Sobre
Nas configurações da instituição você configura opções que valem para toda a sua plataforma, já nessa parte de configurações da escola você tem a oportunidade de fazer diferentes ajustes para cada escola existente na sua plataforma.
💡Dica: a nomenclatura dessa funcionalidade pode variar entre "Unidade" e "Escola", mas significam a mesma coisa.
Como funciona
Cada chave ativa ou desativa uma configuração da escola. Lembrando que essas configurações são específicas para cada uma das escolas.
Algumas das opções estão disponíveis no formulário de edição das configurações da escola.
❗Informação importante: para algumas dessas configurações funcionarem corretamente, outras opções relacionadas devem estar ativadas também nas configurações da instituição. Vamos falar mais sobre o assunto ao longo desse artigo.
Passo a passo
1º passo: na tela de login, informe seu e-mail, senha e clique em “Entrar”.
2º passo: na barra de atalhos da página inicial, clique em "Escolas".
3º passo: as configurações da escola podem ser definidas ao criar ou editar uma escola.
Se você estiver criando uma escola, ao clicar em "Adicionar" a plataforma te redirecionará para o formulário de configurações.
Se você quiser editar uma escola, clique no ícone de três pontos no card da escola e selecione a opção "Editar".
4º passo: acesse a aba configurações.
Nessa página você pode ativar ou desativar chaves referentes a vários tipos de configurações de cada escola.
🚨Atenção!
Algumas funcionalidades só aparecerão no formulário de edição e para configurá-las você precisa primeiro criar a escola e depois editá-la.
❗Informações importantes
Quando uma funcionalidade está desativada, a chave referente a ela fica na cor cinza. Quando a funcionalidade está ativada, a chave fica colorida.
Para ativar e desativar as funcionalidades, clique na chave referente a ela.
Permitir à unidade customizar seções
Ao ativar essa funcionalidade, é possível criar um catálogo com seções específicas para esta escola, diferentes do catálogo da unidade, permitindo personalizar a visualização e os conteúdos das seções. Assim, cada escola pode adaptar a experiência de aprendizagem para atender melhor ao seu público.
5º passo: na opção "Permitir à unidade customizar seções" clique na chave para ativar. Se quiser desativar, basta clicar na chave novamente.
Permitir à unidade criar destaques
Ao ativar essa funcionalidade, é possível criar uma seção de destaques, no catálogo desta escola, diferente do catálogo da unidade, permitindo personalizar a visualização e os conteúdos da seção. Assim, cada escola pode adaptar a experiência de aprendizagem para atender melhor ao seu público.
6º passo: na opção "Permitir à unidade criar destaques" clique na chave para ativar. Se quiser desativar, basta clicar na chave novamente.
💡Dica: O catálogo é criado na página de "Seções e destaques". Saiba mais no artigo COMO CRIAR E CONFIGURAR O CATÁLOGO DA INSTITUIÇÃO E DA ESCOLA.
Habilitar ícones no player de conteúdo e nos detalhes do curso/componente
Os ícones são as imagens relacionadas a cada tipo de conteúdo, serão mostrados ao lado dos nomes dos conteúdos. Você pode escolher mostrar esses ícones no player de atividades e na página de detalhes dos cursos e conteúdo exclusivos.
7º passo: na opção "Habilitar ícones no player de conteúdo do curso/componente" clique na chave para ativar. Se quiser desativar, basta clicar na chave novamente.
Na opção "Habilitar ícones em detalhes do curso/componente" clique na chave para ativar. Se quiser desativar, basta clicar na chave novamente.
Permitir à unidade cadastrar alunos e professores
Ao ativar essas funcionalidades, os usuários poderão se cadastrar como alunos ou como professores nesta escola através de um formulário de cadastro. Quando desativada, o botão "Cadastre-se" fica indisponível na URL dessa escola.
Exemplo de botão cadastre-se:
Para essas opções funcionarem corretamente, as opções "Habilitar cadastre-se de aluno na unidade" e "Habilitar cadastre-se de professores nas unidades" devem estar ativadas nas configurações da instituição. Saiba como fazer isso no artigo COMO PERMITIR QUE ALUNOS E PROFESSORES SE CADASTREM.
8º passo: role a página para encontrar a opção "Permitir à unidade cadastrar alunos" e clique na chave para ativar. Se quiser desativar, basta clicar na chave novamente.
Na opção "Permitir à unidade cadastrar professores" clique na chave para ativar. Se quiser desativar, basta clicar na chave novamente.
Permitir à unidade botão de entrar
O botão "Entrar" será mostrado na barra de navegação, localizada no topo da página do catálogo da escola. Ao clicar nele, usuário preenche seus dados de login e entra na plataforma.
Um catálogo sem o botão "Entrar" pode ser ideal quando for uma plataforma com cursos e conteúdos livres, que qualquer um pode acessar.
Exemplo de botão entrar:
Para essa opção funcionar corretamente, a opção "Botão de entrar na barra de navegação" deve estar ativada nas integrações da instituição. Saiba como fazer isso em COMO HABILITAR OU DESABILITAR BOTÃO "ENTRAR" NO CATÁLOGO DA INSTITUIÇÃO.
9º passo: na opção "Permitir à unidade botão de entrar" clique na chave para ativar. Se quiser desativar, basta clicar na chave novamente.
Permitir à unidade ativar a moderação de professores
Quando está opção está ativada, após o preenchimento das informações no formulário de cadastro, o professor receberá uma mensagem informando que seu cadastro será avaliado. O cadastro do professor ficará pendente até que um administrador o aprove. Ele só terá acesso a esta unidade após aprovação do cadastro.
