apenas enviar mensagens de texto. Isso é útil para criar assistentes virtuais, melhorar o atendimento ao cliente e qualquer situação onde a comunicação por voz seja importante.
1º passo: clique em "Configure", depois em "Select ElevenLabs account" e escolha a opção "Connect New" para conectar sua conta da ElevenLabs ao Toolzz Bots.
Insira o nome da sua conta, sua chave API da ElevenLabs e depois clique em "Create".
Veja como criar sua chave API consultando o artigo de suporte da ElevenLabs clicando aqui.
2º passo: após conectar uma conta, o campo "Select an action" aparecerá. Clique nele e escolha a opçãp "Convert text to speech".
Digite o texto que deseja transformar em áudio.
Escolha o "Voice ID" que será usado.
Selecione o "Model ID" para definir qual modo de conversão será usado.
Selecione ou crie uma variável para salvar esse áudio.
Caso tenha dúvidas sobre as configurações da ElevenLabs, acesse a documentação de suporte da plataforma clicando aqui.
Pronto! Agora você já sabe como integrar o Toolzz Bots com plataformas externas.