Tentou realizar uma ação na página de avaliações e se deparou com um erro?
Quando a plataforma não consegue concluir a ação que você tentou realizar, uma mensagem de erro aparecerá. Podem existir algumas causas raiz para o problema. Muitas estão fora do controle do Toolzz, como uma conexão de internet ruim, por exemplo.
Veja agora o que pode ter causado o problema e aprenda como solucioná-lo.
1. Erro ao tentar salvar a avaliação
Após preencher o formulário de criação/edição de prova e clicar em "Salvar", sua avaliação será salva, mas ainda precisará de algumas configurações. O próximo passo será adicionar temas, que tenham questões vinculadas, a essa avaliação.
Se você está tentando criar ou editar uma avaliação, e vê a seguinte mensagem de erro: “o total de questões dos temas escolhidos não é suficiente para a sua avaliação” verifique:
📋 Checklist:
A quantidade de questões vinculadas
O número de questões determinado no formulário de criação/edição da avaliação não pode ser maior do que a quantidade de questões vinculadas ao tema escolhido.
Sendo assim, você deve inserir no formulário um número de questões igual ou menor do que o número de questões do tema.
Veja alguns tutoriais que podem de ajudar:
2. Avaliação não disponível
Mesmo que o curso tenha uma avaliação e ela apareça entre seus conteúdos, podem ocorrer situações que ela não esteja mais disponível.
Se você está tentando iniciar uma avaliação, e vê a seguinte mensagem: “avaliação não disponível” verifique:
É importante ressaltar que essa mensagem pode aparacer para um aluno, quando ele estiver tentado realizar a provou ou para um administrador, quando ele acessar a pré-visualização de um curso.
📋 Checklist:
A data de início e término da avaliação
Caso a data de início da avaliação seja futura a data atual, a avaliação não poderá ser iniciada até que essa data chegue.
Caso a data do fim da avaliação seja anterior a data atual, a prova não poderá mais ser iniciada.
Para corrigir esse problema, altere a data (de início ou fim) dessa avaliação. Lembrando que as opções data, hora e duração da avaliação são campos opcionais, caso você queira deixar esses campos em branco, selecione-os e clique na tecla "delete".
3. Tentativas excedidas
Ao criar/editar um curso ou conteúdo exclusivo, o administrador pode definir quantas tentativas o aluno terá para realizar uma mesma prova. Assim, caso o aluno seja reprovado ou não consiga terminar de fazer a prova por algum motivo, ele pode refazer a atividade.
Cada vez que o usuário clica para iniciar a avaliação, uma tentativa é contabilizada, mesmo que ele não conclua a avaliação por algum motivo. Se ele atualizar a página ou fechar a aba, uma tentativa também será contabilizada.
Se um usuário está tentando iniciar uma avaliação, e vê a seguinte mensagem: “você já realizou todas as tentativas” verifique:
📋 Checklist:
A quantidade de tentativas definidas para essa avaliação
Essa mensagem quer dizer que o usuário já usou o número máximo de tentativas para realizar a prova definido pelo administrador do curso.
Para que o usuário receba mais chances para realizar a avaliação, a quantidade de tentativas deve ser aumentada nas configurações do curso. Saiba como fazer isso em: COMO ALTERAR O NÚMERO DE TENTATIVAS ADICIONAIS PARA REALIZAÇÃO DE PROVA.