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COMO CONFIGURAR A CENTRAL DE AJUDA E CRIAR ARTIGOS NO TOOLZZ CHAT?
COMO CONFIGURAR A CENTRAL DE AJUDA E CRIAR ARTIGOS NO TOOLZZ CHAT?

Saiba como criar e gerenciar portais, categorias e artigos.

Atualizado há mais de um mês

Sobre

Com a funcionalidade "Central de Ajuda" é possível criar portais onde seus clientes podem encontrar artigos e tutoriais com respostas rápidas e detalhadas para suas perguntas e dúvidas, sem precisar de contato com o time de suporte.

Você pode personalizar esse portal, organizando-o em categorias para facilitar a navegação, permitindo que os usuários encontrem facilmente o que procuram. Crie artigos dentro dessas categorias, abordando desde perguntas frequentes até guias detalhados, garantindo que seus clientes tenham sempre à mão as informações necessárias para resolverem problemas por conta própria, o que melhora a eficiência do suporte e a satisfação do cliente.

Passo a passo

No menu lateral, clique na opção "Central de ajuda", representada pelo desenho de três barras verticais azuis alinhadas.

Como criar portais

A funcionalidade "Portal" te permite criar uma base de conhecimento pública para seus clientes. Ele serve para organizar e disponibilizar artigos, tutoriais e FAQs, facilitando o acesso dos usuários a informações essenciais. Essa ferramenta é fundamental para oferecer um autoatendimento eficiente, reduzindo a carga de trabalho da equipe de suporte e melhorando a experiência do cliente.

1º passo: clique no botão "+ Novo portal".

2º passo: este é o momento de preencher o formulário com as informações básicas da Central de Ajuda.

  • Logotipo: faça o upload de uma imagem que será exibida no cabeçalho do portal, ao lado do nome;

  • Nome: dê um nome para seu portal. Exemplo: Central de Ajuda Toolzz Chat;

  • Slug: é uma parte personalizada da URL que identifica uma página específica de forma amigável para humanos e para mecanismos de busca. Esse campo será preenchido automaticamente ao completar o campo "Nome", mas você pode alterá-lo, se desejar.

🚨Atenção!

Se você alterar o nome ou o slug do portal após ter criado artigos, a URL para acessar esse artigo também será alterada e a URL anterior deixará de funcionar. Então, por exemplo, se você tiver incluído a URL do artigo em e-mail ou compartilhado em um blog, ela terá que ser atualizada.

  • Domínio personalizado: futuramente, você poderá usar uma URL par ser o domínio personalizado do seu portal. Por exemplo, seu site é toolzzchat.com e você quer usar docs.toolzzchat.com para sua central de ajuda. Este mecanismo ainda não está em funcionamento.

3º passo: para finalizar a criação do portal, clique no botão "Criar configurações básicas do portal".

4º passo: agora, este é o momento de fazer a personalização da central de ajuda.

  • Cor do portal: escolha uma cor para personalizar o plano de fundo do seu portal, para isso, clique no quadrado colorido e escolha uma cor no seletor ou digite seu código;

  • Insira o título para a página da central de ajuda que aparecerá na aba do navegador. Exemplo: Central Ajuda Toolzz Chat;

  • Escreva o texto do cabeçalho que será exibido como o título da página do portal. Exemplo: Tutoriais de funcionalidades do Toolzz Chat;

  • Insira o link de uma página específica para a qual deseja redirecionar o usuário. Exemplo: página de login ou de cadastro do seu produto.

Após criar seu portal, você pode clicar no ícone de seta, ao lado do nome da sua central de ajuda e ver como ficou o portal na visão do usuário.

Como gerenciar portais

5º passo: clique no botão "Ir para página de todos os portais" para ter acesso à página de gerenciamento de portais.

❗Informação importante

Outro caminho para acessar os portais criados é através do menu lateral > opção "Central de Ajuda" > ícone de duas setas opostas ao lado do nome de um portal > Configurações do portal.

6º passo: para criar mais portais, clique no botão "+ Novo portal" e preencha o formulário de criação de acordo com os passos que mostramos acima.

7º passo: encontre o portal que deseja gerenciar e escolha entre

  • Adicionar localidade: serve para personalizar o conteúdo de acordo com a localização dos usuários. Vamos falar mais sobre essa funcionalidade ao longo deste artigo;

  • Visitar site: veja a página do portal;

  • Ícone de engrenagem: acesse o formulário de edição do portal e edite informações;

  • Ícone de lixeira: exclua este portal.

Como criar localidade e defini-la como padrão

A funcionalidade "Localidade" serve para personalizar o conteúdo de acordo com a localização geográfica dos usuários. Ela permite criar versões diferentes do portal de ajuda em diferentes idiomas ou com conteúdo específico para cada região. Essa funcionalidade é útil para empresas que atendem a um público global, garantindo que todos os usuários tenham uma experiência adaptada às suas necessidades regionais.

Informação importante: ao criar o portal, a localidade padrão será "en", ou seja, na língua inglesa.

