Todas as coleções
Toolzz LMS - Tutoriais do Admin
Seções e destaques
COMO CRIAR SEÇÃO CARROSSEL NA UNIDADE E NA INSTITUIÇÃO?
COMO CRIAR SEÇÃO CARROSSEL NA UNIDADE E NA INSTITUIÇÃO?

ADMINISTRADOR / SEÇÕES E DESTAQUES

Eduardo avatar
Escrito por Eduardo
Atualizado há mais de uma semana

Sobre:

As seções de carrossel são conjuntos de conteúdos agrupados que ficam na página inicial (catálogo) da sua instituição ou unidade. Elas promovem uma experiência visual envolvente que atrai imediatamente a atenção, além de ajudarem a melhorar a navegação do usuário.

Os conteúdos serão exibidos em uma sequência horizontal e podem ser navegados, manualmente, por meio de setas com transições suaves entre cada item.

Como funciona:

Você pode criar seções com um tipo de conteúdo específico como cursos, conteúdos exclusivos, trilhas vídeos e outros, ou combinar vários deles em uma mesma seção.

Os conteúdos que aparecerão nessa seção são definidos, automaticamente, pela plataforma de acordo com o tipo escolhido nas configurações e seus filtros.

Passo a passo:

1º passo: na tela de login, informe seu e-mail, senha e clique em “Entrar”.

2º passo: clique no menu lateral localizado no canto superior esquerdo da tela.

3º passo: clique em “Configurações” e depois em “Seções e destaques”.

4º passo: acesse a aba "Catálogo" e escolha se você quer criar uma seção carrossel na instituição ou na unidade/escola e clique na opção desejada.

É importante ressaltar que, ao escolher a opção "Unidade" ou "Escola", dependendo do seu pacote de nomenclatura, na próxima página, em "Edição de catálogo" você deve escolher a unidade que deseja editar.

5º passo: clique em “Criar seção”. Em seguida, clique em “Nova seção de carrossel”. Toda nova seção fica no final da página.

Lembrando que todas as configurações são iguais para seções de instituição ou unidade.

6º passo: role a página até o final, encontre a seção que acabou de criar e preencha o formulário:

  • Nome: dê um nome par sua nova seção;

  • Descrição: crie uma breve descrição para a seção. Não é um campo obrigatório;

  • Estilo: define qual será o tipo dessa seção. Mantenha a opção "Carrossel";

  • Conteúdo: escolha o ou os tipos de conteúdo que serão exibidos na seção;

    • Você pode escolher conteúdos do tipo, curso, conteúdo exclusivo, trilha, objeto de aprendizagem, vídeo, cast áudio, cast álbum, PDF, texto, lives e pacote de assinatura (também conhecido como pacote de cursos);

    • É possível criar uma seção com apenas um tipo de conteúdo ou fazer uma combinação entre eles;

    • Conteúdos do tipo PDF, texto, vídeo, cast áudio e cast álbum precisam estar na biblioteca e ter a opção "Permitir exibir no catálogo do aluno" ativada. Quem tem pacote de views contratado também pode ativar a opção "Permitir exibir no catálogo para visitantes". Saiba mais detalhes sobre essa configuração em COMO PERMITIR QUE ARQUIVOS DE PDF, TEXTO, VÍDEO E ÁUDIO SEJAM EXIBIDOS NO CATÁLOGO DO ALUNO OU VISITANTE.

    • Conteúdos do tipo pacote de curso precisas estar com a opção "Ocultar Plano" desativada para aparecer no catálogo.

    • Repare que alguns conteúdos aparecem selecionados como configuração padrão da plataforma, mas você pode desfazer a seleção desses conteúdos.

  • Grupo: escolha o grupo em que a seção será vinculada. É obrigatório preencher essa opção;

  • Subgrupo: preencha o campo caso a seção possua um subgrupo. Não é obrigatório;

  • Especialidade: preencha o campo caso a seção tenha alguma especialidade. Não é obrigatório;

❗ Informação importante!

Como já mencionamos, os conteúdos que aparecerão nessa seção são definidos, automaticamente, pela plataforma de acordo com seus filtros, ou seja, somente conteúdos que estiverem configurados com esses mesmos filtros aparecerão nessa seção.

Toda a configuração da plataforma é baseada nos filtros. Você precisará vincular todas as criações a um grupo (e a subgrupos e especialidades se desejar). Entenda mais sobre no artigo COMO CONFIGURAR OS FILTROS DA SUA PLATAFORMA.

  • Pagamento: escolha se a seção terá conteúdos gratuitos, pagos, ou ambos;

  • Ordenar por: escolha como os conteúdos aparecerão ordenados para os usuários;

    • Aleatório: ordem aleatória definida pela plataforma;

    • Título: por ordem alfabética de acordo com o nome do curso;

    • Data de início: de acordo com a data configurada para os alunos poderem iniciar o curso;

    • Data da criação: conforme a data em que o curso foi criado na plataforma;

    • Data de publicação: conforme a data em que o curso foi publicado na plataforma;

    • Valor: de acordo com o valor de venda atribuído a curso.

  • Ordem: se na opção anterior você escolheu um tipo de ordenação diferente de "Aleatório", agora, deve escolher se deseja que os conteúdos sejam ordenados em ordem crescente (do menor para o maior) ou decrescente (do maior para o menor).

    • Por exemplo: se você escolheu a opção "Valor" e combinou com a opção "Crescente" os cursos serão ordenados do mais barato ao mais caro. Mas se você escolheu a opção "Data de início" e combinou com a opção "decrescente" os cursos serão ordenados do que iniciará mais tarde para o que iniciará mais cedo.

7º passo: se quiser reordenar a posição que a seção aparecerá no catálogo, clique no ícone representado por dois traços, localizado ao lado do nome da seção, e arraste o item para a posição desejada.

8º passo: caso queira excluir a seção, clique no ícone da lixeira.

9º passo: se quiser ocultar a seção, sem excluí-la, basta clicar no ícone representado pelo desenho de um olho, localizado ao lado do nome da seção.

Repare que quando a seção está visível no catálogo ele aparece na cor verde. Quando a seção foi oculta do catálogo ele aparece na cor vermelha e com um traço riscado.

Clique novamente para tornar a seção visível.

10º passo: após finalizar, clique em “Salvar alterações”.

Pronto! Agora você já sabe como criar uma seção no estilo carrossel na sua unidade ou instituição.

Outros artigos que podem te interessar:

Respondeu à sua pergunta?