Sobre
A página de detalhes do cenário permite que você acesse o editor de cenário e encontre informações sobre um cenário, como histórico de execução e execuções incompletas.
A página de detalhes do cenário é a página inicial de um cenário específico. Ela fornece acesso a informações específicas e ao editor de cenário.
Como funciona
Para acessar essa página, basta clicar em um dos cenários criados e uma tela, semelhante à imagem abaixo, será exibida.
Diagram
A aba "Diagram" mostra uma representação visual do cenário, além de outras informações de forma resumida.
Currently running
Exibe informações sobre a execução do cenário que está acontecendo naquele momento.
History
Mostra uma visão geral de ações que ocorreram no cenário, como execuções, edições, ativação, entre outras.
Estatísticas
Traz um gráfico de linhas que exibe a quantidade de operações e transferência de dados usadas pelo cenário.
Passe o mouse por cima do gráfico para ver mais informações.
History
A aba "History" mostra uma visão geral do histórico do cenário, como qualquer edição do cenário e também o histórico de execuções.
Os seguintes detalhes são mostrados para cada execução:
Data de execução;
Status de cada execução (sucesso ou erro);
Duração da execução;
Número de operações;
Tamanho dos dados transferidos;
Link para informações detalhadas.
❗ Informação importante: o número de dias em que seus logs de execução são armazenados depende do seu plano contratado.
Para ver informações detalhadas sobre uma execução específica, incluindo quais pacotes foram processados, clique no botão "Details" referente a ela.
Número de operações
Cada vez que um módulo executa uma ação, ele usa uma operação. Por exemplo, adicionar uma linha à sua Planilha Google ou obter dados da sua conta do Gmail, cada um usa uma operação.
Mais módulos e pacotes processados em um cenário resultam em um número maior de operações. E as cobranças acontecem com base no número total de operações realizadas pelos módulos no seu cenário.
Se você exceder seu limite mensal de operação, seus cenários serão pausados até a próxima redefinição de uso. Além do número de operações, cada plano fornece uma certa quantidade de dados que seus cenários podem processar durante o período de uso.
Todos os tipos de módulos podem usar de uma a muitas operações, dependendo de seu lugar e função no cenário:
Os módulos Trigger (gatilho) sempre usam uma operação, independentemente de receberem ou não dados;
Os módulos Search (pesquisa) usam uma operação para serem executados, mas podem gerar vários pacotes. Por exemplo, o módulo Google Sheets Search Row será executado uma vez e usará uma operação, mas poderá retornar informações sobre várias linhas após uma execução. Cada linha é um pacote separado de dados;
Os módulos Action (Adicionar, Atualizar, Excluir, etc.) utilizam tantas operações quantas forem necessárias para processar todos os dados de entrada. Se você tiver 10 linhas retornadas pelo módulo Search Row do Google Sheets, o próximo módulo Delete Rows será executado 10 vezes para excluir todas as 10 linhas e usará 10 operações;
Os módulos Aggregator (Agregadores) pegam vários pacotes e os combinam em um. O agregador usa uma operação para cada agregação. Se o agregador criar uma matriz a partir dos seus registros do Google Sheets, ele usará apenas uma operação;
Os módulos Iterator (iteradores) são opostos aos módulos agregadores. Os iteradores pegam um conjunto de arrays e o dividem em vários conjuntos como uma saída, então eles usam uma operação para o conjunto inteiro, mas os módulos depois deles receberão mais de uma entrada.
Há algumas exceções de módulos quando o Toolzz Connect não usa as operações:
Módulos de tratamento de erros (Rollback, Break, Resume, Commit, Ignore);
Módulos e filtros de roteador.
Verificando a contagem total de operações para um cenário
É importante saber quantas operações seu cenário está usando no total.
Agendar seu cenário fará com que ele consuma operações toda vez que for executado. Você pode reduzir o número de operações usadas agendando alguns cenários para serem executados com menos frequência.
Cada execução de cenário usa pelo menos uma operação porque o módulo de gatilho precisa verificar atualizações. Mesmo quando nenhum dado novo é recuperado, essas execuções de verificação ainda são adicionadas à sua contagem total de operações, pois o gatilho usa uma operação toda vez que verifica de acordo com o cronograma.