Para essa opção funcionar corretamente, a opção "Habilitar moderação de professores na unidade" deve estar ativada nas configurações da instituição. Saiba como fazer isso em COMO HABILITAR MODERAÇÃO PARA CADASTRO DE PROFESSORES.
10º passo: na opção "Permitir à unidade ativar a moderação de professores" clique na chave para ativar. Se quiser desativar, basta clicar na chave novamente.
Permitir à unidade ativar login com o Google, e-mail e CPF
Com essas opções de login ativadas você pode dar a liberdade do seu usuário escolher entre e-mail, CPF ou dados do Google para realizar seu login. Elas podem simplificar o processo de acesso, aumentar a segurança e adaptar o cadastro e login do usuário de acordo com as necessidades do seu negócio.
Exemplo de tipos de login:
Para essa opção funcionar corretamente, as opções "Habilitar login com Google nas unidades", "Habilitar login com CPF nas unidades" e "Habilitar login com o E-mail nas unidades" devem estar ativadas nas configurações da instituição. Saiba como fazer isso em COMO HABILITAR OU DESABILITAR LOGIN COM E-MAIL, CPF OU GOOGLE.
11º passo: role a tela para encontrar as opções "Permitir à unidade ativar login com o Google", Permitir à unidade ativar o acesso com e-mail e "Permitir à unidade ativar o acesso com CPF". Clique na chave da ou das opções que deseja ativar.
Se quiser desativar, basta clicar na chave novamente.
Habilitar a seção de fórum em detalhes do curso/componente
O fórum tem a funcionalidade de informar atualizações sobre o conteúdo, tirar dúvidas e passar prazos aos alunos. O campo de fórum fica disposto no final da página do curso. Mesmo que o fórum seja desabilitado, não é possível excluir postagens e registros existentes.
🚨Atenção! A funcionalidade "Fórum" só está disponíveis para unidades que ainda usam o modelo antigo de detalhes do curso do Toolzz LXP.
Visão do usuário:
Para essa opção funcionar corretamente, a opção "Habilitar a seção de fórum em detalhes do curso/componente" deve estar ativada nas integrações da instituição. Saiba como fazer isso em COMO CONFIGURAR AS INTEGRAÇÕES DE CURSOS E COMPONENTES CURRICULARES.
12º passo: na opção "Habilitar a seção de fórum em detalhes do curso/componente" clique na chave para ativar. Se quiser desativar, basta clicar na chave novamente.
Habilitar a seção de avaliações em detalhes do curso/componente
Ative a funcionalidade para mostrar uma seção com todas as avaliações do conteúdo feita pelos alunos que completarão o curso ou componente.
Visão do usuário:
Para essa opção funcionar corretamente, a opção "Habilitar a seção de avaliações em detalhes do curso/componente" deve estar ativada nas integrações da instituição. Saiba como fazer isso em COMO CONFIGURAR AS INTEGRAÇÕES DE CURSOS E COMPONENTES CURRICULARES.
13º passo: na opção "Habilitar a seção de avaliações em detalhes do curso/componente" clique na chave para ativar. Se quiser desativar, basta clicar na chave novamente.
Habilitar a seção de programa curricular em detalhes do curso/componente
Ao habilitar essa função, você escolhe deixar visível, na página de detalhes do curso, as informações sobre os conteúdos contidos neste curso.
Esta opção só funciona para quem utiliza o modelo antigo do catálogo.
Visão do usuário:
Para essa opção funcionar corretamente, a opção "Habilitar a seção de programa curricular em detalhes do curso/componente" deve estar ativada nas integrações da instituição. Saiba como fazer isso em COMO CONFIGURAR AS INTEGRAÇÕES DE CURSOS E COMPONENTES CURRICULARES.
14º passo: na opção "Habilitar a seção de programa curricular em detalhes do curso/componente" clique na chave para ativar. Se quiser desativar, basta clicar na chave novamente.
Habilitar visualizações em detalhes do curso/componente
Habilite esta funcionalidade para deixar disponível o número de vezes que este curso foi visualizado.
Visão do usuário:
Para essa opção funcionar corretamente, a opção "Habilitar visualizações em detalhes do curso/componente" deve estar ativada nas integrações da instituição. Saiba como fazer isso em COMO CONFIGURAR AS INTEGRAÇÕES DE CURSOS E COMPONENTES CURRICULARES.
15º passo: na opção "Habilitar visualizações em detalhes do curso/componente" clique na chave para ativar. Se quiser desativar, basta clicar na chave novamente.
Habilitar classificações em detalhes do curso/componente
Habilitando essa funcionalidade, será mostrada a classificação dada ao conteúdo pelos usuários. A classificação é mostrada através de estrelas.
Visão do usuário:
Para essa opção funcionar corretamente, a opção "Habilitar classificações em detalhes do curso/componente" deve estar ativada nas integrações da instituição. Saiba como fazer isso em COMO CONFIGURAR AS INTEGRAÇÕES DE CURSOS E COMPONENTES CURRICULARES.
16º passo: na opção "Habilitar classificações em detalhes do curso/componente" clique na chave para ativar. Se quiser desativar, basta clicar na chave novamente.
Incluir responsáveis pela unidade
17º passo: no campo "Responsável" escolha na listra um dos administradores da plataforma. O campo "E-mail" será preenchido automaticamente.
Caso queira incluir mais responsáveis, basta repetir o processo.
Para remover um responsável, clique no "x" no card criado com o nome e e-mail do usuário.
18º passo: após realizar todas as configurações, clique "Atualizar" no final da página.