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COMO ADICIONAR E GERENCIAR CONTEÚDOS DE TEXTO E PDF NA BIBLIOTECA?
COMO ADICIONAR E GERENCIAR CONTEÚDOS DE TEXTO E PDF NA BIBLIOTECA?

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Atualizado hoje

Sobre

Os conteúdos de Texto e PDF adicionados à biblioteca, poderão ser usados em outros momentos na plataforma. Por exemplo, você pode inseri-los em aulas, trilhas e em uma seção carrossel do catálogo.

Como funciona

Os conteúdos de texto e PDF são adicionados na biblioteca através de um formulário de acordo com o tipo de conteúdo.

  • Em "Texto" você precisa escrever ou colar um conteúdo de texto.

  • Em "PDF" você precisa fazer o upload de um arquivo de áudio que está no seu dispositivo.

Passo a passo

1º passo: na tela de login, informe seu e-mail, senha e clique em “Entrar”.

2º passo: acesse o menu lateral clicando no ícone com três traços, localizado no canto superior esquerdo da tela. Clique na opção "Meu conteúdo" e depois escolha o item "Biblioteca".

3° passo: clique em "Novo conteúdo". Depois, selecione uma das opções desejadas: "Texto" ou "PDF".

❗Informação importante

A maioria dos campos de informações a serem preenchidos nos formulários dos dois tipos de conteúdos, são iguais. A única diferença é o campo que determina se você vai escrever um texto ou fazer o upload de um arquivo.

4º passo: preencha o formulário de adição de conteúdo.

  • Título: escreva o título que aparecerá para o usuário;

  • Configure os filtros. Selecione o grupo (obrigatório), subgrupo e especialidade (se houver);

  • Se desejar, escreva uma descrição.

🚨Atenção!

Toda a configuração da plataforma é baseada nos filtros. Você precisa vincular todos os conteúdos criados, a pelo menos, um grupo (e a subgrupos e especialidades se desejar).

Os grupos, subgrupos e especialidades servem para distribuição de conteúdos nas unidades e em seus respectivos catálogos e turmas. Os conteúdos serão vinculados, automaticamente, pela plataforma de acordo com os filtros. Ou seja, somente conteúdos configurados com esses mesmos filtros aparecerão nessas seções.

Campo do formulário específicos para conteúdo de Texto

5º passo: no campo "Conteúdo" digite ou cole seu texto.

❗Informação Importante

É possível formatar este texto usando as funcionalidades da caixa de conteúdo. Saiba mais sobre cada uma delas no artigo COMO USAR OS BOTÕES DA BARRA DE EDIÇÃO DE TEXTO NA CRIAÇÃO DE CONTEÚDO.

Campos do formulário específicos para conteúdo em PDF

Para ser incorporado na biblioteca do Toolzz o PDF deve ter tamanho máximo de 150Mb.

5º passo: clique no botão "Selecionar arquivo" e escolha um arquivo de PDF no seu dispositivo.

Repare que, após o upload, o nome do botão mudará para o nome do seu arquivo.

Clique na caixa de seleção da opção "Permitir Download" se quiser permitir que o aluno baixe este material.

Como permitir que o conteúdo de texto e PDF sejam exibidos no catálogo do aluno e do visitante

Ao ativar a opção "Permitir exibir no catálogo do aluno", quando o conteúdo de texto ou PDF for adicionado a uma seção do catálogo, os usuários logados como aluno poderão vê-lo.

Se você possui a contratação de "Pacote de Views"no seu plano, ao ativar a funcionalidade anterior, uma nova opção aparecerá: "Permitir exibir no catálogo para visitantes". Ative-a para que, quando este conteúdo for adicionado a uma seção do catálogo, os visitantes, ou seja, usuários não logados, possam vê-lo.

6º passo: ative as opções clicando em suas chaves correspondentes. Repare que ela fica colorida. Para desativar basta clicar novamente. Ela voltará a ficar cinza.

