Sobre
Com a funcionalidade "Central de Ajuda" é possível criar portais onde seus clientes podem encontrar artigos e tutoriais com respostas rápidas e detalhadas para suas perguntas e dúvidas, sem precisar de contato com o time de suporte.
Você pode personalizar esse portal, organizando-o em categorias para facilitar a navegação, permitindo que os usuários encontrem facilmente o que procuram. Crie artigos dentro dessas categorias, abordando desde perguntas frequentes até guias detalhados, garantindo que seus clientes tenham sempre à mão as informações necessárias para resolverem problemas por conta própria, o que melhora a eficiência do suporte e a satisfação do cliente.
Passo a passo
No menu lateral, clique na opção "Central de ajuda", representada pelo desenho de três barras verticais azuis alinhadas.
Como criar portais
A funcionalidade "Portal" te permite criar uma base de conhecimento pública para seus clientes. Ele serve para organizar e disponibilizar artigos, tutoriais e FAQs, facilitando o acesso dos usuários a informações essenciais. Essa ferramenta é fundamental para oferecer um autoatendimento eficiente, reduzindo a carga de trabalho da equipe de suporte e melhorando a experiência do cliente.
1º passo: clique no botão "+ Novo portal".
2º passo: este é o momento de preencher o formulário com as informações básicas da Central de Ajuda.
Logotipo: faça o upload de uma imagem que será exibida no cabeçalho do portal, ao lado do nome;
Nome: dê um nome para seu portal. Exemplo: Central de Ajuda Toolzz Chat;
Slug: é uma parte personalizada da URL que identifica uma página específica de forma amigável para humanos e para mecanismos de busca. Esse campo será preenchido automaticamente ao completar o campo "Nome", mas você pode alterá-lo, se desejar.
🚨Atenção!
Se você alterar o nome ou o slug do portal após ter criado artigos, a URL para acessar esse artigo também será alterada e a URL anterior deixará de funcionar. Então, por exemplo, se você tiver incluído a URL do artigo em e-mail ou compartilhado em um blog, ela terá que ser atualizada.
Domínio personalizado: futuramente, você poderá usar uma URL par ser o domínio personalizado do seu portal. Por exemplo, seu site é toolzzchat.com e você quer usar docs.toolzzchat.com para sua central de ajuda. Este mecanismo ainda não está em funcionamento.
3º passo: para finalizar a criação do portal, clique no botão "Criar configurações básicas do portal".
4º passo: agora, este é o momento de fazer a personalização da central de ajuda.
Cor do portal: escolha uma cor para personalizar o plano de fundo do seu portal, para isso, clique no quadrado colorido e escolha uma cor no seletor ou digite seu código;
Insira o título para a página da central de ajuda que aparecerá na aba do navegador. Exemplo: Central Ajuda Toolzz Chat;
Escreva o texto do cabeçalho que será exibido como o título da página do portal. Exemplo: Tutoriais de funcionalidades do Toolzz Chat;
Insira o link de uma página específica para a qual deseja redirecionar o usuário. Exemplo: página de login ou de cadastro do seu produto.
Após criar seu portal, você pode clicar no ícone de seta, ao lado do nome da sua central de ajuda e ver como ficou o portal na visão do usuário.
Como gerenciar portais
5º passo: clique no botão "Ir para página de todos os portais" para ter acesso à página de gerenciamento de portais.
❗Informação importante
Outro caminho para acessar os portais criados é através do menu lateral > opção "Central de Ajuda" > ícone de duas setas opostas ao lado do nome de um portal > Configurações do portal.
6º passo: para criar mais portais, clique no botão "+ Novo portal" e preencha o formulário de criação de acordo com os passos que mostramos acima.
7º passo: encontre o portal que deseja gerenciar e escolha entre
Adicionar localidade: serve para personalizar o conteúdo de acordo com a localização dos usuários. Vamos falar mais sobre essa funcionalidade ao longo deste artigo;
Visitar site: veja a página do portal;
Ícone de engrenagem: acesse o formulário de edição do portal e edite informações;
Ícone de lixeira: exclua este portal.
Como criar localidade e defini-la como padrão
A funcionalidade "Localidade" serve para personalizar o conteúdo de acordo com a localização geográfica dos usuários. Ela permite criar versões diferentes do portal de ajuda em diferentes idiomas ou com conteúdo específico para cada região. Essa funcionalidade é útil para empresas que atendem a um público global, garantindo que todos os usuários tenham uma experiência adaptada às suas necessidades regionais.
❗Informação importante: ao criar o portal, a localidade padrão será "en", ou seja, na língua inglesa.
1º passo: na página de portais, clique no botão "Adicionar localidade".
2º passo: na janela que se abrirá, clique na seta da opção "Localidade" e escolha um idioma.
