Passar para o conteúdo principal
RESOLVENDO PROBLEMAS COM A AVALIAÇÃO

Problemas mais comuns e soluções para erros com avaliações

Atualizado há mais de uma semana

Tentou realizar uma ação na página de avaliações e se deparou com um erro?

Quando a plataforma não consegue concluir a ação que você tentou realizar, uma mensagem de erro aparecerá. Podem existir algumas causas raiz para o problema. Muitas estão fora do controle do Toolzz, como uma conexão de internet ruim, por exemplo.

Veja agora o que pode ter causado o problema e aprenda como solucioná-lo.

1. Erro ao tentar salvar a avaliação

Após preencher o formulário de criação/edição de prova e clicar em "Salvar", sua avaliação será salva, mas ainda precisará de algumas configurações. O próximo passo será adicionar temas, que tenham questões vinculadas, a essa avaliação.

Se você está tentando criar ou editar uma avaliação, e vê a seguinte mensagem de erro: o total de questões dos temas escolhidos não é suficiente para a sua avaliaçãoverifique:

📋 Checklist:

  • A quantidade de questões vinculadas

    O número de questões determinado no formulário de criação/edição da avaliação não pode ser maior do que a quantidade de questões vinculadas ao tema escolhido.

    Sendo assim, você deve inserir no formulário um número de questões igual ou menor do que o número de questões do tema.

    Veja alguns tutoriais que podem de ajudar:

2. Avaliação não disponível

Mesmo que o curso tenha uma avaliação e ela apareça entre seus conteúdos, podem ocorrer situações que ela não esteja mais disponível.

Se você está tentando iniciar uma avaliação, e vê a seguinte mensagem: avaliação não disponívelverifique:

É importante ressaltar que essa mensagem pode aparacer para um aluno, quando ele estiver tentado realizar a provou ou para um administrador, quando ele acessar a pré-visualização de um curso.

📋 Checklist:

  • A data de início e término da avaliação

    Caso a data de início da avaliação seja futura a data atual, a avaliação não poderá ser iniciada até que essa data chegue.

    Caso a data do fim da avaliação seja anterior a data atual, a prova não poderá mais ser iniciada.

    Para corrigir esse problema, altere a data (de início ou fim) dessa avaliação. Lembrando que as opções data, hora e duração da avaliação são campos opcionais, caso você queira deixar esses campos em branco, selecione-os e clique na tecla "delete".

3. Tentativas excedidas

Ao criar/editar um curso ou conteúdo exclusivo, o administrador pode definir quantas tentativas o aluno terá para realizar uma mesma prova. Assim, caso o aluno seja reprovado ou não consiga terminar de fazer a prova por algum motivo, ele pode refazer a atividade.

Cada vez que o usuário clica para iniciar a avaliação, uma tentativa é contabilizada, mesmo que ele não conclua a avaliação por algum motivo. Se ele atualizar a página ou fechar a aba, uma tentativa também será contabilizada.

Se um usuário está tentando iniciar uma avaliação, e vê a seguinte mensagem: você já realizou todas as tentativasverifique:

📋 Checklist:

  • A quantidade de tentativas definidas para essa avaliação

    Essa mensagem quer dizer que o usuário já usou o número máximo de tentativas para realizar a prova definido pelo administrador do curso.

    Para que o usuário receba mais chances para realizar a avaliação, a quantidade de tentativas deve ser aumentada nas configurações do curso. Saiba como fazer isso em: COMO ALTERAR O NÚMERO DE TENTATIVAS ADICIONAIS PARA REALIZAÇÃO DE PROVA.

Outros artigos de ajuda que podem te interessar:

Respondeu à sua pergunta?