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COMO ADICIONAR E GERENCIAR CONTEÚDOS ENTREGÁVEIS EM UMA AULA?
COMO ADICIONAR E GERENCIAR CONTEÚDOS ENTREGÁVEIS EM UMA AULA?

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Atualizado há mais de um mês

Sobre

A funcionalidade de inserir conteúdo entregável em uma aula permite que os alunos enviem arquivos, como trabalhos, exercícios ou projetos, diretamente pela plataforma. Ela é útil para atividades avaliativas ou práticas, ajudando os professores a centralizar a coleta de entregas e acompanhar o progresso dos alunos de forma organizada. Com ela, é possível definir prazos, formatos aceitos e até configurar a obrigatoriedade da entrega para conclusão do curso.

Como funciona

Os conteúdos entregáveis são adicionados na aula através de um formulário simples em que você vai inserir instruções para o aluno, definir o tipo de conteúdo que deve ser enviado e pode até adicionar materiais de apoio.

Passo a passo

1º passo: na tela de login, informe seu e-mail, senha e clique em “Entrar”.

2º passo: acesse o menu lateral clicando no ícone com três traços, localizado no canto superior esquerdo da tela.

Clique na opção "Meu conteúdo" e depois escolha o item "Cursos" ou "Conteúdos Exclusivos", dependendo em qual deles deseja adicionar atividades na aula.

🚨Atenção!

3º passo: localize o curso ou conteúdo exclusivo que vai receber o conteúdo e clique no ícone "Editar", que tem o desenho de um quadro e um lápis.

❗Informação importante: se seu curso estiver despublicado, no campo "Filtrar por" escolha a opção "Rascunhos" para encontrá-lo. Esse filtro de conteúdos não precisa ser feito na página de conteúdos exclusivos.

4º passo: localize a aula que vai receber o conteúdo e clique nela.

Através da barra de ferramentas vertical é possível adicionar conteúdos, atividades e itens da biblioteca nesta aula. Clique na opção "Entregável" e depois em "Entregar arquivo para correção. Upload limitado em 300 MB".

5º passo: preencha a primeira parte do formulário de adição de conteúdo.

  • Título: escreva o título que aparecerá para o usuário;

  • Configure os filtros. Selecione o grupo (obrigatório), subgrupo e especialidade (se houver);

  • Se desejar, escreva uma descrição.

🚨Atenção!

Toda a configuração da plataforma é baseada nos filtros. Você precisa vincular todos os conteúdos criados, a pelo menos, um grupo (e a subgrupos e especialidades se desejar).

Os grupos, subgrupos e especialidades servem para distribuição de conteúdos nas unidades e em seus respectivos catálogos e turmas. Os conteúdos serão vinculados, automaticamente, pela plataforma de acordo com os filtros. Ou seja, somente conteúdos configurados com esses mesmos filtros aparecerão nessas seções.

6º passo: no campo "Instruções para o conteúdo entregável" escreva as orientações que os alunos devem seguir para enviar o conteúdo. Exemplo: "Envie um vídeo, de até um minuto e meio com uma resenha sobre o curso. Atenção aos formatos permitidos: MP4, AVI, MKKV, MOV, WMV, FLV".

❗Informação Importante

É possível formatar este texto usando as funcionalidades da caixa de conteúdo. Saiba mais sobre cada uma delas no artigo COMO USAR OS BOTÕES DA BARRA DE EDIÇÃO DE TEXTO NA CRIAÇÃO DE CONTEÚDO.

7º passo: configure as opções de entrega do conteúdo.

  • Data de entrega: defina uma data limite para aluno enviar este conteúdo;

  • Clique na caixa de seleção da opção "Bloquear upload após a data de entrega" para impedir que usuários enviem arquivos após a data limite configurada;

  • Clique na caixa de seleção da opção "Obrigatório para a conclusão" para garantir que esta etapa seja obrigatória para o usuário concluir o curso ou atividade.

