Sobre
Para gerenciar os cursos criados na plataforma, é fundamental conhecer as etapas básicas para navegar pelo conteúdo, acessar opções de visualização, duplicar, editar e até mesmo excluir cursos.
Neste artigo, você encontrará um guia passo a passo para explorar todas essas funcionalidades, além de aprender como adicionar novos cursos e personalizar suas configurações, garantindo uma gestão eficiente e organizada dos cursos da sua plataforma.
Passo a passo
1º passo: na tela de login, informe seu e-mail, senha e clique em “Entrar”.
2º passo: acesse o menu lateral clicando no ícone com três traços, localizado no canto superior esquerdo da tela. Clique na opção "Meu conteúdo" e depois escolha o item "Cursos".
3º passo: nessa página ficarão expostos todos os cursos criados para alunos e que já foram publicados na plataforma.
Use os campos "Buscar", "Registros por página", "Ordenar por" e o navegador de páginas para encontrar um curso mais facilmente.
Acessar um curso em rascunho
4º passo: por padrão, ao entrar na página de cursos, serão mostrados os conteúdos publicados. Use o campo "Filtrar por" para acessar os cursos que ainda não foram publicados escolhendo a opção "Rascunhos".
Adicionar um curso
5º passo: para criar um curso clique no botão "+ Adicionar".
No formulário de criação de curso é possível fazer personalizações e configurações de acordo com suas necessidades, desde a estrutura de módulos até a inclusão de recursos como certificação automática.
Aprenda sobre o passo a passo de criar um curso no artigo COMO CRIAR E CONFIGURAR UM CURSO.
No card de cada curso estão disponíveis várias opções:
Visualizar curso
6º passo: clique no botão "Visualizar curso", representado pelo desenho de um olho, para ter a visão de como ele será mostrado para os seus alunos.
É importante ressaltar que só é possível visualizar um curso se ele possuir ao menos uma aula com conteúdos.
Visualizando avaliações dadas ao curso
Na página de visualização do curso é possível ver as avaliações que os alunos deram a este curso.
Gerenciando fórum do curso
O fórum do curso é uma área de social learning, um espaço disponibilizado para que criadores de conteúdos, professores e alunos possam interagir. É uma configuração opcional, que pode ser ativada ou não por um administrador.
Saiba mais detalhes e como usar essa funcionalidade no artigo COMO CRIAR E GERENCIAR TÓPICOS NO FÓRUM DE UM CURSO.
Duplicar curso
7º passo: clique no botão "Duplicar", representado pelo desenho de dois quadros sobrepostos, para criar outro curso exatamente igual a este.
O curso duplicado terá as mesmas configurações, as mesmas aulas e conteúdos adicionados.
Editar curso
8º passo: na página de edição de curso você tem acesso a várias funcionalidades muito importantes para criação de configuração de curso. Clique no botão "Editar curso", que tem o desenho de um quadro e um lápis, para acessá-la.
🚨Atenção! Para editar um curso publicado, é necessário despublicá-lo antes.
Veja um resumo de informações sobre este curso, como data de criação, alunos matriculados, entre outras informações.
Acessar formulário de criação/edição de curso
Clique no ícone de engrenagem para acessar o formulário preenchido durante a criação do curso.
Faça as alterações nas configurações que desejar e depois clique no botão "Salvar" no final do formulário.
Gerenciamento de conteúdos do curso
Nesta página também é possível criar e gerenciar as aulas deste curso, adicionar e remover conteúdos e provas nas aulas, além de editar a página do Toolzz Pages. Saiba mais sobre estes assuntos acessando os tutoriais.
Publicar e despublicar curso
Quando um curso ou conteúdo exclusivo é publicado, ele fica disponível para consumo dos usuários. Já quando um curso ou conteúdo exclusivo é despublicado, ele deixa de integrar o catálogo de conteúdos e fica indisponível tanto para novos alunos, quanto para os já matriculados.
Acesse o artigo COMO PUBLICAR E DESPUBLICAR UM CURSO para saber mais.
Excluir curso
9º passo: clique no botão com o desenho de uma lixeira, para excluir este curso.
❗Informação importante: o ícone de excluir não aparece em cursos que já possuem alunos matriculados e consumindo conteúdo.
Vincular professores
10º passo: clique no botão "Vincular Professores", com o desenho de um quadro e uma pessoa, para vincular professores a um curso.
Usuários com perfil de "Professor" vinculados a um curso ou conteúdo exclusivo, podem editar o curso, corrigir atividades e atribuir notas aos alunos, mesmo que não sejam os autores. Além disso, eles têm acesso ao mural da turma. Saiba mais sobre a funcionalidade no artigo: COMO VINCULAR PROFESSORES A UM CURSO.
Acessar boletim
11º passo: clique no botão "Boletim", representado pelo desenho de uma folha com um gráfico, para ver os boletins dos alunos desse curso.
O boletim serve para mostrar as notas e o progresso dos alunos nas atividades e avaliações do conteúdo. Saiba mais sobre o assunto no artigo COMO ACESSAR O BOLETIM DE UM CURSO.
Pronto! Agora você já sabe como gerenciar os cursos da sua plataforma.