Passar para o conteúdo principal
EDITOR DE CENÁRIO - TOOLZZ CONNECT

Esse é um tutorial da plataforma Toolzz Connect

Atualizado há mais de uma semana

Nesse artigo você encontrará as seguintes informações:

  • Módulo

  • Configurações de agendamento

  • Definindo uma rota

  • Adicionar/remover um módulo

  • Corra uma vez

  • Número de operações

  • Registro

  • Agendamento

  • Sair da edição

  • Nome do cenário

  • Barra de ferramentas do cenário


Sobre:

Ter um editor de cenário visual e intuitivo permite criar e editar cenários de maneira rápida e prática.

Passo a passo:

1º passo: acesse "Scenarios" e clique em "Create a new scenario" para abrir o editor de cenário .

2º passo: selecione "Edit" para editar um cenário existente ou clique em qualquer lugar na página do cenário para abrir o editor de cenário .

Abaixo está uma lista e explicação de todos os elementos no editor de cenário.


1 - Módulo

Os módulos representam etapas individuais em seu processo automatizado. Existem diferentes tipos de módulos.

Não há limite para o número de módulos que você pode adicionar ao seu cenário. Já o número de operações vai depender da sua assinatura.

Para que o Toolzz Connect se comunique com um determinado aplicativo, você precisa criar uma conexão.

Dependendo do módulo que você selecionou, clique com o botão direito do mouse nele para abrir as seguintes opções:

  • Configurações

  • Executar apenas este módulo

  • Adicionar um módulo

  • Adicionar gerenciador de erros

  • Renomear

  • Perto

  • Copiar módulo

  • Adicione uma anotação

  • Excluir módulo


2 - Configurações de agendamento

O painel de configurações de agendamento permite ajustar o agendamento de execução do seu cenário.

Por padrão, um cenário é executado a cada 15 minutos. Este painel permite personalizar a frequência e o tempo do seu cenário.

Clique no relógio para agendar um cenário. Você também pode acessar as configurações de agendamento por meio da barra de ferramentas clicando no botão de configuração de agendamento.

O ícone de relógio representa um gatilho agendado, o ponto de partida do seu cenário. Um cenário também pode começar com um gatilho instantâneo, que é representado por um ícone de raio.

Aprenda sobre os diferentes tipos de gatilhos.


3 - Definindo uma rota

Uma rota é uma conexão entre dois módulos, representada visualmente por uma linha pontilhada.

Clique no ícone de chave inglesa (🔧) abaixo da linha pontilhada que conecta os dois módulos para exibir as seguintes opções:

  • Configurar um filtro: filtra pacotes de acordo com critérios específicos. Você também pode acessar esta opção clicando na rota que conecta dois módulos;

  • Desvincular: ao desvincular um módulo, ele não será executado, a não ser que seja uma trigger;

  • Adicionar um roteador;

  • Adicionar um módulo;

  • Adicione uma anotação.


4 - Adicionar/remover um módulo

Para adicionar um módulo, passe o mouse de um módulo já existente para o ícone com o sinal de "+" aparecer. Clique no sinal de mais para criar um módulo novo.

Aparecerá um menu com uma lista de aplicativos/serviços, para que você possa adicionar outro módulo ao seu cenário.

Para remover um módulo, clique com o botão direito do mouse no módulo que deseja excluir e selecione "Delete module".


5 - Executar módulo

Depois de configurar seu cenário, clique no ícone de seta para direita, ao lado do comando "Run once" para testar seu cenário.

Depois que seu cenário for executado, você poderá ver o número de operações e o mais detalhes no log (vamos falar mais deles ainda nesse artigo).


6 - Número de operações

Uma operação é uma tarefa executada por um módulo.

Depois que o cenário é executado, o Toolzz Connect exibe o número de operações executadas por cada módulo no balão branco no canto superior direito de cada módulo.

Clique no balão para inspecionar os resultados da operação do módulo.

As cobranças são feitas de acordo com o número total de operações realizadas pelos módulos em seu cenário. Para mais informações, veja como contar o número de operações.


7 - Registro

O log registra todos os eventos que ocorrem durante uma única execução de um cenário e os registra para o histórico de execução do cenário.

O log contém informações sobre cada etapa e quaisquer erros encontrados durante a execução do cenário.


8 - Agendamento

Se tudo funcionar corretamente, você pode ativar o cenário.

Selecione "ON" para ativar seu cenário ou "OFF" para desativar o cenário .

Saiba mais sobre a diferença entre cenários ativos e inativos.


9 - Sair da edição

Clique na seta para a esquerda, localizada no canto superior esquerdo da página, para fechar o editor de cenário e retornar à página de detalhes do cenário.


10 - Nome do cenário

Para renomear um cenário, clique no nome do cenário no canto superior esquerdo e edite conforme desejado. Pressione "Enter" ou clique fora do campo editado para salvar o novo nome. Para finalizar, clique no ícone salvar, representado pelo desenho de um disquete.


Barra de ferramentas do cenário

Agora vamos falar mais sobre controles, ferramentas e favoritos.

1 - Salvar

Ao terminar de editar um cenário, clique no ícone salvar, representado por um disquete, para salvar as configurações do cenário atual.

📢 Informação importante:

Um cenário não é salvo automaticamente. Se você não salvar o cenário e sair dele, uma janela pop-up aparecerá solicitando que você salve suas alterações.

Se as últimas configurações do módulo não estiverem salvas, um asterisco ( * ) será exibido na parte superior do módulo, até que você pressione "Cancelar" para descartar ou "OK" para salvar suas alterações nas configurações.

2 - Configurações do cenário

Clique na engrenagem para abrir as configurações do cenário.

3 - Notas

Para adicionar uma nova nota ao módulo ou rota (a conexão entre dois módulos), clique com o botão direito do mouse no módulo ou clique na rota à qual deseja adicionar uma nota e selecione "Add a not".

Escreva sua nota no espaço em branco.

Você pode adicionar um número ilimitado de notas.

Clique no ícone de página, representado por uma folha de papel com a ponta dobrada, para mostrar ou ocultar as notas que foram adicionadas aos módulos em seu cenário.

4 - Auto-alinhamento

O Toolzz Connect oferece a possibilidade de criar cenários altamente sofisticados com muitos módulos. Clique na varinha mágica para ajustar o layout geral dos módulos no cenário para que você possa vê-los alinhados.

📢 Informação importante:

Esta ação não é reversível a menos que você tenha salvo o cenário antes de usar esta função.

5 - Explique o fluxo

Clique no botão com o ícone de um avião antes de executar o cenário para ver o fluxo de dados entre os módulos.

6 - Mais

Clique nos ícone de três pontos para abrir o seguinte menu:

  • Export Blueprint: permite salvar o blueprint do cenário no formato JSON em seu computador;

  • Importar Blueprint: permite carregar o blueprint do cenário no formato JSON do seu computador;

  • Versões anteriores: permite restaurar uma versão anterior do cenário. Saiba como restaurar uma versão anterior do cenário.

7 - Ferramentas

A seção de ferramentas inclui:

  • Controle de fluxo

  • Ferramentas

  • Analisador de texto

8 - Favoritos

A seção "Favoritos" lista seus aplicativos mais usados ​​para facilitar o acesso.

A lista aumenta à medida que você adiciona mais aplicativos ao seu cenário. Você também pode adicionar aplicativos diretamente à lista clicando no sinal de mais.

Pronto! Agora você já sabe tudo sobre o editor de cenários do Toolzz Connect.

Respondeu à sua pergunta?