💡Dica: para criar um portal em nosso idioma, escolha a opção "Português (Brasil)-pt_BR".
Para finalizar, clique no botão "Criar localidade".
3º passo: para definir uma localidade como padrão, clique no ícone com o desenho de duas setas opostas referente a ela.
Como gerenciar e excluir localidades
Na parte "Localidades disponíveis" você vê todas as localidades criadas neste portal e também o número de artigos e categorias criadas para cada uma delas.
4º passo: para excluir uma localidade, clique no ícone de lixeira referente a ela.
É importante ressaltar que a localidade definida como "Padrão" não pode ser excluída.
Como alternar entre portais e localidades
5º passo: clique no botão com o desenho de duas setas opostas, localizado ao lado do nome do portal.
Depois, escolha qual portal e, se ele possuir mais de uma localidade, qual localidade dele deseja acessar.
❗Informações importantes
Todas as configurações e criações de itens são feitas especificamente em uma localidade. Por exemplo: se você criar uma artigo na localidade "Português", ele não estará disponível na localidade "Inglês".
O portal que você estiver acessando no momento, ficará marcado com a tag "Ativo".
Como criar, editar e excluir categorias
As categorias afetam diretamente a experiência do usuário, tornando a navegação pelo portal mais fácil e eficiente. Quando as informações estão bem organizadas em categorias claras e relevantes, os usuários conseguem encontrar respostas rapidamente, o que reduz o tempo de busca e melhora a satisfação. Isso também diminui a carga sobre o suporte, já que mais dúvidas podem ser resolvidas de forma autônoma pelos próprios usuários.
1º passo: se você tiver mais de um portal e mais de uma localidade para ele, primeiro escolha em qual portal e em qual de suas localidades criará uma categoria.
No menu lateral do portal, clique no ícone de adição "+" na opção "Categoria".
2º passo: preencha o formulário de criação de categoria.
Se quiser, clique no botão com o desenho de uma carinha feliz mais o sinal de adição "+" para adicionar um emoji para esta categoria;
Dê um nome para a categoria. Este nome aparecerá na página inicial do portal;
Slug: é uma parte personalizada da URL que identifica uma página específica de forma amigável para humanos e para mecanismos de busca. Esse campo será preenchido automaticamente ao completar o campo "Nome", mas você pode alterá-lo, caso deseje;
Se quiser, escreva uma descrição para a categoria.
Para finalizar, clique no botão "Criar categoria".
Se quiser adicionar mais categorias, basta repetir o processo.
3º passo: para editar e gerenciar suas categorias, clique em "Configurações" no menu lateral, e depois, acesse a aba "Categorias".
4º passo: escolha a linguagem na qual está a ou as categorias que você deseja gerenciar.
Se quiser editar uma categoria, clique no ícone de lápis referente a ela. Edite as informações que desejar no formulário e depois clique em "Atualizar categoria".
Se quiser excluir uma categoria, clique no ícone de lixeira referente a ela.
Como criar, editar e excluir um artigo
1º passo: clique no botão "+ Novo artigo" localizado no canto superior direito da tela do portal.
🚨Atenção!
Se você tiver mais de um portal criado e mais de uma localidade para ele, não se esqueça de escolher o local correto no qual deseja criar o artigo.
2º passo: crie um artigo usando todos os recursos disponíveis.
Escreva um título para seu artigo;
Escreva o texto do seu artigo;
Use a barra de edição de texto para formatá-lo e adicionar imagens;
Selecione a categoria em que esse artigo será vinculado. A categoria deve ter sido criada anteriormente;
Selecione o autor do curso dentre os agentes da plataforma;
Meta title: é o título que aparece nos resultados de busca. Deve ser curto e descrever o conteúdo do artigo de forma clara.
Meta descrição: é o resumo que aparece abaixo do título nos resultados de busca. Escreva uma breve descrição do que o artigo aborda para atrair cliques.
Meta tags: são palavras-chave relacionadas ao conteúdo do artigo. Use termos que as pessoas possam procurar ao buscar o tema abordado.
❗Informação importante: todas alterações na criação e configuração do artigo são salvas automaticamente.
3º passo: clique em pré-visualizar para ver como o artigo vai ficar na visão do usuário e clique em publicar para o arquivo ser publicado e ficar disponível para todos na central de ajuda.
4º passo: se quiser que seu artigo continue nos seus arquivos do portal, mas seja ocultado para os usuários, clique na opção "Arquivar artigo". Se quiser apagar o artigo do portal e dos seus arquivos, clique em "Excluir artigo".
5º passo: os artigos criados ficam agrupados por pastas e categorias. Use o menu lateral para acessar cada uma delas.
Pronto! Agora você já sabe como configurar a Central de Ajuda e criar artigos no Toolzz Chat.