Passar para o conteúdo principal
RESOLVENDO PROBLEMAS COM A IMPORTAÇÃO EM MASSA

Problemas mais comuns e soluções para erros com a importação de usuários

Atualizado há mais de uma semana

Tentou realizar uma importação de usuários em massa e se deparou com um erro?

Quando a plataforma não consegue concluir a ação que você tentou realizar, uma mensagem de erro aparecerá. Podem existir algumas causas raiz para o problema. Muitas estão fora do controle do Toolzz, como uma conexão de internet ruim, por exemplo.

Veja agora o que pode ter causado o problema e aprenda como solucioná-lo.

1. Funcionalidade em manutenção

Com o mecanismo de importação de usuários em massa, através de um arquivo do Excel, você pode importar até 300 usuários de uma só vez em uma turma.

Se você está tentando importar usuários, e vê a seguinte mensagem de erro: funcionalidade em manutenção no momento - entre em contato com o time de suporte caso seja urgente”, verifique:

📋 Checklist:

  • Se você está no local correto para a importação

    Dois botões de importação de usuários estão em manutenção. Veja quais:

    1 - Menu lateral > Escolas > Importar (CSV)

    2 - Menu lateral > Escolas > Entrar na escola > Aba turmas > Importar (CSV)

    Sendo assim, esses botões não devem ser usados. O caminho correto para realizar a importação em massa deve ser:

    Menu lateral > Escolas > Entrar na escola > Aba turmas > Visualizar turma > Alunos > Importar (XLSX).

    Dessa maneira, os alunos importados serão vinculados, automaticamente, na unidade que você está.

2. Erro ao carregar a planilha

A plataforma Toolzz disponibiliza um arquivo modelo contendo uma tabela de importação de usuário. Basta baixá-lo e preenchê-lo com as informações que deseja, salvá-lo no formato correto e depois importar para a sua unidade.

Se você está tentando importar usuários, e vê a seguinte mensagem de erro: "Oops! Não foi possível carregar a planilha", verifique:

📋 Checklist:

  • Se está usando o modelo de planilha correto

    Como já explicamos, a plataforma Toolzz disponibiliza um arquivo modelo de tabela para importação de usuário. Somente esse modelo será aceito no momento da importação. Caso esteja em um modelo diferente, a ação não será concluída.

  • O formato em que a planilha foi salva

    Após seu preenchimento, a planilha deve ser salva no formato ".CSV separado por vírgulas". Caso esteja em um formato diferente, a importação na plataforma não será concluída.

3. Erro no registro

Após fazer a importação, a plataforma vai te mostrar uma página com todos os dados da sua tabela com a lista de usuários. Caso, nessa página, algum usuário que você está tentando importar apareça com um erro de registro (ele estará sinalizado com a cor vermelha), verifique:

📋 Checklist:

  • Se os dados obrigatórios foram inseridos corretamente

    Os dados obrigatórios são: tipo usuário, nome completo e e-mail. Cada uma dessas colunas está sinalizada com um asterisco (*).

    Atenção! O campo, "Inadimplente", apensar de não ser obrigatório, é bem importante ser preenchido. Coloque 0 (zero) quando o aluno não estiver inadimplente e 1 (um) quando estiver.

  • Se o e-mail inserido é válido

    Para que a importação seja realizada, o e-mail inserido para o usuário deve ser válido.

  • Se o CPF inserido já está atribuído a outro usuário

    Você não pode inserir o mesmo CPF para mais de um usuário, pois o sistema entende como duplicidade. Lembrando que o CPF não é um dado obrigatório para a importação.

Para ter ajuda na solução de todos os erros citados acima, você pode conferir o tutorial COMO IMPORTAR USUÁRIOS EM MASSA.

Outros artigos de ajuda que podem te interessar:

Respondeu à sua pergunta?