Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesToolzz Chat - Tutoriais Configurações iniciais ⚙️
COMO CRIAR, TESTAR E GERENCIAR AÇÕES PERSONALIZADAS NO TOOLZZ CHAT?
COMO CRIAR, TESTAR E GERENCIAR AÇÕES PERSONALIZADAS NO TOOLZZ CHAT?
Atualizado essa semana

Sobre

As ações personalizadas são recursos poderosos que permitem integrar o Toolzz Chat com sistemas externos, automatizando processos e expandindo as funcionalidades de atendimento ao cliente. Com elas, é possível criar e atualizar dados diretamente a partir do Toolzz Chat, como registrar novos contatos em um CRM, criar uma pasta e sincronizar informações.

Neste artigo, vamos explorar o que são essas ações, como elas funcionam e como podem ser configuradas para tornar seu fluxo de atendimento ainda mais eficiente. Ele será dividido em duas partes essenciais para completar todo o processo:

Parte 1: criar e testar a ação personalizadas.

Parte 2: criar uma automação.

⚠️Aviso! Esta funcionalidade ainda está em beta, o que significa que ela está em fase de testes e pode passar por ajustes ou melhorias. Durante esse período, podem ocorrer pequenas instabilidades ou mudanças na forma de uso.

Passo a passo

1º passo: no menu lateral, clique na opção de "Configurações", representada pelo ícone de uma engrenagem. Em seguida, clique na opção "Ações personalizadas".

2ª passo: clique no botão "Adicionar uma nova ação personalizada".

3º passo: preencha o formulário com as informações solicitadas.

  • Nome: dê um nome para sua ação;
    🚨Atenção: não é permitido usar o mesmo nome para mais de uma ação personalizada.

  • Descrição: escreva uma descrição para a ação. Informação apenas para controle interno;

Consulte a documentação da aplicação externa que está integrando ao Toolzz Chat para obter os dados dos próximos campos.

  • Método HTTP: selecione o método que será usado para enviar dados ou atualizar informações em sistemas externos;

    • POST: cria uma nova informação em outro sistema. Exemplo: registrar um novo cliente em um sistema de atendimento com os dados que ele forneceu no chat;

    • PUT: atualizar completamente uma informação que já existe. Exemplo: alterar todos os dados de um cliente, como nome, telefone e e-mail, em outro sistema usando as informações que o cliente atualizou na conversa;

    • PATCH: faz uma pequena atualização em uma informação existente. Exemplo: Apenas corrigir o e-mail de um cliente sem mexer no restante dos dados;

  • URL: insira a URL da API externa para onde você vai enviar ou atualizar dados;

  • Cabeçalhos HTTP: permite inserir cabeçalhos adicionais que serão enviados junto com a sua requisição. Cada par de cabeçalho é composto por uma chave e um valor.

    • Clique em "Adicionar par de cabeçalho HTTP".

    • Se quiser excluir um item adicionado, basta clicar no botão com um "x";

  • Corpo da Solicitação: é a parte da requisição HTTP onde você coloca os dados que deseja enviar para o servidor. Quando você faz uma ação customizada o corpo deve conter os dados que o servidor de destino precisa para processar sua requisição.

    🚨Atenção! Para inserir atributos personalizados criados na plataforma, digite um par de chaves abertas "{{" para ativar o atalho e ter acesso às variáveis já salvas.

4º passo: após preencher o formulário clique no botão "Criar".

Testando uma ação personalizada

5º passo: após criar uma ação personalizada, a plataforma vai te redirecionar para a página de testagem desta ação.

Clique no botão "Testar solicitação".

No campo "Response" será exibido o retorno que o sistema externo enviou após a execução da requisição HTTP.

Caso a solicitação falhe, você verá indicação de erro no código do campo "Response". Exemplo:

💡Dica: se quiser fazer um novo teste, clique no botão "Testar ação novamente".

6º passo: para finalizara a criação da ação personalizada, clique no botão "Salvar ação".

Criando uma automação para a ação personalizada

Para a ação personalizada funcionar corretamente, é preciso inseri-la em uma automação.

7º passo: no menu lateral clique no ícone de engrenagem e depois na opção "Automação".

8º passo: clique no botão "Adicionar regra de automação".

9º passo: a parte do formulário relacionada à ação personalizada é a de "Ações".

No primeiro campo, escolha a ação "Send Custom Action" e no segundo campo escolha a ação personalizada que você criou.

🚨Atenção! Para saber em detalhes como preencher os outros campos do formulário e criar uma regra de automação, acesse o tutorial COMO CRIAR E GERENCIAR REGRAS DE AUTOMAÇÃO.

Gerenciando ações personalizadas

Na página de ações personalizadas você vê a lista de ações criados na plataforma e quais estão ativos no momento.

10º passo: ao criar uma ação personalizada, automaticamente, ela fica ativada na plataforma.

Para desativá-la, clique na chave de ativação referente a ela. Quando desativada, ela fica cinza.

❗Informações importantes

  • Quando uma ação personalizada é desativada, ela fica indisponível para ser usada em uma automação.

  • Se uma ação personalizada for desativada, a automação criada para ela vai parar de funcionar.

11º passo: clique no ícone de engrenagem para editar a ação personalizada.

💡Dica: após fazer atualizações na ação personalizada, você pode testá-la novamente.

Clique no ícone com um "X" referente a ação para excluí-la. Insira o nome da ação personalizada e clique no botão "Sim, excluir [nome da ação]".

Pronto! Agora você já sabe como criar, testar e gerenciar ações personalizadas.

Respondeu à sua pergunta?