Como bloquear que visitantes consumam este conteúdo de texto ou PDF

Ao ativar a opção "Permitir exibir no catálogo para visitantes" a opção "Bloquear o consumo por visitante" aparecerá. Com ela ativada, o usuário que acessar o catálogo verá o conteúdo, mas precisará se cadastrar para consumi-lo.

7º passo: clique na chave para ativar.

Como definir escola e dificuldade do conteúdo de texto ou PDF

8º passo: ao ativar a opção "Permitir exibir no catálogo do aluno" dois novos campos aparecerão.

  • Escola: escolha a(s) escola(s) na(s) qual(is) este conteúdo será vinculado. Obrigatoriamente, você deve ter inserido um filtro de "Grupo" para conseguir escolher uma escola.

  • Dificuldade: se quiser, atribua um grau de dificuldade ao conteúdo. Isso ajuda o aluno no momento de optar por conteúdos. Escolha entre as opções "Básico", "Intermediário" ou "Avançado".

Como escolher uma imagem de capa para o conteúdo de texto ou PDF

Ao ativar a opção "Permitir exibir no catálogo do aluno" você precisará inserir uma imagem de capa para este conteúdo. É preciso adicionar uma imagem para ser mostrada em dispositivos web e outra em dispositivos mobile. Esta imagem aparecerá na página do catálogo.

O campo "Escola" também deve estar preenchido.

9º passo: clique na caixa "Escolher a capa no tamanho 1920 x 900 px" para adicionar uma imagem de capa para dispositivos Web. Em seguida, clique em "Escolher a capa no tamanho 625 x 1000 px" para adicionar uma imagem de capa para dispositivos Mobile.

10º passo: termine de preencher o formulário.

  • A data de criação do conteúdo será gerada, automaticamente, pela plataforma;

  • Se quiser, coloque tags para fins de busca;

  • Caso queira, utilize fontes para disponibilizar os links ou informações de onde o conteúdo foi retirado;

  • Se desejar, dê os créditos aos autores que criaram o conteúdo.

Como inserir material de apoio

11º passo: se quiser inserir um material de apoio neste conteúdo, clique na chave de ativação desta opção. Ela ficará colorida quando ativada.

Preencha o formulário da funcionalidade:

  • Dê um título para o seu material de apoio;

  • Escolha o tipo de material de apoio. Ao escolher "Arquivo" faça o upload de um arquivo do seu computador. Tenha atenção quanto ao tamanho máximo de 400Mb permitido. Ao escolher "Link externo", insira a URL do arquivo.

  • Se quiser adicionar mais de um material de apoio, clique no ícone de "+".
    Você pode adicionar, no máximo, três materiais de apoio. Se quiser excluir um material de apoio clique no ícone de "x".

    Informação importante: você pode adicionar materiais de apoio de tipos diferentes (arquivo ou link) em um mesmo conteúdo.

12° passo: após finalizar o formulário, clique em “Salvar”.

Gerenciando conteúdos de Texto e PDF da biblioteca

13º passo: após criar os conteúdos do tipo texto ou do tipo PDF, eles ficarão expostos, em forma de card, nas seções "Texto" ou na seção "PDF" da biblioteca, respectivamente.

Encontre o arquivo desejado e clique no ícone de três pontos no card, localizado ao lado do nome do conteúdo, para ter acesso a algumas opções:

  • Abrir conteúdo: o conteúdo se abrirá em uma nova janela;

  • Editar conteúdo: tenha acesso ao mesmo formulário configurado na criação do conteúdo e edite os campos desejados;

  • Excluir conteúdo: apague o conteúdo da biblioteca.

    🚨Atenção! Para conseguir apagá-lo o texto ou PDF não pode estar vinculado a outros conteúdos (como aulas, por exemplo).

Pronto! Agora você já sabe como adicionar conteúdo de texto e PDF na biblioteca.

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