Você pode visualizar todas as operações de cada execução na aba "History". Se elas não aparecerem, certifique-se de que a opção "Hide check runs" está desativada.
💡Dica: também é possível ver quantas operações cada cenário consumiu na página de cenários. O dado fica logo abaixo do nome do cenário, acompanhado de um ícone de engrenagem.
Verificando a contagem total de operações da Organização ou Time
Também é importante saber quantas operações sua Organização e cada Time dela usam. Isso pode ser facilmente verificado nas páginas de cada uma dessas funcionalidades, acessadas através do menu lateral.
Nos painéis da "Organization" também é possível visualizar os limites que você tem de acordo com seu plano, quantas operações foram utilizadas durante o período atual.
Incomplete Executions
Incomplete Executions é uma pasta onde execuções de cenário que não puderam ser finalizadas com sucesso, devido a um erro, são armazenadas. Cada execução incompleta armazenada pode ser resolvida manual ou automaticamente.
Inclui as seguintes informações para cada execução incompleta:
Data Criada
Tamanho da transferência de dados
Tentar novamente
Resolvido
Número de tentativas
❗Informações importantes
Os dados armazenados nesta pasta são contabilizados nos limites do seu plano de assinatura (espaço de armazenamento).
Por padrão, o armazenamento de execuções incompletas fica desabilitado. Para habilitá-lo, habilite a opção "Allow storing of Incomplete Executions" nas configurações avançadas do cenário.
Resolvendo execuções incompletas
1º passo: na aba "Incomplete executions" localize a execução com falha e clique em no botão "Detail" referente a ela.
Na parte de "Attempts" é possível ver o motivo do erro. Neste caso, o campo nome era obrigatório e a execução não enviou esse dado.
2º passo: clique no módulo com falha, ele estará sinalizado com um Ícone de alerta: círculo vermelho com um triângulo branco e um ponto de exclamação.
Na janela de configuração do módulo, verifique os itens com erro, que estarão sinalizados em vermelho, corrija o motivo do erro e salve as novas informações.
Neste caso, precisamos inserir manualmente o dado do campo "Nome".
3º passo: salve o cenário clicando no ícone com o desenho de um disquete e depois clique na seta para a direita da opção "Run once" para executar o cenário.
O cenário será resolvido com sucesso e aparecerá com um check "✅" na coluna "Resolved".
Erros que resultam em execuções incompletas
Durante a execução de um cenário, certos tipos de erro podem resultar no armazenamento de execuções incompletas.
Erros de validação
Quando há dados incompletos ou incorretos, geralmente devido à falta de um item essencial para processar todas as informações no módulo.Erros de conexão
Quando o destino final está indisponível, seja por falha temporária de conexão ou de longo prazo (ex.: problemas ao conectar com e-mail ou servidor FTP remoto).
Erro no primeiro módulo: a execução para imediatamente e nenhuma execução incompleta é armazenada.
Erro em outros módulos (sem tratamento de erros):
Se o tipo de erro for ConnectionError, RateLimitError, OutOfSpaceError ou ModuleTimeoutError, um registro de execução incompleto COM nova tentativa automática será armazenado.
Se o tipo de erro for DataError, InvalidConfigurationError, InvalidAccessTokenError, UnexpectedError, MaxFileSizeExceededError ou MaxResultsExceededError, um registro de execução incompleto SEM nova tentativa automática será armazenado.
Se o tipo de erro for diferente dos acima, a execução falhará.
Ativar e desativar cenário
Uma vez que um cenário é criado, ele precisa ser ativado para ser executado de acordo com sua programação.
Você pode ativar e desativar o cenário clicando na chave "ON" e "OFF".
Quando a chave está cinza e com a palavra "OFF" quer dizer que ele está desativado, quando a chave está colorida e com a palavra "ON" quer dizer que ele está ativado.
Editar cenário
Clique no botão "Edit" para abrir o editor de cenários e fazer as alterações que desejar.
Opções de gerenciamento do cenário
Clique no botão "Options" para ter acesso a opções de gerenciamento do cenário sem a necessidade de abrir o editor de cenários. Opções disponíveis:
Schenduling: para configurações de agendamento do cenário;
Rename: para renomear o cenário;
Clone: para duplicar o cenário;
Delete: para excluir o cenário.
Pronto! Agora você já sabe tudo sobre a página de detalhes do cenário.