Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesToolzz LXP - TutoriaisConfigurações ⚙️Seções e destaques
COMO CRIAR E CONFIGURAR SEÇÃO CARROSSEL NO CATÁLOGO DA INSTITUIÇÃO E DA ESCOLA?
COMO CRIAR E CONFIGURAR SEÇÃO CARROSSEL NO CATÁLOGO DA INSTITUIÇÃO E DA ESCOLA?

ADMINISTRADOR / CONFIGURAÇÕES / SEÇÕES E DESTAQUES

Atualizado há mais de uma semana

Sobre

A seção carrossel é um conjunto de conteúdo agrupado que fica no catálogo da página inicial da sua instituição ou escola (ou unidade, dependendo do nome dado à funcionalidade no seu pacote de nomenclaturas). Ela promove uma experiência visual envolvente que atrai imediatamente a atenção do usuário, além de ajudar a melhorar a navegação.

Os conteúdos serão exibidos em uma sequência horizontal e podem ser navegados, manualmente, por meio de setas com transições suaves entre cada item.

Como funciona

Você pode criar seções com um tipo de conteúdo específico como cursos, conteúdos exclusivos, trilhas, vídeos e outros, ou combinar vários tipos de conteúdos em uma mesma seção.

Os conteúdos que aparecerão nessa seção são definidos, automaticamente, pela plataforma de acordo com as configurações de filtros (grupo, subgrupo e especialidade).

Passo a passo

1º passo: na tela de login, informe seu e-mail, senha e clique em “Entrar”.

2º passo: acesse o menu lateral clicando no ícone com três traços, localizado no canto superior esquerdo da tela. Clique na opção "Configurações" e depois escolha o item "Seções e destaques".

3º passo: acesse a aba "Catálogo" e escolha se você quer criar ou configurar uma seção carrossel na "Instituição" ou em uma "Escola".

Ao escolher a opção "Escola", na próxima página, em "Edição de catálogo", você deve escolher em qual escola deseja realizar as configurações.

🚨Atenção!

Se você se deparar com a mensagem "Não há catálogos configurados para Unidades" ou o nome da escolha que deseja não aparecer entre as opções, é porque as opções "Permitir à unidade customizar seções" e "Permitir à unidade criar destaques" não estão ativadas nas configurações da escola/unidade.

❗Informação importante

A configuração da seção carrossel é a mesma para instituição ou unidades. Neste artigo vamos usar a instituição como exemplo.

4º passo: clique no botão “Criar seção”. Em seguida, selecione a opção “Nova seção de carrossel”.

Toda nova seção fica no final da página. Role a página até o final para encontrar a seção que acabou de criar.

5º passo: clique em "Nome da nova seção" para alterar o nome da seção.

Depois, no campo de texto, escreva uma breve descrição para a seção. Este não é um campo obrigatório.

O campo "Estilo" estará com a opção "Carrossel" selecionada e não pode ser alterado.

6º passo: agora, você precisa definir qual ou quais tipos de conteúdos serão exibidos nesta seção carrossel. Clique na opção ou nas opções desejadas.

💡Dica

Utilize os atalhos "Selecionar todos" e "Desmarcar todos" para marcar ou desmarcar todas as opções de uma vez, exatamente nessa ordem.

❗Informações importantes

  • Você pode escolher conteúdos do tipo, curso, conteúdo exclusivo, trilha, objeto de aprendizagem, vídeo, cast áudio, cast álbum, PDF, texto, lives (transmissão ao vivo) e pacote de assinatura (também conhecido como pacote de cursos);

  • É possível criar uma seção com apenas um tipo de conteúdo ou fazer uma combinação entre eles, selecionando mais de um tipo de conteúdo;

  • Conteúdos adicionados à biblioteca (tipo PDF, texto e vídeo) precisam estar com a opção "Permitir exibir no catálogo do aluno" ativada no formulário de criação/edição. Quem tem pacote de views contratado também pode ativar a opção "Permitir exibir no catálogo para visitantes".

  • Conteúdos do tipo "Cast Áudio" e "Cast Álbum", adicionados através do Cast Creator, precisam estar a opção "Permitir exibir no catálogo do aluno" ativada no formulário de criação/edição.

  • Conteúdos do tipo "Live", criadas na funcionalidade "Transmissão ao vivo", no campo "Exibição no catálogo" do formulário de criação/edição precisa está com a opção "Sim" selecionada.

  • Conteúdos do tipo "Pacote de assinaturas" precisam estar com a opção "Ocultar Pacote de Assinatura" desativada no formulário de criação/edição.

  • Repare que alguns conteúdos aparecem selecionados como configuração padrão da plataforma, mas você pode desfazer a seleção desses conteúdos.

7º passo: escolha o grupo, subgrupo e especialidade da seção carrossel.

Dos três campos, apenas "grupo" é de preenchimento obrigatório.

🚨Atenção!

Toda a configuração da plataforma é baseada nos filtros (grupo, subgrupo e especialidade). Você precisa vincular todos os conteúdos criados, pelo menos, um grupo (e a subgrupos e especialidades se desejar).

Os conteúdos que aparecerão nessa seção carrossel são definidos, automaticamente, pela plataforma de acordo com seus filtros (grupo, subgrupo e especialidade). Ou seja, somente conteúdos que estiverem configurados com esses mesmos filtros aparecerão nesta seção.

8º passo: escolha se a seção terá conteúdos gratuitos, pagos ou ambos.

9º passo: defina suas preferências nos campos "Ordenar por" e "Ordem".

  • Ordenar por: escolha como os conteúdos aparecerão ordenados para os usuários:

    • Aleatório: ordem aleatória definida pela plataforma;

    • Título: por ordem alfabética de acordo com o nome do curso;

    • Data de início: de acordo com a data configurada para os alunos poderem iniciar o curso;

    • Data da criação: conforme a data em que o curso foi criado na plataforma;

    • Data de publicação: conforme a data em que o curso foi publicado na plataforma;

    • Valor: de acordo com o valor de venda atribuído ao curso.

  • Ordem: se na opção anterior você escolheu um tipo de ordenação diferente de "Aleatório", agora, deve escolher se deseja que os conteúdos sejam ordenados em ordem crescente (do menor para o maior) ou decrescente (do maior para o menor).

    Por exemplo: se você escolheu a opção "Valor" e combinou com a opção "Crescente" os cursos serão ordenados do mais barato ao mais caro. Mas se você escolheu a opção "Data de início" e combinou com a opção "decrescente" os cursos serão ordenados do que iniciará mais tarde para o que iniciará mais cedo.

10º passo: se quiser reordenar a posição que a seção aparecerá no catálogo, clique no ícone representado por dois traços, localizado ao lado do nome da seção, e arraste o item para a posição desejada.

11º passo: se quiser ocultar a seção do catálogo, sem excluí-la, clique no ícone representado pela imagem de um olho, ao lado do nome da seção.

Repare que o olho, que era verde, agora ficou vermelho e riscado. Isso significa que a seção está oculta. Para a seção voltar a ficar ativa, basta clicar no ícone de olho novamente.

Caso queira excluir a seção, clique no ícone da lixeira.

12º passo: após finalizar, clique no botão “Salvar alterações”, na parte superior da página.

Pronto! Agora você já sabe como criar e configurar uma seção no estilo carrossel na sua instituição e nas suas escolas.

Outros artigos que podem te interessar:

Respondeu à sua pergunta?