Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesToolzz Connect - TutoriaisCenários 🖼️ Ferramentas
FERRAMENTAS DE EDIÇÃO DE CENÁRIOS DO TOOLZZ CONNECT
FERRAMENTAS DE EDIÇÃO DE CENÁRIOS DO TOOLZZ CONNECT
Atualizado essa semana

Sobre

A página de editor de cenário oferece uma variedade de ferramentas de edição que permitem personalizar e construir suas automações de forma flexível. Nela você encontrará opções para adicionar módulos e ferramentas para definir o fluxo de dados, permitindo conectar e mover informações entre os módulos. Além disso, você pode utilizar as opções de filtros, agendamentos, e até mesmo definir parâmetros manuais para refinar a execução do cenário. Com essas ferramentas, você consegue testar, ajustar e visualizar todas as etapas da automação de forma dinâmica e intuitiva.

Passo a passo

Clique na opção "Scenarios" no menu lateral, encontre e selecione o cenário que deseja editar, depois clique no botão "Edit" para abrir o editor de cenário.

Você também tem acesso à página de edição de cenário quando estiver criando um cenário.

Dando um nome para o cenário

Para renomear o cenário, clique no nome no canto superior esquerdo da tela (caso seja um novo cenário, o sistema terá dado um nome automático). Faça as alterações que desejar e depois pressione "Enter" ou clique fora do campo de texto para salvar o novo nome.

Para finalizar, clique no ícone salvar, representado pelo desenho de um disquete na barra de ferramentas.

O que são módulos?

Os módulos representam etapas individuais em seu processo automatizado. Existem diferentes tipos de módulos.

Não há limite para o número de módulos que você pode adicionar ao seu cenário. Já o número de operações depende do pacote contratado.

Para que o Toolzz Connect se comunique com um determinado aplicativo, você precisa criar uma conexão entre eles.

Clique com o botão direito do mouse em um módulo para ver algumas opções (elas variam de acordo com o aplicativo):

  • Configurações

  • Executar apenas este módulo

  • Adicionar um módulo

  • Adicionar gerenciador de erros

  • Renomear

  • Copiar módulo

  • Adicione uma anotação

  • Excluir módulo

Definindo uma rota

Uma rota é uma conexão entre dois módulos, representada visualmente por uma linha pontilhada.

Clique no ícone de chave-inglesa (🔧), abaixo da linha pontilhada que conecta os dois módulos, para exibir as seguintes opções:

  • Set up a filter: verifica se os pacotes recebidos dos módulos anteriores atendem às condições específicas do filtro ou não. Se sim, os pacotes serão passados ​​para o próximo módulo no cenário. Se não, seu processamento será encerrado. Você também pode acessar esta opção clicando na rota que conecta dois módulos.

    • Defina condições, que são como regras que o filtro vai seguir para decidir se um dado pode passar ou não. Para cada condição, você precisa de:

      • Operandos: são os "valores" que você quer comparar. Por exemplo, o valor de um campo ou um número.

      • Operador: é a "regra" que define a relação entre os operandos.

    • É possível usar "Operadores básicos" (Existe - verifica se um campo está preenchido com algum valor. Não existe - verifica se o campo está vazio) e "Outros operadores".

  • Unlink: desvincula o módulo selecionado dos outros módulos na automação. Ao fazer isso, o módulo não será mais executado dentro daquele fluxo, a menos que ele seja um gatilho (trigger).

  • Select whole branch: permite selecionar todos os módulos conectados a partir daquele ponto da automação. Isso significa que, ao escolher essa opção, todos os módulos subsequentes ligados àquele caminho serão selecionados, facilitando a execução de ações coletivas, como duplicar, excluir ou mover a cadeia de módulos inteira.

  • Add a router: adiciona um roteador (router) ao fluxo de automação. O roteador é uma ferramenta que possibilita dividir a automação em múltiplos caminhos, executando diferentes ações com base em condições específicas. Ele é representado por um ícone de engrenagem verde e pode ser encontrado na barra de ferramentas também;

  • Add a module: atalho para adicionar um novo módulo ao seu fluxo;

  • Add a note: adicione uma anotação ao fluxo de automação. Essa funcionalidade é útil para deixar comentários, explicações ou lembretes sobre o propósito de determinados módulos ou ações dentro do fluxo, facilitando o entendimento e a colaboração entre equipes que utilizam a mesma automação.

