Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesToolzz LXP/LMS - TutoriaisConfigurações ⚙️Formulário de cadastro
COMO ATIVAR E CONFIGURAR ETAPA GUIADA NO FORMULÁRIO DE CADASTRO?
COMO ATIVAR E CONFIGURAR ETAPA GUIADA NO FORMULÁRIO DE CADASTRO?

ADMINISTRADOR / CONFIGURAÇÕES / FORMULÁRIO DE CADASTRO

Atualizado há mais de 7 meses

Sobre

Na etapa guiada o usuário pode sofrer uma consequência dependendo da resposta que der no formulário de cadastro.

Para que a etapa guiada fique disponível para ativação e configuração no formulário de cadastro, é preciso que a funcionalidade "Cadastro condicional" esteja ativada. Saiba como fazer isso em COMO ATIVAR OU DESATIVAR O CADASTRO CONDICIONAL.

Como funciona:

Primeiro você precisa ativar a chave da funcionalidade "Etapa guiada" na etapa que desejar. Depois você precisa configurar a pontuação que o usuário receberá ao responder os campos desta etapa e se ele será matriculado em uma escola específica ao atingir essa pontuação.

❗Informação importante

A pontuação para respostas do formulário de cadastro só funciona em campos com tipo de resposta sendo "Múltipla escolha" ou "Caixa de seleção". A etapa pode até ter outros tipos de resposta, mas deve ter ao menos um dos campos que permite pontuação citados acima.

Passo a passo:

1º passo: na tela de login, informe seu e-mail, senha e clique em “Entrar”.

2º passo: acesse o menu lateral clicando no ícone com três traços, localizado no canto superior esquerdo da tela. Clique na opção "Configurações" e depois escolha o item "Formulário de cadastro".

🚨Atenção

A etapa guiada pode ser ativada tanto no formulário de aluno, quanto no formulário de professor.

3º passo: neste tutorial, vamos usar o formulário de aluno como exemplo. Clique em "Editar".

❗Informação importante

Na configuração nativa da plataforma o formulário aparece com o nome de "Sou Aluno". Caso você tenha editado a nomenclatura, ele aparecerá com o nome que foi alterado.

4º passo: role a tela para encontrar a etapa na qual deseja configurar a etapa guiada e clique na chave da funcionalidade "Etapa guiada" para ativá-la.

Repare que, quando ativada, a chave fica colorida e quando desativada, fica cinza.

Definindo pontos para respostas do formulário de cadastro

Em campos de perguntas do tipo "Múltipla escolha" ou "Caixa de Seleção" você deve definir uma pontuação para cada uma das opções de resposta. Essa pontuação será usada na hora de contabilizar os pontos para a "Etapa guiada".

5º passo: se você estiver criando um campo, clique no botão com o ícone de "+" no topo da página e escolha a opção "Novo campo".

Se estiver editado um campo já existente, clique no ícone de três pontos referente a ele e escolha a opção "Editar".

6º passo: em cada opção de resposta das perguntas "Múltipla escolha" ou "Caixa de seleção" você verá o campo "Pontos".

Digite a quantidade de pontos que valerá cada opção de resposta.

7º passo: clique no botão "Salvar".

Repare que, agora, abaixo do nome da etapa aparece o total de pontos distribuídos nas respostas das questões.

Configurando as consequências da etapa guiada

Nesta parte você define se o usuário sofrerá a consequência de ser matriculado em uma escola específica de acordo com a pontuação que obtiver ao responder o formulário de cadastro.

8º passo: clique no botão "Consequências".

A consequência será configurada a partir de três situações:

  • Quando a pontuação for maior que

    Insira um valor de pontuação: nesse caso, quando o aluno atingir um valor de pontuação maior que esse que acabou de definir, ele sofrerá a consequência.

  • Quando a pontuação for igual a

    Insira um valor de pontuação: nesse caso, quando o aluno atingir um valor de pontuação igual a esse que acabou de definir, ele sofrerá a consequência.

  • Quando a pontuação for menor que

    Insira um valor de pontuação: nesse caso, quando o aluno atingir um valor de pontuação menor que esse que acabou de definir, ele sofrerá a consequência.

9ª passo: em todas as três opções, no campo "Consequência", você deve escolher a opção "Matricular na escola" e depois escolher em qual escola/unidade o usuário será matriculado. Você pode selecionar mais de uma escola.

Informação importante

Caso o usuário não atinja as pontuações configuradas em nenhuma etapa das consequências, ele será cadastrado na unidade padrão.

10º passo: ao terminar as configurações de consequências, clique no botão "Salvar".

11º passo: para finalizar, clique no botão "Salvar", localizado no topo da página e depois em "OK" na mensagem de confirmação.

Outros artigos que pode te interessar:

Respondeu à sua pergunta?