1º passo: na página de portais, clique no botão "Adicionar localidade".

2º passo: na janela que se abrirá, clique na seta da opção "Localidade" e escolha um idioma.

💡Dica: para criar um portal em nosso idioma, escolha a opção "Português (Brasil)-pt_BR".

Para finalizar, clique no botão "Criar localidade".

3º passo: para definir uma localidade como padrão, clique no ícone com o desenho de duas setas opostas referente a ela.

Como gerenciar e excluir localidades

Na parte "Localidades disponíveis" você vê todas as localidades criadas neste portal e também o número de artigos e categorias criadas para cada uma delas.

4º passo: para excluir uma localidade, clique no ícone de lixeira referente a ela.

É importante ressaltar que a localidade definida como "Padrão" não pode ser excluída.

Como alternar entre portais e localidades

5º passo: clique no botão com o desenho de duas setas opostas, localizado ao lado do nome do portal.

Depois, escolha qual portal e, se ele possuir mais de uma localidade, qual localidade dele deseja acessar.

Informações importantes

  • Todas as configurações e criações de itens são feitas especificamente em uma localidade. Por exemplo: se você criar uma artigo na localidade "Português", ele não estará disponível na localidade "Inglês".

  • O portal que você estiver acessando no momento, ficará marcado com a tag "Ativo".

Como criar, editar e excluir categorias

As categorias afetam diretamente a experiência do usuário, tornando a navegação pelo portal mais fácil e eficiente. Quando as informações estão bem organizadas em categorias claras e relevantes, os usuários conseguem encontrar respostas rapidamente, o que reduz o tempo de busca e melhora a satisfação. Isso também diminui a carga sobre o suporte, já que mais dúvidas podem ser resolvidas de forma autônoma pelos próprios usuários.

1º passo: se você tiver mais de um portal e mais de uma localidade para ele, primeiro escolha em qual portal e em qual de suas localidades criará uma categoria.

No menu lateral do portal, clique no ícone de adição "+" na opção "Categoria".

2º passo: preencha o formulário de criação de categoria.

  • Se quiser, clique no botão com o desenho de uma carinha feliz mais o sinal de adição "+" para adicionar um emoji para esta categoria;

  • Dê um nome para a categoria. Este nome aparecerá na página inicial do portal;

  • Slug: é uma parte personalizada da URL que identifica uma página específica de forma amigável para humanos e para mecanismos de busca. Esse campo será preenchido automaticamente ao completar o campo "Nome", mas você pode alterá-lo, caso deseje;

  • Se quiser, escreva uma descrição para a categoria.

Para finalizar, clique no botão "Criar categoria".

Se quiser adicionar mais categorias, basta repetir o processo.

3º passo: para editar e gerenciar suas categorias, clique em "Configurações" no menu lateral, e depois, acesse a aba "Categorias".

4º passo: escolha a linguagem na qual está a ou as categorias que você deseja gerenciar.

Se quiser editar uma categoria, clique no ícone de lápis referente a ela. Edite as informações que desejar no formulário e depois clique em "Atualizar categoria".

Se quiser excluir uma categoria, clique no ícone de lixeira referente a ela.

Como criar, editar e excluir um artigo

1º passo: clique no botão "+ Novo artigo" localizado no canto superior direito da tela do portal.

🚨Atenção!

Se você tiver mais de um portal criado e mais de uma localidade para ele, não se esqueça de escolher o local correto no qual deseja criar o artigo.

2º passo: crie um artigo usando todos os recursos disponíveis.

  • Escreva um título para seu artigo;

  • Escreva o texto do seu artigo;

  • Use a barra de edição de texto para formatá-lo e adicionar imagens;

  • Selecione a categoria em que esse artigo será vinculado. A categoria deve ter sido criada anteriormente;

  • Selecione o autor do curso dentre os agentes da plataforma;

  • Meta title: é o título que aparece nos resultados de busca. Deve ser curto e descrever o conteúdo do artigo de forma clara.

  • Meta descrição: é o resumo que aparece abaixo do título nos resultados de busca. Escreva uma breve descrição do que o artigo aborda para atrair cliques.

  • Meta tags: são palavras-chave relacionadas ao conteúdo do artigo. Use termos que as pessoas possam procurar ao buscar o tema abordado.

Informação importante: todas alterações na criação e configuração do artigo são salvas automaticamente.

3º passo: clique em pré-visualizar para ver como o artigo vai ficar na visão do usuário e clique em publicar para o arquivo ser publicado e ficar disponível para todos na central de ajuda.

4º passo: se quiser que seu artigo continue nos seus arquivos do portal, mas seja ocultado para os usuários, clique na opção "Arquivar artigo". Se quiser apagar o artigo do portal e dos seus arquivos, clique em "Excluir artigo".

5º passo: os artigos criados ficam agrupados por pastas e categorias. Use o menu lateral para acessar cada uma delas.

Pronto! Agora você já sabe como configurar a Central de Ajuda e criar artigos no Toolzz Chat.

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