8º passo: selecione o tipo de conteúdo que o aluno deve enviar. É possível selecionar mais de um tipo de arquivo.

9º passo: termine de preencher o formulário.

  • A data de criação do conteúdo será gerada, automaticamente, pela plataforma;

  • Se quiser, coloque tags para fins de busca;

  • Caso queira, utilize fontes para disponibilizar os links ou informações de onde o conteúdo foi retirado;

  • Se desejar, dê os créditos aos autores que criaram o conteúdo.

Inserindo material de apoio

10º passo: se quiser inserir um material de apoio neste conteúdo, clique na chave de ativação desta opção. Ela ficará colorida quando ativada.

Preencha o formulário da funcionalidade:

  • Dê um título para o seu material de apoio.

  • Escolha o tipo de material de apoio. Ao escolher "Arquivo" faça o upload de um arquivo do seu computador. Tenha atenção quanto ao tamanho máximo de 400Mb permitido. Ao escolher "Link externo", insira a URL do arquivo.

  • Se quiser adicionar mais de um material de apoio, clique no ícone de "+".
    Você pode adicionar, no máximo, três materiais de apoio. Se quiser excluir um material de apoio clique no ícone de "x".

    Informação importante: você pode adicionar materiais de apoio de tipos diferentes (arquivo ou link) em um mesmo conteúdo.

11º passo: após finalizar o formulário, clique em “Salvar”.

Editar, excluir ou reordenar conteúdos da aula

1º passo: para mudar a ordem dos conteúdos da aula clique no ícone com o desenho de dois traços, localizado antes do nome, mantenha o mouse pressionado e arraste a atividade para a posição desejada.

2º passo: clique no ícone de três pontos referente à atividade para ter acesso a opções.

  • Média ponderada: defina o peso que esta atividade terá na nota final do curso ou conteúdo exclusivo. Falaremos mais sobre essa opção logo abaixo;

  • Editar conteúdo: tenha acesso ao mesmo formulário configurado na criação do conteúdo e edite os campos desejados;

  • Excluir conteúdo: apague o conteúdo da aula.

Como configurar média ponderada

A média ponderada permite você escolher o valor que cada prova ou atividade entregável terá na nota final do curso ou conteúdo exclusivo. A soma dos valores (chamados de pesos) de todas as atividades vai definir a nota máxima do curso.

  • Exemplo de configuração:

    Imagine um curso com 4 atividades que você definiu os seguintes pesos:

    • Prova 1: peso 5

    • Prova 2: peso 3

    • Atividade 1: peso 2

    • Atividade 2: peso 10

    Somando os pesos: 5 + 3 + 2 + 10 = 20. Esta será a nota máxima do curso.

    Agora, imagine que João é um aluno deste curso:

    • Prova 1: tira nota 8 (peso 5)

    • Prova 2: nota 6 (peso 3)

    • Atividade 1: nota 9 (peso 2)

    • Atividade 2: nota 7 (peso 10)

    Cálculo da nota dele: multiplicamos as notas pelos pesos e somamos tudo (8x5) + (6x3) + (9x2) + (7x10) = 148

    Depois, dividimos a nota total (148) pelo total dos pesos (20): 148 ÷ 20 = 7,4. E assim temos a nota final do João.

🚨Atenção!

  • Se você mudar os pesos das atividades que já tenham sido concluídas pelos alunos, as notas deles serão recalculadas automaticamente. O ideal é ajustar os pesos de acordo com a relevância de cada atividade antes de publicar o curso.

  • A funcionalidade de média ponderada está vinculada à ativação da chave no formulário de criação de curso ou conteúdo.

No campo "Nota máxima" defina qual será a nota total da atividade dentro do curso ou conteúdo exclusivo e clique no botão "Salvar".

Pronto! Agora você já sabe como adicionar e gerenciar conteúdos entregáveis na aula.

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