Adicionando e removendo módulos

Para adicionar um módulo, passe o mouse na alça direita de um módulo já existente e veja o botão com o sinal de adição "+" aparecer. Clique nele para escolher um aplicativo e criar o novo módulo.

Para remover um módulo, clique nele com o botão direito do mouse e escolha a opção "Delete module".

Executando um módulo ou um cenário

Para executar apenas um módulo, clique nele com o botão direito do mouse e escolha a opção "Run this module only".

Para executar um cenário completo, clique no botão da funcionalidade "Run once", que tem o desenho de uma seta, localizado no canto inferior esquerdo da tela.

Visualizando o número de operações

Uma operação é uma tarefa executada por um módulo.

Depois que o cenário é executado, uma bolha branca com um número aparecerá em cada módulo. Ele exibirá o número de operações realizadas por este módulo.

Clique na bolha para inspecionar os resultados da operação do módulo.

Para informações mais completas, acesse o artigo OPERAÇÕES.

Visualizando os registros da execução do cenário

O log registra cada evento que ocorre durante uma única execução de um cenário no histórico de execução do cenário.

O log contém informações sobre cada etapa e quaisquer erros encontrados durante a execução do cenário.

Agendando e ativando um cenário

Para agendar um cenário, clique no ícone com o desenho de relógio no módulo ou na parte inferior da tela. O painel de configuração de agendamento será exibido. Use ele para personalizar sua programação de cenário.

Saiba mais sobre essas configurações no artigo COMO AGENDAR UM CENÁRIO.

Para ativar um cenário clique na chave de ativação '"OFF". Repare que, a chave que era cinza ficará colorida e com a palavra "ON".

Se quiser saber mais detalhes sobre o assunto, acesse o artigo COMO CRIAR, TESTAR E ATIVAR UM CENÁRIO.

Barra de ferramentas do cenário

Agora vamos falar mais sobre controles, ferramentas e favoritos.

Salvar

Ao terminar de editar um cenário, clique no ícone salvar, representado por um disquete, para salvar as configurações do cenário atual.

❗Informações importantes

  • Um cenário não é salvo automaticamente. Lembre-se sempre de salvar as alterações antes de sair do modo de edição.

  • Se as configurações do módulo não forem salvas, um asterisco "*" será exibido na parte superior do módulo. Você precisa salvar as alterações do módulo e depois salvar o cenário para que ele funcione corretamente.

Inputs de cenários

Os Inputs de cenários permitem que você envie dados com uma estrutura pré-definida para um cenário toda vez que ele for executado. Primeiro, você define a estrutura esperada dos dados. Depois, sempre que rodar o cenário, será exibido um formulário onde você insere essas informações. Os dados que você fornecer no input de cenário estarão disponíveis para todos os módulos dentro do cenário.

❗Informações importantes

  • A funcionalidade "Input de cenários" estará disponível de acordo com o plano do Connect que tenha contratado.

  • Você pode definir os inputs para seu cenário antes ou depois de adicionar seus módulos.

Clique no ícone de inputs, que traz desenho de dois blocos retangulares conectados por uma seta para baixo. Depois clique em "Add item" e preencha o formulário.

  • Insira o nome em "Name". Este campo e obrigatório. Não podem ser usados espaços ou caracteres especiais. Podem ser usadas letras, números e o símbolo de sublinhado "_". Só pode começar com uma letra ou sublinhado.

  • Em "Type" selecione o tipo de dado de entrada no menu suspenso.

  • Se quiser, em "Defaut" insira o valor padrão que você espera obter.

  • Em "Required", selecione se esta entrada é necessária ou não para iniciar seu cenário. Se você selecionar "Yes", seu cenário não poderá ser executado a menos que você forneça a entrada necessária e o tipo de agendamento do cenário deverá ser "On demand".

