Nesse artigo você encontrará as seguintes informações:
Exemplo: adicionar novos e-mails recebidos a uma planilha do Google como uma nova linha
Termos importantes
Sobre:
Para que o Toolzz Connect automatize suas tarefas para você, você precisa criar um cenário.
Como funciona:
Um cenário é composto por uma série de módulos que indicam como os dados devem ser transferidos e transformados entre aplicativos/serviços.
Existem quatro etapas para criar um cenário:
Escolha seus aplicativos
Construa seu cenário
Teste seu cenário
Ative seu cenário
Exemplo: adicionar novos e-mails recebidos a uma planilha do Google como uma nova linha
Para exemplificar como criar um cenário, vamos e mostrar um passo a passo. Em nosso cenário de exemplo, estamos adicionando novos e-mails recebidos a uma planilha do Google Sheets como uma nova linha.
❗ Observação
Antes de começar a criar qualquer cenário, verifique se você está conectado à sua conta do Toolzz Connect.
Etapa 1: escolha seus aplicativos
Passo a passo:
1º passo: acesse o painel da organização clicando em "Organization"
2º passo: clique no botão "Create a new scenario".
❗ Observação
Você também pode usar o caminho menu lateral > "Scenarios" > "Create a new scenario".
3º passo: clique no ícone com o símbolo de "+". Uma lista de aplicativos será exibida.
4º passo: no campo de pesquisa, procure o aplicativo que deseja usar. Nesse caso, procure por "Gmail" .
Etapa 2: construa seu cenário
Selecione a pasta cujos e-mails você deseja assistir.
Passo a passo:
1º passo: após selecionar um aplicativo, como ensinamos na etapa anterior, agora você precisa escolher um módulo. Selecione a opção "Watch e-mails".
2º passo: faça a conexão com seu gmail. Para isso, clique no botão "Add".
Escolha o tipo de conexão. Dê um nome para conexão. Clique no botão "Save".
3º passo: no campo "Folder", selecione a pasta cujos e-mails você deseja assistir.
4º passo: no campo "Filter type", selecione o tipo de filtro desejado.
5º passo: em "Criteria", escolha uma opção de critério para assistir no e-mail.
6º passo: caso queira, especifique se você deseja assistir e-mails de um endereço específico, que contenham uma frase específica ou outra particularidade.
7º passo: clique em "OK" para salvar.
8º passo: um pop-up será exibido. Escolha a partir de quando deseja começar a assistir e-mails e clique em "OK" para salvar.
Etapa 3: adicione um módulo de linha
Passo a passo:
1º passo: passe o mouse pelo módulo Gmail e clique no símbolo "+" para adicionar um novo módulo.
2º passo: use o passo a passo da etapa 1 para selecionar um aplicativo. Dessa vez escolha "Google Sheets".
3º passo: escolha o módulo "Add a row".
4º passo: faça a conexão com sua conta do Google. Para isso, clique no botão "Add".
5º passo: em "Choose a Method", escolha se deseja selecionar sua planilha na lista ou manualmente.
6º passo: em "Choose a Drive" selecione sua unidade.
7º passo: em "Spreadsheet ID" selecione sua planilha.Se sua planilha estiver na pasta, primeiro selecione a pasta. Em seguida, clique no sinal de adição para selecionar a planilha específica na pasta e clique no nome da planilha.
8º passo: em "Table conteins headers" escolha se sua tabela terá cabeçalho. No nosso exemplo vamos usar uma tabela com cabeçalhos, mas a sua não precisa ter se não quiser.
9º passo: em "Value", mapeie os dados que deseja obter em sua planilha.
Se sua tabela tiver cabeçalhos, você verá os nomes dos cabeçalhos antes da letra entre colchetes.
10º passo: clique em "OK" para salvar.
❗ Observação
Para cenários mais complexos, repita as mesmas etapas da Etapa 3 até adicionar todos os módulos desejados.
Etapa 4: teste seu cenário
Antes de ativar e agendar seu cenário, você deve testá-lo para verificar se tudo está funcionando corretamente.
Passo a passo:
1º passo: clique no botão com o ícone de uma seta para a direita, ao lado do comando "Run once" para executar e testar seu cenário.
2º passo: balões aparecerão no topo dos módulos.
Eles fornecem informações sobre os dados processados ou o que é chamado de pacotes. Clique no balão.
3º passo: no balão ficam expostas as informações sobre os pacotes processados, incluindo o número de operações.
Para obter mais informações, consulte o artigo FLUXOS DE EXECUÇÃO DOS CENÁRIOS.
❗ Observação
Testar seu cenário é vital para ver como os dados fluem. Também ajuda a mostrar se há algum erro em seu cenário.
Se você encontrar um erro, consulte o artigo PROCESSAMENTO DE ERROS.
Etapa 5: agende e ative seu cenário
Seu cenário está quase pronto para ser executado, mas ainda está inativo.
Passo a passo:
1º passo: para agendar seus cenários, clique nas configurações de agendamento, que fica ao lado do botão on e off.
2º passo: defina com que frequência deseja que seu cenário seja executado.
At regular intervals: em intervalos regulares;
Once: apenas uma vez;
Every day: todos os dias;
Days of the week: dias da semana;
Days of the month: dias do mês
Specified dates: datas específicas
On demand: sob demanda
3º passo: clique em "OK" para salvar.
4º passo: para ativar seu cenário, saia do editor de cenários clicando no ícone de seta para a esquerda, no canto superior esquerdo da tela.
5º passo: clique no botão ON/OFF para ativar seu cenário.
Uma vez ativado, seu cenário será executado de acordo com sua programação.
Para obter mais detalhes sobre o editor de cenário, visite artigo abaixo:
Termos importantes
Ativação do cenário
Os cenários são ativos ou inativos . Você pode alterar o status do cenário clicando no botão ON/OFF nos detalhes do cenário.
Cronograma de cenário
Os cenários ativos são executados de acordo com um cronograma.
Nome do cenário
Para renomear seu cenário, clique no nome do cenário no canto superior esquerdo. Pressione ENTER ou clique fora do campo editado para salvar o novo nome do cenário .
Selecionando o primeiro pacote
Os acionadores permitem selecionar o primeiro bundle que você deseja processar no cenário.
Número de pacotes devolvidos
Os módulos, por padrão, sempre retornam apenas dois bundles. Você pode alterar isso no campo de configurações do módulo "Número máximo de pacotes devolvidos".
Configurações avançadas de cenário
O Toolzz Connect permite que você defina várias outras configurações avançadas:
Pronto! Agora você já sabe tudo sobre como criar um cenário no Toolzz Connect.