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RESOLVENDO PROBLEMAS COM O LOGIN

Problemas mais comuns e soluções para erros no login

Atualizado há mais de uma semana

Um dos seus usuários tentou realizar o login na plataforma e se deparou com uma mensagem de erro?

Quando a plataforma não consegue concluir a ação que você tentou realizar, uma mensagem de erro aparecerá. Podem existir algumas causas raiz para o problema. Muitas estão fora do controle do Toolzz, como uma conexão de internet ruim, por exemplo.

Veja agora o que pode ter causado o problema e aprenda como solucioná-lo.

1. Usuário não encontrado

Para o usuário conseguir fazer o login em uma instituição, ele precisa ter sido cadastrado na mesma. Caso contrário, a plataforma não reconhecerá seus dados de acesso.

Se seu usuário está tentando fazer o login e vê a seguinte mensagem de erro “usuário não encontrado”, verifique:

📋 Checklist:

  • Se o usuário está cadastrado na instituição

    Antes de realizar o login na instituição, o usuário precisa estar cadastrado na plataforma.

    Há duas maneiras de cadastrar um usuário: primeiro é quando um administrador adiciona-o como membro na instituição, assim ele receberá os dados do login por e-mail. Segundo, quando ele mesmo faz o cadastro inicial na página de login, definindo seus dados de acesso.

    Saiba mais em:

  • Se o dado inserido para o login está correto

    No Toolzz é possível realizar o login com alguns tipos de dados como: e-mail, CPF, CNPJ, nickname, entre outros, além da senha. O dado que deverá ser usado no login é definido nas configurações da instituição, pelo administrador.

    Ao fazer o login, seu usuário deve verificar as informações pedidas nos campos de login. Serão sempre dois campos: um para senha e o outro para um dado de identificação. Nos próprios campos ficam descritas as informações que devem ser digitadas.

    É importante lembrar que sua instituição pode aceitar o login com dois tipos de dados diferentes (por exemplo: com e-mail ou com CPF). Nesse caso, o usuário verá duas opções de login para entrar na instituição e poderá escolher uma delas.

    Veja alguns artigos relacionados ao tema que podem te ajudar:

  • Se o usuário está ativo na instituição

    Usuários com status "inativo" na página de membros não possuem acesso à instituição. Para isso, eles precisam está com o status "ativo". Saiba como fazer essa configuração em COMO ATIVAR USUÁRIOS.

2. Dado de acesso ou senha incorretos

Como já explicamos, o usuário precisa preencher dois campos para fazer o login: um com o dado de identificação (de acordo com a configuração da instituição) e outro com a senha.

Se se usuário está tentando realizar o login e vê a seguinte mensagem de erro “E-mail ou senha incorretos”, verifique:

Lembrando que se o login estiver configurado para pedir outros dados, como o CPF, por exemplo, a mensagem sofrerá variação e aparacerá "CPF ou senha incorretos".

📋 Checklist:

  • Se o dado de identificação (e-mail, CPF, CNPJ, nickname ou outro) inserido está correto

    O usuário deve verificar se:

    - Inseriu um dado inválido (que não existe);

    - Se informou o mesmo dado cadastrado na instituição;

    - Se escreveu o dado da forma incorreta, com algum erro de digitação.

    Ao usar um dado incorretamente a mensagem aparecerá e ele deve corrigir as informações e depois tentar fazer o login novamente.

    O administrador pode conferir os dados de login de um usuário através do painel de membros. Saiba mais sobre o assunto acessando o artigo COMO USAR O PAINEL DE MEMBROS.

  • Se a senha inserida está correta

    Ao inserir a senha podem ocorrer erros de digitação. Se não for o caso, o usuário de verificar se está digitando a senha mais recente cadastrada. Isso por que a senha pode ter sido alterada pelo próprio usuário ou resetada pelo administrador.

    O administrador pode realizar a alteração ou o reset da senha do usuário. Saiba como nos tutoriais abaixo:

3. Endereço de e-mail inválido

E-mails inválidos são aqueles que podem estar desativados, terem erro de digitação ou nunca terem existido.

Se seu usuário está tentando realizar o login, e vê a seguinte mensagem de erro “Atenção! Digite um endereço de e-mail válido”, verifique:

📋 Checklist:

  • Se o e-mail inserido é válido

    É necessário inserir que exista e esteja apto a receber mensagens para conseguir realiazar o login na plataforma. Revise seu e-mail, digite a senha correta e o login acontecerá normalmente.

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