CONHECENDO O TOOLZZ CONNECT
Eduardo avatar
Escrito por Eduardo
Atualizado há mais de uma semana

Nesse artigo você vai conhecer as principais funcionalidades do Toolzz Connect e como elas podem ser úteis durante sua jornada pela plataforma.

Vamos começar falando do menu lateral, pois é a partir dele que você conseguirá acessar todas as páginas de funcionalidades da plataforma.

1º passo: clique na opção "Organization".

2º passo: nessa página você faz o gerenciamento da sua conta. As organizações são o ambiente básico ao qual pertencem todos os cenários, usuários e dados.

  • No gráfico de linhas é possível observar o consumo de operações e de transferências da organização. Você consegue monitorar suas operações e consumo de dados para cada organização separadamente.

  • Em "Active scenarios" serão mostrados todos os cenários ativos na organização.

  • No menu superior você encontra opções para gerenciar sua organização. Nesse artigo vamos passar por suas delas: "Teams" e "Users".

3º passo: clique na aba "Teams".

Nesta página você pode criar, editar e deletar times/equipes da sua organização.

  • As equipes são formadas por usuários. Elas permitem que você controle o acesso dos membros aos cenários e outras funções do Toolzz Connect.

  • Uma organização pode conter quantas equipes desejar.

  • Os membros de uma equipe têm acesso apenas aos cenários e funcionalidades que pertencem à sua equipe.

  • Para criar uma equipe clique em "Add a new team", dê um nome para a equipe e clique em salvar.

Saiba todos os detalhes sobre gerenciamento dos seus times no artigo: EQUIPES.

4º passo: clique na aba "Users".

Nesta página ficam listados os membros da sua organização. Nela você pode convidar usuários para sua organização e definir uma role (tipo de perfil) para eles.

  • Clique no botão "Invite a new user" para adicionar um membro;

  • Preencha o nome e o e-mail do usuário;

  • Defina uma role para ele. As permissões que os usuários possuem são determinadas pela role ou função que eles têm na organização.

Informações importantes

  • Após registrar usuários em uma organização é preciso atribuir esses usuários a equipes.

  • Um usuário pode ser membro da quantidade de organizações e equipes que quiser. Ele pode ter uma função diferente em cada equipe.

  • Ao adicionar um usuário como "Admin" em uma organização, automaticamente, ele será "Admin" em todas as equipes dessa organização.

5ª passo: se você for membro de mais de uma organização, basta clicar na seta ao lado do nome da organização para trocar de ambiente.

6º passo: se você for membro de mais de um time/equipe, basta clicar na seta ao lado do nome da equipe para alternar entre elas.

As opções disponíveis no menu lateral serão relacionadas à equipe selecionada.

7º passo: para acessar a página de gerenciamento de uma equipe, clique na opção "Team" no menu lateral.

  • No gráfico de linhas é possível observar o seu consumo de operações e de transferências desta equipe.

  • Em "Active scenarios" serão mostrados todos os cenários ativos nesta equipe.

  • No menu superior você encontra opções para gerenciar este time. Nesse artigo mostraremos a aba "Users".

8º passo: clique na aba "Users".

Nessa página você vai ver todos os usuários incluídos organização. Na coluna “Role” é possível determinar qual função eles terão nesta equipe.

  • Usuários que não pertencem à equipe têm sua função definida como “None”.

  • Para adicionar um usuário à equipe, na coluna “Role”, clique na seta referente ao seu nome e selecione uma opção.

  • Team Admin: tem acesso total a todos os dados da equipe. Somente administradores de equipe podem criar funções personalizadas;

  • Team Member: tem acesso total a todos os dados da equipe, mas não pode gerenciar membros e não pode excluir a equipe;

  • Team Monitoring: pode apenas visualizar equipe, cenários e modelos;

  • Team Operator: pode apenas visualizar todos os dados da equipe. Além disso, pode ativar ou interromper cenários e configurar cronogramas de cenários;

  • Tem Restricted Member: tem acesso total a todos os dados da equipe, mas não pode publicar cenários e nem modificar a equipe.

Saiba mais sobre gerenciamento dos membros do seu time no artigo: EQUIPES.

9º passo: para criar e gerenciar cenários, clique na opção "Scenarios" no menu lateral.

10º passo: nessa página você verá todos os cenários criados nesse time.

  • Nas abas do menu superior escolha entre visualizar todos os cenários do time clicando em "All", ver somente os cenários ativos na opção "Active Scenarios" ou os cenários inativos em "Inactice Scenarios".

  • Na coluna a direita você vê e acessa as pastas onde os cenários ficam armazenados.

  • Organize seus cenários criando pastas para agrupá-los. Para criar uma pasta basta clicar no símbolo de adição "+", escolher um nome para ela e salvar a ação.

  • Você pode criar um cenário diretamente dentro e uma pasta específica ou, depois de criá-lo, clicar na opção "Move o folder" e enviá-lo para a pasta desejada.

11º passo: clique no botão "Create a new cenário" para criar um cenário.

12º passo: um cenário é composto por uma série de módulos que indicam como os dados devem ser transferidos e transformados entre aplicativos/serviços.

Existem quatro etapas para criar um cenário:

  1. Escolha seus aplicativos;

  2. Construa seu cenário;

  3. Teste seu cenário;

  4. Ative seu cenário.

Saiba mais detalhes sobre cada uma delas no artigo: CRIANDO UM CENÁRIO.

13º passo: na opção "Templates" do menu lateral, você encontra modelos de cenários predefinidos que você pode utilizar para personalizar e configurar cenários de acordo com suas necessidades.

Falamos mais sobre essa opção no artigo: MODELOS DE CENÁRIOS.

14º passo: acesse a opção "Connections" no menu lateral. Nessa página você verá todas as conexões feitas com aplicativos e usadas nos cenários criados.

  • Para fazer automações com a maioria dos aplicativos no Toolzz Connect, você deve, primeiro, criar uma conexão.

  • Por meio dessa conexão, o Toolzz Connect se comunica com o serviço terceirizado, de acordo com as configurações do seu cenário específico.

Se aprofunde mais no assunto com o artigo: CONECTANDO-SE A SERVIÇOS.

15º passo: acesse a opção "Webhooks" no menu lateral e veja todas os Webhooks usados nos cenários criados.

Pronto! Agora você já conhece o Toolzz Connect e pode começar a usar todas as funcionalidades da plataforma.

Respondeu à sua pergunta?