Sobre
As ações personalizadas são recursos poderosos que permitem integrar o Toolzz Chat com sistemas externos, automatizando processos e expandindo as funcionalidades de atendimento ao cliente. Com elas, é possível criar e atualizar dados diretamente a partir do Toolzz Chat, como registrar novos contatos em um CRM, criar uma pasta e sincronizar informações.
Neste artigo, vamos explorar o que são essas ações, como elas funcionam e como podem ser configuradas para tornar seu fluxo de atendimento ainda mais eficiente. Ele será dividido em duas partes essenciais para completar todo o processo:
Parte 1: criar e testar a ação personalizada.
Parte 2: criar uma automação.
⚠️Aviso! Esta funcionalidade ainda está em beta, o que significa que ela está em fase de testes e pode passar por ajustes ou melhorias. Durante esse período, podem ocorrer pequenas instabilidades ou mudanças na forma de uso.
Criando uma ação personalizada
1º passo: no menu lateral, clique na opção de "Configurações", representada pelo ícone de uma engrenagem. Em seguida, clique na opção "Ações personalizadas".
2ª passo: clique no botão "Adicionar uma nova ação personalizada".
3º passo: preencha o formulário com as informações solicitadas.
Nome: dê um nome para sua ação;
🚨Atenção: não é permitido usar o mesmo nome para mais de uma ação personalizada.Descrição: escreva uma descrição para a ação. Informação apenas para controle interno.
Consulte a documentação da aplicação externa que está integrando ao Toolzz Chat para obter os dados dos próximos campos.
Método HTTP: selecione o método que será usado para enviar dados ou atualizar informações em sistemas externos;
POST: cria uma nova informação em outro sistema. Exemplo: registrar um novo cliente em um sistema de atendimento com os dados que ele forneceu no chat;
PUT: atualizar completamente uma informação que já existe. Exemplo: alterar todos os dados de um cliente, como nome, telefone e e-mail, em outro sistema usando as informações que o cliente atualizou na conversa;
PATCH: faz uma pequena atualização em uma informação existente. Exemplo: Apenas corrigir o e-mail de um cliente sem mexer no restante dos dados;
URL: insira a URL da API externa para onde você vai enviar ou atualizar dados;
Cabeçalhos HTTP: permite inserir cabeçalhos adicionais que serão enviados junto com a sua requisição. Cada par de cabeçalho é composto por uma chave e um valor.
Clique em "Adicionar par de cabeçalho HTTP".
Se quiser excluir um item adicionado, basta clicar no botão com um "x";
Corpo da Solicitação: é a parte da requisição HTTP onde você coloca os dados que deseja enviar para o servidor. Quando você faz uma ação personalizada o corpo deve conter os dados que o servidor de destino precisa para processar sua requisição.
🚨Atenção! Para inserir atributos personalizados criados na plataforma, digite um par de chaves abertas "{{" para ativar o atalho e ter acesso às variáveis já salvas.
4º passo: após preencher o formulário clique no botão "Criar".
Testando uma ação personalizada
5º passo: após criar uma ação personalizada, a plataforma vai te redirecionar para a página de testagem desta ação.
Clique no botão "Testar solicitação".
No campo "Response" será exibido o retorno que o sistema externo enviou após a execução da requisição HTTP.
Caso a solicitação falhe, você verá indicação de erro no código do campo "Response". Exemplo:
💡Dica: se quiser fazer um novo teste, clique no botão "Testar ação novamente".
6º passo: para finalizar a criação da ação personalizada, clique no botão "Salvar ação".
Criando uma automação para a ação personalizada
Para a ação personalizada funcionar corretamente, é preciso inseri-la em uma automação.
7º passo: no menu lateral clique no ícone de engrenagem e depois na opção "Automação".
8º passo: clique no botão "Adicionar regra de automação".
9º passo: a parte do formulário relacionada à ação personalizada é a de "Ações".
No primeiro campo, escolha a ação "Send Custom Action" e no segundo campo escolha a ação personalizada que você criou.
🚨Atenção! Para saber em detalhes como preencher os outros campos do formulário e criar uma regra de automação, acesse o tutorial COMO CRIAR E GERENCIAR REGRAS DE AUTOMAÇÃO.
Gerenciando ações personalizadas
Na página de ações personalizadas você vê a lista de ações criadas na plataforma e quais estão ativas no momento.
10º passo: ao criar uma ação personalizada, automaticamente, ela fica ativada na plataforma.
Para desativá-la, clique na chave de ativação referente a ela. Quando desativada, ela fica cinza.
❗Informações importantes
Quando uma ação personalizada é desativada, ela fica indisponível para ser usada em uma automação.
Se uma ação personalizada for desativada, a automação criada para ela vai parar de funcionar.
11º passo: clique no ícone de engrenagem para editar a ação personalizada.
💡Dica: após fazer atualizações na ação personalizada, você pode testá-la novamente.
Clique no ícone com um "X" referente a ação para excluí-la. Insira o nome da ação personalizada e clique no botão "Sim, excluir [nome da ação]".
Pronto! Agora você já sabe como criar, testar e gerenciar ações personalizadas.