  • Se você selecionou Texto, Matriz ou Coleção como sua especificação, em "Multi-line", selecione como deseja que seu texto seja exibido: "Yes" para mostrar várias linhas de texto ou "No" para mostrar apenas uma linha de texto.

  • Clique em "Add item" e repita o processo se precisar adicionar mais itens.

  • Após finalizar clique em "Save".

Configurações do cenário

Clique no botão com o desenho de uma engrenagem para abrir as configurações do cenário. Saiba mais detalhes sobre cada uma das configurações avançadas no artigo CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS DOS CENÁRIOS.

Notas

Para adicionar uma nota ao módulo ou rota (conexão entre dois módulos), clique com o botão direito do mouse no elemento, selecione a opção "Add a not" e escreva sua nota na caixa de texto.

Você pode adicionar um número ilimitado de notas.

Para ver todas as notas adicionadas ao cenário, clique no ícone com o desenho de uma folha de papel dobradas, localizado na parte inferior da tela.

Para excluir uma nota, clique no botão com um "x" referente a ela.

Alinhamento automático

Clique no botão com o desenho de uma varinha mágica para ajustar o layout geral dos módulos no cenário e eles ficarem alinhados.

❗Informação importante

  • O alinhamento não é reversível, a não ser que você tenha salvado o cenário antes de usá-lo e saia da edição de cenário sem salvar esta ação.

  • Se você tiver um roteador no cenário, essa funcionalidade vai organizar os módulos de acordo com a ordem definida para todas as rotas.

Explique o fluxo

Clique no botão com o ícone de um avião antes de executar o cenário para ver o fluxo de dados entre os módulos.

Mais opções

Clique no botão com o ícone de três pontos para abrir um menu de opções:

  • "Export Blueprint": permite salvar o blueprint do cenário no formato JSON em seu computador;

  • "Importar Blueprint": permite carregar o blueprint do cenário no formato JSON do seu computador;

  • "Previous Versions": permite restaurar uma versão anterior do cenário. Escolha uma versão anterior e depois clique em "OK".

    🚨Atenção! A versão restaurada não é salva automaticamente. Para salvá-la, clique no ícone com o desenho de um disquete.

    "Blueprint" é um plano detalhado do seu cenário de automação, que permite visualizar e entender toda a lógica por trás da execução das automações.

Ferramentas

A seção de ferramentas inclui:

  • A funcionalidade "Controle de fluxo" no botão colorido com ícone de engrenagem;

  • A funcionalidade "Ferramentas" no botão colorido com o desenho de duas ferramentas;

  • A funcionalidade "Analisador de texto" no botão colorido com um ponto final e um asterisco em colchetes.

Favoritos

A seção "Favoritos" lista seus aplicativos mais usados ​​para facilitar o acesso. A lista aumenta à medida que você adiciona mais aplicativos ao seu cenário.

É possível adicionar aplicativos à lista de favoritos clicando no botão com sinal de adição "+".

Atalhos do teclado

Usuários experientes economizam tempo ao editar cenários usando atalhos de teclado.

Use esses atalhos para melhorar sua experiência no Toolzz Connect:

+

Dar zoom

-

Diminuir o zoom

Windows: Ctrl+S

Mac: ⌘+S

Salvar cenário

Windows: Ctrl+C no módulo

Mac: ⌘+C no módulo

Copiar módulo

Windows: Ctrl+V

Mac: ⌘+V

Colar módulo

Espaço+arraste no módulo

Mover todos os módulos

Windows: Ctrl+Enter

Mac: ⌘+Enter

Executar uma vez (Run once)

Shift+arrastar

Crie uma caixa para selecionar vários módulos

Sair da tela de edição

Clique na seta para a esquerda, localizada no canto superior esquerdo da página, para fechar o editor de cenário e retornar à página de detalhes do cenário.

🚨Atenção! Não se esqueça de salvar seu cenário antes de sair do editor.

Pronto! Agora você já sabe tudo sobre o editor de cenários do Toolzz Connect.

Respondeu à sua pergunta?